Mais a diante vamos dar uma lista com filmes sobre a Segunda Guerra para que você possa conhecer as variadas perspectivas a respeito desse conflito que é considerado um dos eventos mais marcantes da história do século XX. Mas antes disso, vale dar uma revisada para lembrar o que foi esse conflito antes de ligar a sua tela para conhecer, sobretudo, o preço humano que sustentou a Segunda Guerra Mundial durante seus 6 anos de duração.
A Segunda Guerra ocorreu como resultado das questões e instabilidades mal resolvidas neste conflito anterior: a Primeira Grande Guerra. Mas o impacto desse evento histórico está vinculado à sua abrangência, que envolveu 72 países do globo. O estopim do conflito está ligado à fragilidade econômica, a alta inflação e o acúmulo de problemas sociais a qual a Alemanha foi lançada como resultado do primeiro conflito, gerando grande descontentamento nacional.
Nesse período surgiram movimentos radicais como o nazismo, liderado por Adolf Hitler, que se popularizaram e se nutriram desse cenário de instabilidade econômico-social no qual a Alemanha se encontrava.
As bases do nazismo, que marcam a maioria dos relatos dos filmes sobre a Segunda Guerra, culpabilizava as ditas “raças inferiores” pela situação que a Alemanha passava naquele momento. A ideologia nazista acreditava que para redimir o país era necessário realizar a “purificação” (lê-se submeter e eliminar quem não fosse a raça pura ariana) da nação, a fim de que ela retomasse sua dignidade e glória.
Isso gerou o que conhecemos hoje como o Holocausto, que foi o assassinato massivo sobretudo de judeus, mas também de pessoas com deficiência intelectual e física, comunistas, pretas, homossexuais, religiosos e ciganos.
Estima-se que guerra custou cerca de aproximadamente 45 milhões de vidas, 35 milhões de feridos e três milhões de desaparecidos. Os gastos que foram investidos no conflito somam aproximadamente 1 trilhão e 385 bilhões de dólares.
Histórias da Segunda Guerra Mundial
Algo que permeia todos os filmes, e que todas as narrativas procuram destacar, é o impacto que a Segunda Grande Guerra teve sobre as vidas das pessoas que foram envolvidas, direta ou indiretamente, pelo conflito.
Mostrando perspectivas pessoais e comunitárias, as consequências e danos causados durante e depois da guerra algumas dessas produções são baseadas em fatos e vidas reais, como o “O diário de Anne Frank”. Outros são o resultado de adaptações feitas a partir de documentações e relatos de sobreviventes e combatentes da época.
Então, quando se trata desse conflito o que não faltam são filmes sobre a Segunda Guerra, então elencamos 21 com perspectivas alternativas, mostrando dinâmicas diversas tanto dentro como fora dos campos de concentração e da fronte de batalha.
E que por meio desses registros venhamos a conhecer melhor uma parte história da humanidade e jamais esquecer do alerta dado pelo filósofo Edmund Burke: “Um povo que não conhece a sua história é condenado a repeti-la.”
Filmes sobre Segunda Guerra Mundial
Esta é a lista com filmes sobre a Segunda Guerra. A maioria está disponível nas plataformas digitais, como Netflix, Globo Play e Amazon Prime Video.
1. A vida é bela (1997)
Este com certeza é um dos mais célebres e recomendados filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. O filme é ganhador de 40 prêmios internacionais, sendo três estatuetas na edição do Oscar: Melhor ator (Roberto Benigni), Melhor Filme Estrangeiro (vencendo o filme brasileiro Central do Brasil) e Melhor Trilha Sonora Original.
O filme se passa na Itália, onde o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. O ponto alto do filme está no esforço do pai de fazer o filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, para que a criança não perceba o horror e a violência que os cercam.
2. A lista de Schindler (1993)
Dirigido pelo renomado Steven Spielberg, “A lista de Schindler”, este filme sobre a Segunda Guerra é baseado na história real de Oskar Schindler (1908 – 1974).
Schindler foi um industrial alemão, que conseguiu construir se estabelecer no mercado graças à suas boas relações e contatos com o regime nazista, chegando a ser membro do Partido. Por meio desse contato, suas fábricas passaram a usar mão de obra de prisioneiros de campos de concentração.
O filme trata justamente desse dilema moral no qual este empresário se encontra, sua associação com o Partido Nazista permitiu que ele ascendesse social e economicamente, mas a custo de quem?
3. O pianista (2002)
O filme, que recebeu 7 indicações ao Oscar e ganhou em 3 categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Diretor (Roman Polanski), é baseado nas memórias do pianista polonês Władysław Szpilman (1911-2000), que testemunhou a invasão alemã que instituiu restrições aos judeus poloneses.
O filme retrata o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando as tropas alemãs construíram muros para restringir o acesso dos judeus a algumas áreas da cidade. Além disso, o testemunho mostra a perseguição que levou a captura e envio dos familiares de Szpilman para os campos de concentração.
4. Bent (1997)
Este filme sobre a Segunda Guerra conta a história de Max, um homossexual que reside em Berlim no período em que os nazistas começam a exterminar homossexuais. Depois de uma tentativa frustrada de fugir da Alemanha, ele e seu namorado Rudy são interceptados e levados para Dachau, um campo de concentração.
Rudy não sobrevive ao trajeto para Dachau e no caminho, outro prisioneiro, Horst, alerta Max que usar um triângulo rosa (emblema nazista para indicar homossexuais) é pior do que ser marcado como judeu, com uma estrela amarela.
5. Cartas de Iwo Jima (2007)
Filme dirigido por Clint Eastwood, Cartas de Iwo Jima é baseado em um livro e fala de várias cartas de combatentes japoneses que foram guardadas e descobertas durante uma escavação. Por meio desses documentos, o filme narra a história das cartas com situações representadas em flashbacks, como se estivéssemos em diálogo com os personagens.
A ilha vulcânica de Iwo Jima era considerada a última linha de defesa do país, contudo o número das tropas destinadas a atuar na área eram muito inferiores numericamente às tropas americanas, dado que o Japão decidiu concentrar suas forças em batalhas maiores.
Dessa forma o comandante Kuribayashi desenvolve uma estratégia: construir de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis, a fim de conseguir criar uma vantagem geográfica no campo de batalha.
6. Amor em tempos de ódio
“Amor em tempos de ódio” é o resultado de anos de pesquisa da cineasta Amma Asante que ficou intrigada com a foto de uma jovem preta entre alunas de uma escola no período da Alemanha hitlerista.
Para tentar recontar essa história a cineasta nos apresenta Leyna. Fruto do relacionamento entre sua mãe de origem alemã e seu pai de origem franco-senegalesa, a jovem passa a perceber que sua descendência alemã é questionada devido a cor da sua pele e do risco que ela corre nesse período em que políticas eugenistas e higienistas estão sendo implementadas em toda Alemanha.
7. Bastardos inglórios (2009)
Simultaneamente, o filme mostra a perspectiva de um grupo de operações militares ultrassecretas estado-unidenses e da proprietária de um cinema francês, Shoshanna Dreyfuss.
Mas o que essas histórias têm em comum? Ambas se cruzam na tentativa comum (ainda que não diretamente aliados) de matar Hitler. O diretor Quentin Tarantino, de forma irônica e até cômica, retrata essa história alternativa de uma tentativa efetiva de acabar com a guerra por meio do assassinato do líder do movimento nazista.
8. O filho de Saul (2015)
Campo de concentração de Auschwitz, 1944. Saul Ausländer (Géza Röhrig) é um membro húngaro do Sonderkommando, que consiste em grupo de prisioneiros judeus que foram isolados do acampamento e são forçados a trabalhar nas câmaras de gás.
Um dia, entre os mortos ele reconhece o corpo de seu próprio filho. Depois de salvar o corpo do filho de ser lançado numa vala comum, Saul procura, a todo custo, em todo acampamento um rabino que possa realizar um enterro apropriado para ele.
9. Túmulo dos vagalumes (1988)
Túmulo dos Vagalumes retrata a história dos irmãos Setsuko e Seita, que vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Com a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, os irmãos saem da cidade de Kobe, onde morava, para viver com parentes em outra cidade.
A narrativa gira em torno do vínculo entre Seita e Setsuko, que lutam contra todas as adversidades e horrores do caminho para permanecerem juntos e vivos.
10. O menino do pijama listrado (2008)
Bruno vê sua vida mudar totalmente quando o pai, oficial nazista, é promovido e toda a família precisa se mudar para longe da capital para uma área rural próxima a um dos campos de concentração.
Longe dos familiares e sobretudo dos amigos, o jovem começa a desbravar os campos até que encontra um menino, chamado Shmuel, do outro lado de uma cerca. Com o passar do tempo os dois se tornam amigos e sempre que pode Bruno encontra uma forma de visitá-lo.
11. Raça (2016)
A Alemanha foi a sede dos Jogos Olímpicos de 1936. A nação alemã via no evento a oportunidade de provar a superioridade ariana ao mundo, subestimando seus adversários.
Então, os nazistas viram suas ambições serem destruídas pelos passos rápidos de Jesse Owens, que quatro medalhas de outro ao longo do evento. Não bastasse lidar com o racismo em sua terra natal Owens terá que lidar com as tensões de ser um corredor preto na Alemanha em pelo regime nazista.
12. O diário de Anne Frank (2016)
Apesar da diversidade de vozes retratadas e abordadas nos filmes sobre a Segunda Guerra, por muito tempo não foram vistas produções vindas da Alemanha sobre o ocorrido.
Quase meio século depois da estreia da primeira versão do filme em 1959 feita em Hollywood, “O diário de Anne Frank” ganha uma produção alemã da história da menina judia.
Tanto o filme como o livro são baseados nos registros feitos pela jovem Anne Frank pouco antes e durante o período em ela, sua família e outros conhecidos moraram escondidos no Anexo Secreto, em Amsterdam, fugindo da perseguição nazista.
13. A menina que roubava livros (2013)
Adaptação da obra de Markus Zusak, o filme narra a história de Liesel Meminger. Devido a contínua perseguição que sofria por ser associada aos ideais comunistas, a mãe de Liesel decide colocá-la sob a guarda do casal Hans e Rosa.
Fascinada por livros, apesar de ainda não saber ler direito, no caminho para a casa de Hans e Rosa ela rouba um livro de coveiro, pelo simples fato de ficar intrigada por ele.
Essa sua fascinação vai colocá-la em apuros, mas também vai proporcionar conhecimentos e conexões que vão muito além dos sentidos que as palavras poderiam descrever.
14. A queda! As últimas horas de Hitler (2004)
Mesmo que você ainda não tenha visto esse filme com certeza conhece um meme baseado nele. Essa cena ficou muito célebre devido a tensão que ela carrega e por retratar o clima que permeava as recentes derrotas sofridas pela Alemanha no final da Segunda Guerra.
O filme é baseado no livro de memórias escrito pela última secretária de Hitler, Traudl Junge, narrando os últimos momentos da vida do ditador, durante a Batalha de Berlim enquanto estava confinado em bunker emergencial ao junto com comandantes e assistentes de sua confiança.
15. A infância de Ivan (1963)
Quando invasores nazistas destroem a vila russa e matam sua família, o jovem Ivan, de 12 anos é levado para um campo de concentração alemão. Depois de escapar ele retorna à Rússia e fica sob os cuidados do Capitão Kholin, que quer enviá-lo para a escola militar.
Ivan recusa a oferta e propõe que ele retorne para a Alemanha como espião, usando suas habilidades furtivas coletar informações sem ser visto, a fim de vingar o assassinato de sua família.
16. O corajoso coração de Irena Sendler (2009)
Originalmente produzido para televisão, este filme sobre a Segunda Guerra é baseado numa história verdadeira e no livro “A História De Irena Sendler – A Mãe Das Crianças Do Holocausto”.
O filme narra a história de uma assistente social, Irena Sendler, que durante o conflito e a ocupação nazista, ajudou a resistência polonesa a “contrabandear” crianças judias para fora do Gueto de Varsóvia.
17. Uma vida oculta (2019)
Muito longe dos campos de batalha, no vilarejo de Santa Radegunda, na Áustria, o casal Franz e Fani levam uma vida pacata e feliz em sua casa no campo. Até Franz se convocado para servir ao exército de Adolf Hitler, que acaba de invadir o país.
Por ser contrário aos ideais nazistas ele recusa a convocação. E com o tempo, sua família começa a sofrer represália pela comunidade local e Franz é constantemente pressionado a aceitar a convocação. Mas isso ainda não é o pior que pode acontecer…
18. O julgamento de Nuremberg (2000)
Sorrateiramente colocaremos este nome na lista, visto que, em formato, ele é considerado uma minissérie. Mas o que são 4 horas de “filme” para quem faz maratona da Netflix? Ainda mais quando se trata de um assunto tão pungente como o julgamento dos oficiais de alto escalão do Partido Nazista.
Sem dar muitos spoilers… Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados (França, Inglaterra e Estados Unidos) reuniram-se em Nuremberg, na Alemanha, para julgar os oficiais nazistas pelos crimes que cometeram ao longo do conflito, com foco nos crimes relacionados aos campos de concentração.
19. A Segunda Guerra em Cores
Foto: Divulgação / Netflix
Este é um documentário que apresenta os fatos da Segunda Guerra Mundial de um jeito diferente: todo colorido e com imagens em alta definição com arquivos originais que foram resgatados e remasterizados para a produção. O documentário Segunda Guerra Mundial em Cores pode ser visto na Netflix.
20. Hitler: a ascensão do mal
A ascensão do mal é uma minissérie com dois episódios apenas que mostra quais foram os acontecimentos que colocaram Hitler no poder. Para quem está estudando sobre o tema, é uma oportunidade de ver histórias da Segunda e também da Primeira Guerra Mundial e como tudo isso contribuiu para que o líder nazista assumisse o poder.