Efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a existência da vida humana, porém, se intensificado, pode causar sérios problemas para o planeta.

DEFINIÇÃO

Quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, dá-se o nome de efeito estufa. Trata-se de um fenômeno natural que possibilita a vida humana na terra, ocasionado pela concentração de gases na atmosfera.d

O efeito estufa mantém a Terra em uma temperatura adequada, fornecendo o calor necessário para os seres vivos. Logo, se pode concluir que,  sem ele, a Terra teria temperatura muito baixa, o que afetaria a nossa sobrevivência. Essa troca de energia realizada entre a superfície e a atmosfera proporciona a temperatura ideal, dentro da média global, próxima à superfície, de 14 °C.

CAUSAS

O efeito estufa é basicamente formado pela ação dos gases dióxido de carbono, óxidos de azoto, metano e ozônio presentes na atmosfera. Ultimamente, por conta das atividades humanas, a liberação de gases de efeito estufa teve um grande aumento, principalmente por conta da derrubada e queimada de florestas, como também a queima do óleo diesel, da gasolina e os gases poluentes lançados na atmosfera que contribuem também para o aquecimento, trazendo sérios problemas.

Sendo assim, por conta do grande acúmulo de gases na atmosfera, retendo mais quantidade de calor, o que acaba ocorrendo é o aumento de temperatura. Esse é o fenômeno que dá origem ao aquecimento global.

Cientistas e pesquisadores afirmam que o aumento da temperatura no globo terrestre causado pelo efeito estufa poderá acarretar o derretimento das calotas polares e, consequentemente, aumentará o nível dos mares. De acordo com estudos já realizados, são despejados no ar durante o ano cerca de 5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases causadores do efeito estufa.   

CONSEQUÊNCIAS

Dentre tantas consequências, pode-se listar as seguintes como principais:

  • Extremas mudanças climáticas (aquecimento global), ocasionando o derretimento das geleiras localizadas no polo e aumento do nível do mar;
  •  Aumento da probabilidade de desastres naturais, tais como furacão, tempestades, inundações;
  • Destruição de florestas, alterações no ecossistema e a extinção de espécies da fauna e da flora;
  • Frequência de secas, escassez de água e desertificação de áreas cultiváveis.

PRINCIPAIS GASES DE EFEITO ESTUFA

  • Dióxido de carbono (CO2): liberado através da queima de combustíveis fósseis à base de petróleo e gás, queima de florestas e carvão. É um gás liquefeito, incolor, inodoro, solúvel em agua e não inflamável.  De acordo com estudos realizados, o dióxido de carbono possui um longo tempo de permanência na atmosfera, variando de 50 a 200 anos. Sendo assim, se fosse possível parar de emiti-lo, o planeta levaria ainda muito tempo para se recuperar.
  • Metano (CH4): produzido através da decomposição da matéria orgânica. A sua produção se dá através de processos biológicos, como por exemplo a digestão animal, queima da biomassa, aterros sanitários. É um gás incolor, inodoro e, quando adicionado ao ar, se torna altamente explosivo.

O gás metano pode ser extremamente prejudicial à saúde, pois, se inalado, pode causar asfixia, perda de consciência, problemas cardiovasculares e até danos ao sistema nervoso central (formado pelo encéfalo e medula espinhal).

  • Dióxido de enxofre: provém da queima de diesel nos veículos pesados. De acordo com os cientistas, o dióxido de enxofre permanece no ar em forma de gotículas e retorna para a terra em forma de chuva ácida, causando: danificações de construções; acidificação dos lagos, tirando a vida dos animais aquáticos; destruição das florestas e demais seres vivos; prejuízos à qualidade do ar, podendo trazer sérios problemas respiratórios e cardiovasculares.

CURIOSIDADES 

No dia 15 de outubro de 2016, cerca de 200 países (incluindo o Brasil) fecharam um acordo internacional que visava a redução de emissão dos gases que causam efeito estufa, destacando os hidrofluorcarbonos (HFCs). Na reunião realizada na capital de Ruanda (leste da África), Kigali, ficou decidido entre os países o corte de cerca de 80% dos gases.

Os hidrofluorcarbonos são gases usados em refrigeradores e aparelhos de ar condicionado, que provocam grande aquecimento e são superpoluentes.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade