A prosódia é estudada pela fonética e fonologia. Suas primeiras definições surgiram na Grécia durante a república de Platão quando foram analisadas as variações, entonação e ritmo das palavras. Quando cometemos um erro de pronúncia e erramos a prosódia, cometemos uma silabada.
Mas o que é a silabada?
É uma modificação indevida no acento tônico da palavra que resulta assim, em um erro de pronúncia. Isso acontece principalmente quando não temos conhecimento da palavra. Veja alguns exemplos de silabada:
- Sútil (errado), sutil (certo)
- Côndor (errado), condor (certo)
- Interim (errado), ínterim (certo)
Prosódia: Acentuação tônica das palavras
Sempre que lemos uma palavra, acentuamos (destacamos) alguma sílaba. Essa acentuação tônica é diferente da acentuação gráfica. Nem sempre a sílaba tônica irá ser acompanhada pelo acento gráfico.
A acentuação tônica é feita no sentido de dar ênfase, dar o destaque a alguma sílaba.
A sílaba tônica está sempre presente mesmo que a palavra não seja acentuada graficamente.
Existem também as sílabas átonas que são as que possuem pouca intensidade. Exemplo: bo-ne-ca. “Ne” é a sílaba tônica enquanto “bo” e “ca” são átonas.
E para entender as regras de acentuação gráfica, você precisa primeiro identificar onde fica a sílaba tônica. Em seguida, veremos exemplos de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas acentuadas e não acentuadas.
Exemplos de palavras oxítonas
As palavras oxítonas são aquelas nas quais a última sílaba é pronunciada com maior intensidade, mesmo que não recebam acento gráfico. Vejamos alguns exemplos:
- Abacaxi
- Açaí
- Aqui
- Javali
- Nobel
- Angu
Exemplos de palavras paroxítonas
As palavras paroxítonas tem a penúltima sílaba pronunciada com mais ênfase. Vemos isso em:
- Austero
- Ciclope
- Filantropo
- Rubrica
- Caracteres
- Candeia
Exemplos de palavras proparoxítonas
Já nas proparoxítonas, a antepenúltima sílaba é a mais forte. Dessa maneira, temos como exemplo, as seguintes palavras:
- Elétrodo
- Arquétipo
- Etíope
- Ínterim
- Idólatra
- Munícipe
Palavras com dupla pronúncia
Algumas palavras admitem dupla pronúncia, ou seja, ambas as formas são consideradas corretas. Podemos citar como exemplo: acrobata ou acróbata; ambrósia ou ambrosia; ortoépia ou ortoepia; zângão ou zangão. Entretanto, existem outras palavras que mesmo com a admissão da dupla pronúncia, mudam o significado de acordo com a acentuação tônica.
Por exemplo: valido (verbo) e válido (adjetivo), ou ainda vivido (quem viveu muito) e vívido (que é cheio de vida, vivacidade). Assim, vemos que é de suma importância a atenção a prosódia das palavras, não só para não cometer erros, mas para não mudar todo o sentido da frase.
A diferença entre ortoépia e prosódia
Diferente da prosódia que lida com sílabas tônicas, a ortoépia lida com as normas que determinam a pronúncia das palavras. Os desvios relacionados a ortoépia, são chamados de cacoepia. Eis alguns exemplos de palavras escritas em sua forma correta e que costumam ser pronunciadas de forma errada.
- CORRETO: Bandeja ERRADO: Bandeija
- CORRETO: Mendigo ERRADO: Mendingo
- CORRETO: Frouxo ERRADO: Froxo
- CORRETO: Mortadela ERRADO: Mortandela
- CORRETO: Empecilho ERRADO: Impecilho
- CORRETO: Meteorologia ERRADO: Metereologia
- CORRETO: Lagarto ERRADO: Largato
- CORRETO: Advogado ERRADO: Adevogado
- CORRETO: Estupro ERRADO: Estrupo
- 10. CORRETO: Beneficente ERRADO: Beneficiente
Por Tábata Igrejas