Taxonomia e classificação biológica

A ideia de classificar os seres vivos é uma ideia originada do Botânico austríaco Carl Von Linné, conhecido no Brasil como Carlos Lineu (1707 - 1778).

A taxonomia é a parte da biologia que classifica e nomeia os grupos dos organismos biológicos. Até hoje, calcula-se que só foram nomeados e classificados 10% das espécies existentes no planeta Terra. A taxonomia é a ciência que se ocupa de nomear, caracterizar e classificar os organismos vivos incluindo todas as plantas, animais e microorganismos do mundo.

continua depois da publicidade

A ideia de classificar os seres vivos é uma ideia originada do Botânico austríaco Carl Von Linné, conhecido no Brasil como Carlos Lineu (1707 – 1778). São usadas observações morfológicas, comportamentais, genéticas e bioquímicas para a realização da classificação identificam descrição e organização das e inclusão das novas espécies descobertas.

O conhecimento taxonômico está longe de ficar completo devido a enorme diversidade de organismos vivos em nosso planeta. O estudo referente à taxonomia tem aproximadamente 250 anos e os cientistas dessa área já nomearam mais de 1,7 milhões de espécies de animais, microorganismos e plantas, mas existem mais ainda 30 milhões desconhecidas.

Classificação biológica

continua depois da publicidade

Os seres vivos são classificados nesta ordem: vida, domínio, reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie. Veja abaixo como fica a classificação de alguns animais:

 

Humano

Ervilha

Urso

Zebra

Reino

Animalia

Plantae

Animalia

Animalia

Filo/ Divisão

Chordata

Magnoliophyta

Chordata

Chordata

Classe

Mammalia

Magnoliopsida

Mammalia

Mammalia

Ordem

Primatas

Fabales

Carnivora

Perissodactyla

Família

Hominidae

Fabaceae

Ursidae

Equidae

Gênero

Homo

Pisum

Ursus

Equus

Espécie

Homo sapiens

P. sativum

Ursusmaritimus

Equusgrevyi

Além das classificações acima, existem outras, não muito utilizadas, como por exemplo: sub-reino, superclasse, subordem, tribo entre outras.

Descrição da classificação Taxonômica

A classificação básica dos seres vivos é dada pelo quadro acima, é uma ordem decrescente. A nomenclatura binomial é o método utilizado para dar nomes a todos os organismos diferentes existentes na Terra, vivos ou extintos. Todos os organismos têm um nome científico que inclui duas palavras latinas.

continua depois da publicidade

Essas duas palavras são montadas a partir dos nomes do gênero que a espécie pertence e uma segunda palavra serve para separar cada uma das espécies do mesmo gênero. A segunda palavra é conhecida como epíteto específico. Dessa forma, os nomes científicos de todos os organismos são feitos com o nome de seu gênero e um epíteto específico.

Por exemplo, o nome científico dado aos seres humanos é formado pelo seu gênero “Homo” e o epíteto específico “sapiens”. O nome completo fica “Homo sapiens”, que é o nome da espécie.

A taxonomia não é uma ciência exata e perfeita, pois há muitos desacordos e incertezas sobre a estrutura das classificações taxonômicas. No entanto, geralmente, a taxonomia é uma maneira de aprender rapidamente como um organismo entra na árvore da vida.

continua depois da publicidade

Categorias Taxonomicas

As categorias taxonômicas mais utilizadas, de forma geral (pois existem as subdivisões destas), são: Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécies. Os organismos são divididos em grupos cada vez mais específicos, quando trabalhados com os subgrupos.

Para exemplificar, todos os animais do Reino Animalia podem ser divididos em múltiplos subconjuntos. Todos os animais do Filo Chordata podem ser divididos em múltiplas classes, como répteis, mamíferos e anfíbios. A categoria mais ampla divide todos os organismos em três grupos chamados Domínios. Os três Domínios da vida são Bactérias (Eubacteria), Procariontes (Archaea) e Eucariotas (Eukaria).

Durante muito tempo, toda a vida foi separada em cinco ou seis reinos. Estes incluíam reinos como animais, plantas, fungos, protistas e bactérias. Com novos dados genéticos, foi possível saber que alguns protistas estão mais intimamente relacionados com animais, plantas e fungos do que com outros protistas. Isso sugere que o reino protista poderia ser separado em múltiplos reinos. O mesmo pensamento se designa para os reinos das bactérias.

continua depois da publicidade

Um filo, ainda é uma classificação muito ampla, mas divide os reinos em vários grupos. Um exemplo de filo do reino animal é Artrópode, que inclui todos os insetos, aranhas, crustáceos e muito mais. Todos os animais vertebrados pertencem a um filo chamado Chordata, já os invertebrados são separados em um filo diferente.

A classe é outro nível da classificação na Taxonomia. Como já mencionado algumas classes do filo Chordata incluem mamíferos, répteis e anfíbios. Já as classes de artrópodes incluem tipos de insetos e aracnídeos (aranhas, ácaros e escorpiões).

Os organismos vivos, em sua classificação, são colocados em uma Ordem e depois em uma Família. Usando gramas (mato) como um exemplo do reino vegetal, eles pertencem à ordem Poales e a família Poaceae.

continua depois da publicidade

As categorias finais são gênero e espécie. Este sistema de nomeação que inclui gênero e espécie é chamado de nomenclatura binomial e foi inventado pelo biólogo Carl Linnaeus (Carlos Lineu em português).

Leia também

Concursos em sua
cidade