Plantas carnívoras

As plantas que tem a capacidade de atrair, prender e digerir suas presas, são consideradas carnívoras, elas foram e ainda são motivo de muitos estudos.

As plantas conhecidas por carnívoras atraem o interesse e a atenção de muitas pessoas. Existe a crença imaginária de que elas são plantas gigantescas, capazes de capturar e devorar pessoas, o que não é verdade, esse pensamento surgiu e foi incentivado por filmes que mostram em suas cenas plantas carnívoras assustadoras capazes de matar e comem seres humanos. Na verdade a maioria delas tem como fonte de alimento apenas insetos e pequenos animais.

continua depois da publicidade

O que são plantas carnívoras?

São consideradas como plantas carnívoras aquelas que possuem a capacidade de atrair, prender e digerir suas presas. Devido o seu crescimento ser em superfícies com carência nutricional, elas se adaptaram e desenvolveram o aspecto de digerir as formas de vida animais, dependendo destes para conseguir as substâncias nutricionais complementares que necessitam, apesar de sua maior fonte de alimento ainda ser a fotossíntese. A digestão é feita através de enzimas digestivas que são extraídas a partir dos seres apanhados.

Esses vegetais possuem beleza e características capazes de atrair animais que possivelmente serão presos e servidos como alimentos.

continua depois da publicidade

A maioria das plantas carnívoras são pequenas, chegando a medir apenas alguns centímetros. Existem certas definições que indicam essas plantas como insetívoras, devido a sua maioria considerar como opção de alimento os insetos. Ocorre que as plantas maiores chegam a capturar anfíbios, roedores e aves.

Habitat

Considerando que o ambiente em que esses tipos de vegetais vivem são solos pobres nutricionalmente, tem-se como habitat regiões quentes e úmidas, podendo existir também em lugares frios ou até em desertos como os da Austrália. Alguns locais que podem ser encontradas são: brejos, pântanos, chapadas e serras.

A Austrália é o primeiro país a possuir em sua diversidade de vegetais a maior variedade de espécies de plantas carnívoras, seguido pelo segundo país, o Brasil.

continua depois da publicidade

Principais famílias e suas características     

As plantas carnívoras possuem uma grande variação de espécies presentes em todo o planeta terra, exceto a Antártida. Consideram-se como principais quatro famílias, sendo elas: Droseraceae, Sarraceniaceae, Lentibulariaceae e Nepenthaceae.

Droseraceae: essa família possui os gêneros Drosera, Dionaea e Aldrovanda. A Drosera (papa-moscas) é a mais comum entre essas plantas, dentre suas características temos: crescimento em forma de roseta, néctar com odor que atrai suas presas, tentáculos que reveste suas folhas e possuem substância pegajosa grudando os animais que lhes serviram de alimento, quando esses tentam sair ficando ainda mais colados, morrendo e sendo digeridos lentamente;

Sarraceniaceae: essa família possui os gêneros Sarracenia, Darlingtonia e Heliamphora. A Sarracenia tem as bordas das suas folhas unidas, acabando por formar um tipo de jarro, este acumula as águas da chuva e substâncias digestivas. Podem ser encontradas nas Américas do Norte ou Américas do Sul. Em tempos frios essas plantas ficam em período de dormência (hibernação) para resistir ao frio;

continua depois da publicidade

Lentibulariaceae: a Utricularia é uma planta aquática presente nos cinco continentes. Pode ser considerada como a planta carnívora mais rápida, ela usa a sucção como método de captura das suas presas, possuindo pelos e filamentos sensíveis que ajudam na obtenção do alimento;

Nepenthaceae: nesta família estão presentes algumas das maiores plantas carnívoras. Dentre suas características temos: forma parecida com um jarro e folha semelhante a uma tampa que evita o excesso de água da chuva dentro do jarro. Nela também existe pelos que revestem a parte interna do vegetal com direção para baixo, evitando assim que os animais que fiquem presos saiam da armadilha.

Formas na captura de suas presas

A forma na captura de cada tipo de planta pode variar conforme a sua espécie, dependendo assim de sua morfologia, aparência e método adequado à obtenção de específicos animais. As armadilhas podem ser definidas como passivas (aquelas que não utilizam movimentos para prender as vítimas) ou ativas (aquelas em que a planta realiza algum tipo de movimento para prender as vítimas).

continua depois da publicidade

Dentre as variações na captura dos animais existem aquelas que produzem secreções grudentas no qual as presas ficam aprisionadas, para em seguida estarem sujeitas a digestão no próprio local, porém outras têm cavidades, de modo que os seres são absorvidos por aspiração, como por exemplo, acontece com as Lentibulariaceae. Existem também as que produzem um odor capaz de atrair pelo perfume suas presas, como acontecem com as maiores carnívoras, as Nepenthaceae. Outras plantas possuem o tipo de armadilha no estilo “jaula” onde apresentam divisão de suas folhas em duas partes, a aparência é próxima a uma boca e dispõe de gatilhos na sua parte interna, de maneira que ao ser tocado pela presa, ativa o mecanismo que rapidamente fecha as partes da folha, essas serão somente abertas depois que o processo de digestão finalizar.

continua depois da publicidade

Formas de cultivo

As plantas carnívoras podem ser cultivadas, mas como todo o vegetal elas também precisam de atenção específica, para que assim tenham uma maior longevidade e permaneçam belas. Tem-se como formas e cuidados para o cultivo das carnívoras:

Como são encontradas em solo com deficiência de nutrientes, a terra que for usada para o plantio deve apresentar as mesmas características, mantendo o seu pH baixo. Os recursos necessários para realizar essa ação podem ser localizados com facilidade em empresas que vendem materiais de jardinagem;

Nunca devem ser adubadas, essa atitude pode acarretar na morte do vegetal;

Manter em ambiente iluminado por um longo período do dia, não deixando exposta diretamente a luz de grande intensidade, geralmente nos horários meio dia/tarde;

continua depois da publicidade

Caso não seja possível manter na iluminação natural é permitido o uso da iluminação artificial;

Não pode ser utilizada água que possua sais ou minerais, como por exemplo, a água da torneira;

O melhor local para o plantio desse tipo de planta são os vasos de material plástico.

Conclusão

As plantas carnívoras são umas das várias espécies de vegetais presentes no planeta com características interessantes e diferentes, elas foram e ainda são motivo de muitos estudos. O conhecido naturalista britânico Charles Darwin, escreveu o primeiro livro exclusivo sobre o assunto por título Plantas Carnívoras. Acredita-se que ainda existem muito aspectos a serem estudados sobre essa espécie de planta, de modo que futuramente serão encontrados outros aspectos ainda não conhecidos sobre elas.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade