Os moluscos são conhecidos por serem animais que possuem “corpo mole”, não possuindo também coluna vertebral. Na maioria das vezes, os moluscos apresentam também uma concha constituída em maioria por calcário, a qual pode ser externa ou interna e possuir cores, formatos e tamanhos variados.
São animais que se adaptam em ambientes aquáticos e terrestres. E o corpo destes é formado por: cabeça, pé e massa visceral. Os moluscos se dividem em três classes:
- Gastrópodes- é o grupo mais diversificado, pois, vivem tanto em ambientes aquáticos (água doce ou salgada) ou em ambientes terrestres e úmidos; A cabeça dos gastrópodes possuem tentáculos sensoriais e olhos. Utilizam os pés para rastejar-se sobre o solo e para cavarem, o que lhes permitem a capacidade de se enterrarem. As conchas funcionam como um tipo de abrigo e também de esconderijo em situações de perigo eminente, entretanto alguns gastrópodes não possuem conchas e fazem uso de outros mecanismos de defesa, como eliminação de substâncias que afastam os inimigos. Os gastrópodes são os caramujos, caracóis e as lesmas.
- Bivalves- este grupo possui o corpo formado por concha e mais duas partes, as quais são chamadas de valvas, é formado exclusivamente por animais aquáticos que vivem nos mares ou em rios de água doce. Não possuem cabeça, mas possuem uma estrutura que funciona como uma boca. Um aspecto interessante, é que os bivalves são chamados de filtradores, pois, retiram da água partículas e moléculas de oxigênio que circulam nas brânquias destes animais. Os bivalves são os mexilhões e as ostras.
- Cefalópodes- são os moluscos que apresentam os pés na cabeça, e estes pés são modificados a tentáculos. Podem ou não apresentar conchas, as quais podem ser internas ou externas. Só se reproduzem uma vez na vida e morrem depois de se reproduzirem. Os cefalópodes são as lulas, polvos, nautilus e os argonautas.
Alimentação, sistema digestivo e respiração dos moluscos
A alimentação deste grupo é feita por meio do tubo digestivo, onde sofrem a ação de enzimas, e os nutrientes são absorvidos e distribuídos utilizando como meio o sangue. Estes animais possuem o sistema digestivo completo, composto por boca e ânus.
A respiração dos moluscos é variada, devido a variedade de ambiente onde vivem. Sendo assim, a respiração apresenta os seguintes tipos:
- Branquial: realizada pelos animais que vivem na água;
- Pulmonar: realizada pelos animais que vivem em ambiente terrestre;
- Cutânea: realizada pelos animais que vivem em ambiente terrestre, sob o solo e em árvores;
Sistema Circulatório dos moluscos
Os moluscos apresentam um sistema circulatório que tem como função principal distribuir nutrientes e oxigênio dos sistemas respiratório e digestivo. Este sistema é aberto, e o coração dos animais esta situado dorsalmente na massa visceral do animal e o sistema excretor retira e elimina os resíduos metabólicos.
Reprodução dos moluscos
Os moluscos são animais sexuados, que fazem fecundação interna ou externa. A maioria apresenta sexo definido, exceto os bivalves, que são hermafroditas.
Quando há a fecundação externa, o macho libera os espermas e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, que é onde os dois gametas se encontram. Já no caso da fecundação interna, os espermas são liberados diretamente dentro do corpo das fêmeas.