O sistema sensorial é responsável pela percepção de estímulos vindos do ambiente e também do interior do corpo, sendo este formado por receptores sensoriais. Tais receptores são encontradas nos órgãos dos sentidos, a saber: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Estas terminações possuem capacidade de transformar estímulos em impulso e estes estímulos são transmitidos ao sistema nervoso central. Com isso, o sistema determina as diferentes reações que o organismo terá.
Os receptores sensoriais podem ser classificados conforme os estímulos que conseguem captar:
- Quimiorreceptores: transmite informações sobre as substancias químicas que estão presentes no ambiente. Exemplo: receptores encontrados na língua e no nariz.
- Termorreceptores: são os receptores que recebem os estímulos de variação térmica. Exemplo: receptores encontrados na pele.
- Macanorreceptores: são os receptores capazes de captar os estímulos mecânicos. Exemplo: receptores encontrados na pele.
- Fotorreceptores: são os receptores capazes de detectar luz. Exemplo: receptores encontrados nos olhos.
- Receptores de dor: Classe de dendrites ( prolongamentos de neurônios que recebem estímulos nervosos), os quais estão presentes na pele humana;
Dito isso, é importante que se conheça como os estímulos chegam aos receptores e como funciona cada um dos sentidos nos seres humanos.
Paladar
O paladar é o responsável por conferir a capacidade de sentir sabor, os receptores do paladar são localizados na língua e atuam em conjunto com as papilas gustativas. Existem quatro receptores gustativos que são capazes de reconhecer os sabores básicos: doce, salgado, azedo e amargo.
É importante ressaltar que o sabor dos alimentos não é só responsabilidade das células gustativas, pois as células olfativas também contribuem significadamente para tal.
Olfato
O olfato é o sentido responsável por sentirmos cheiro. Este sentido é produzido a partir da estimulação do epitélio olfativo, o qual é localizado nas cavidades nasais. Cabe lembrar, que em comparação a outros mamíferos, o olfato nos humanos é pouco desenvolvido. O epitélio olfativo é bastante sensível, pois é necessário poucas moléculas para que este seja estimulado.
Audição
A audição é o sentido responsável por escutarmos. As estruturas que são responsáveis para que tal sentido aconteça são: o ouvido externo, o ouvido médio e cóclea. Já o sáculo, os canais semicirculares e o utrículo são as estruturas responsáveis pelo equilíbrio do sistema auditivo.
Os sons que ouvimos são graças ao seguinte processo: a orelha capta os sons, os sons são direcionados ao canal auditivo, por meio de uma vibração o som é transmitido para o tímpano, a membrana do tímpano vibra e move o martelo, o martelo faz vibrar a bigorna, que faz o estribo vibrar, o estribo se comunica com o líquido coclear, os movimentos do líquido faz com que membrana basiliar e as células sensórias vibrem, os pelos das células sensoriais se encostam na membrana tectórica, a membrana tectórica gera impulsos nervosos que são enviados ao cérebro.
Visão
A visão permite aos seres vivos que possuem órgãos adequados para tal, que os mesmos aprimorem a sua percepção do mundo. A visão em um contexto geral é algo um pouco mais complexo de ser entendido. Muitos estudos consideram que a visão engloba dois sentidos, pois são diferentes os receptores responsáveis pelas percepções de cor e luminosidade.
A energia luminosa é transformada em impulsos nervosos, estes impulsos penetram nos neurônios da retina, que, através do nervo óptico, são conduzidos ao cérebro.
Tato
A pele é o maior órgão do corpo, sendo responsável por receber a todo o momento diversos estímulos, os quais são enviados ao encéfalo. Muitos dos receptores sensoriais são terminações nervosas livres, nas quais são detectados os diversos estímulos (dor, frio, calor, etc.).