Normas da ABNT

Os trabalhos acadêmicos são regulados e normatizados por uma associação que legitima a produção científica no Brasil. Em linhas gerais, é a diretriz técnica de todas as faculdades e universidades existentes no Brasil na sua produção de trabalhos acadêmicos. Saiba mais.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é órgão regulador de toda a produção acadêmica-cientifica em todas as IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil. Ela foi fundada na década de 40 e é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que desenvolveu ao longo dos anos um padrão para a produção cientifica.

Curiosidade: A ABNT também é membro fundador de entidades como a International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), a Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e a Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN).

Dessa forma, todos universitários (sejam calouros, pós-graduandos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores de qualquer área), deve corresponder as exigências da ABNT.

Vale lembrar que cada faculdade ou universidade tem a liberdade de criar seu próprio estatuto para produção acadêmica-cientifica. Assim, consulte sua instituição para conhecer seu estatuto regulador das normas técnicas, o qual, muitas vezes, não foge muito do que prevê a ABNT.

O que são as “Normas da ABNT”?

Como já vimos, toda criação científica de qualquer instituição de ensino superior deve exigir a utilização das “Normas da ABNT”. Assim, propomos analisar as principais exigências da ABNT, de maneira descomplicada e direta.

Iremos ver primeiramente as partes do trabalho acadêmico-cientifico segundo as regras da ABNT. São elas:

1. Elementos pré-textuais;
2.Elementos textuais;
3. Elementos pós-textuais.

1. Elementos pré-textuais.

  • Capa – (Elemento obrigatório). Na Capa deve constar: o nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. Exemplo: modelo de Capa da ABNT
  • Lombada - Esta é opcional. É utilizada nos casos de trabalhos encadernados.
  • Folha de rosto – (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar os itens abaixo:
    Nome do autor, Título do Trabalho, Cidade, Ano, Breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do Orientador.
  • Errata – Só haverá necessidade se for preciso algum tipo de correção.
  • Folha de Aprovação - (Obrigatório). Nesta folha é lançada posteriormente o resultado. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores.
  • Dedicatória – É um espaço reservado às dedicatórias. O autor do projeto deve dedicar seu trabalho.
  • Agradecimentos - Espaço para agradecer aos que o impulsionaram a chegar ao final do curso.
  • Epígrafe - É opcional nas Normas ABNT. Neste espaço o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos feitos para seus estudos.
  • Resumo – Um único parágrafo de 150 a 500 palavras. Ao final devem estar escritas as palavras-chave.
  • Resumo em Língua Estrangeira - Abstract – Trata-se do mesmo resumo transcrito e traduzido para o inglês.
  • Anexos -  ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, estes devem estar devidamente listados seguindo esta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário.

Vamos ver agora a parte da produção do trabalho propriamente dito como ele deve ser realizado.

2. Elementos textuais

O texto deve se composto em três fases:

  • Introdução – Seria de uma forma sintética falar de seu trabalho, seu estudo, sua pesquisa. Deve haver sua justificativa, apresentando seu objeto de estudo, sua problemática, suas especificações para atingir o objetivo.
  • Desenvolvimento –  Com objetivo delineado deve-se apresentar o passo a passo para atingir sua proposta de trabalho, assim as especificações do objetivo devem ser bem descritas de forma clara e objetiva, apresentando os autores, dados da pesquisa, linha teórica e metodologia.
  • Conclusão –  O seu trabalho deve apresentar se seu objetivo foi atingido? Quais foram as impressões iniciais e as finais com o desenvolvimento de seu trabalho? Quais as inferências que você chegou com seu trabalho?

Agora iremos analisar após todo desenvolvimento do trabalho a última parte.

3. Elementos pós textuais:

  • Referências – Obrigatório para qualquer produção acadêmica. Deve ser listado e em ordem alfabética, onde encontram-se as obras consultadas para a elaboração de monografia, TCC, dissertação ou tese.
  • Anexo – É opcional. Documentos agregados à obra para fins de comprovação de dados ou ilustração.
  • Glossário – É um item opcional. Trata-se de uma listagem que contém as palavras desconhecidas ou de sentido obscuro, com seus significados.
  • Apêndice – É opcional nas Normas ABNT – São documentos agregados à obra para fins de apoio à argumentação. Nesta parte são incluídos os questionários, entrevistas, tabulação de dados, etc.

Após vermos as partes de um trabalho acadêmico iremos analisar uma parte mais “estética” do trabalho que seria a formatação exigida pela ABNT.

Formatação da ABNT

  • Tamanho: A4 em folha de papel branco no caso para impressão
  • Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta, em citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
  • Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.
  • Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
  • Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;
  • Referências: As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.
  • Alinhamento do texto: O texto do trabalho deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita. Esta formatação revela uma aparência mais organizada e o escrito fica melhor distribuído.
  • Citação direta curta: Quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas.
  • Citação direta longa:   Quando possuem mais de 3 linhas, são destacadas com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e não se utiliza aspas. Deve ser deixado um espaço de 1,5 entre o texto e esta citação. Ao final deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.

Observação: Indica-se com reticências entre colchetes […] Retirada de alguma parte do texto original. Os observações e comentários também são feitos entre colchetes.

  • A Citação Livre ou indireta: Quando expressamos a ideia ou pensamento de outros, através de nossas palavras. Neste caso, devemos indicar o nome do autor da seguinte forma: O autor pode ser citado no corpo do texto – usamos somente a primeira letra do nome em letra maiúscula / ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses) ou o autor pode ser citado entre parênteses – com letra maiúscula /ano da publicação.

Acredito que pela breve apresentação do que são as “ Normas da ABNT” possamos ajudar na produção de seu trabalho acadêmico, e com isso você possa ter sucesso em sua vivência acadêmica.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade