Fonética e fonologia

A fonética é o estudo da fala. A fonologia é o estudo dos sons linguísticos.

A Fonologia é a parte da Gramática que realiza o estudo sobre o comportamento dos fonemas de uma determinada língua. Ela estuda esses fonemas compreendidos enquanto unidades sonoras capazes de criar diferentes significados.

continua depois da publicidade

A Fonologia, por sua vez, envolve a tentativa de formalizar algum padrão e por isso vai analisar os padrões de som, explicando-os de forma sucinta e entendendo como há várias formas de diferir esses padrões sonoros entre os idiomas. Somente no século XX desenvolveu-se essa disciplina que, diferentemente da Fonética, passou a se interessar pela função linguística dos sons da fala.

Então, pode -se afirmar que a interpretação daquilo que a fonética apresenta, restrita a uma língua e aos modelos teóricos que descrevem essa mesma língua, é o papel fundamental da Fonologia.

Na tentativa de modelar a língua, foram construídas diversas teorias, cada uma com uma forma particular de entender a linguagem humana. Não há como se dizer que uma teoria seja melhor do que a outra: elas apenas comportam visões diferentes. Em função dessas diferentes visões, por exemplo, para a interpretação dos sistemas de sons, há uma variedade de termos para denominá-las.

continua depois da publicidade

Até a consolidação da Fonologia enquanto ramo do saber linguístimo, foram necessárias várias contribuições de linguistas europeus, principalmente aqueles ligados ao pós-estruturalismo. A Fonologia é um termo muito abrangente, uma vez que abarca estudos diacrônicos e sincrônicos, sistemas gerais e específicos.

Elementos da Fonologia

O estudo dos sons das palavras agrupa alguns aspectos importantes para a compreensão da Fonologia. São eles:

Fonemas – São as unidades mínimas de som usadas na Fonologia.
Sílabas – É o conjunto de um ou mais fonemas que produz um som completo.
Encontros Vocálicos – É o agrupamento de duas ou três vogais e/ou semivogais.
Encontro Consonantais – É o agrupamento de duas ou mais consoantes em uma mesma palavra.
Dígrafos – É o agrupamento de duas letras que formam o mesmo fonema.
Tonicidade e prosódia – É o estudo dos tons mais intensos presentes nas sílabas fortes.

continua depois da publicidade

Fonética

Já a Fonética, como já dissemos, é a parte da gramática que estuda as particularidades dos fonemas, verificando como as variações das palavras podem ocorrer na realização dos fonemas. Assim, pode-se afirmar que a Fonética é a ciência que apresenta os métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala, principalmente aqueles sons utilizados na linguagem humana.

As principais áreas de interesse da Fonética são:

Fonética Articulatória – tem a compreensão do estudo na produção da fala tanto do ponto de vista fisiológico e articulatório.
Fonética Instrumental – é o estudo das propriedades físicas da fala. Compreende o estudo no apoio de instrumentos laboratoriais.
Fonética Auditiva – é o estudo da percepção da fala.
Fonética Acústica – tem a base de estudo nas propriedades físicas dos sons da fala, visando a transmissão de quem fala ao ouvinte.

continua depois da publicidade

Fonética Articulatória

É um dos principais ramos da Fonética, que é responsável pelo estudo dos sons que são produzidos pelos seres humanos. Este ramo da linguística se encarrega de observar, descrever e classificar como os sons são produzidos pelas pessoas.

Classificação fonética dos sons

De acordo com a Fonética, os sons produzidos na linguagem do ser humano são chamados fones ou segmentos. Esses sons podem ser divididos basicamente em três grupos: consoantes, vogais e semivogais (ou glides).

Consoantes:

São os sons produzidos “com” algum tipo de obstrução no som vocal, de forma que há algum impedimento parcial ou total na passagem do ar quando falamos algo. Esses sons possuem classificação com alguns critérios:

Articulação
Lugar de articulação
Vozeamento
Oralidade ou Nasalidade

continua depois da publicidade

Vogais:

As vogais são sons produzidos “sem” a obstrução vocal, de forma que a passagem do ar quando falamos algo não é interrompida. Esses sons são classificados nos seguintes critérios:

Altura da Língua
Anterioridade
Arredondamento
Nasalidade

Leia também

Concursos em sua
cidade