Darwinismo

O darwinismo foi a teoria de Charles Darwin para explicar a evolução natural. Entenda como ela funciona e como surgiu.

O darwinismo é uma teoria elaborada por Charles Darwin e é também conhecida como a “teoria da seleção natural” ou a “teoria das espécies”.

continua depois da publicidade

Charles Robert Darwin viveu entre os anos de 1809 e 1882. Sua teoria foi formulada no ano de 1837, após chegar de uma viagem ao redor do mundo. Esta viagem aconteceu entre os anos de 1831 e 1836, quando Darwin foi convidado pela marinha mercante inglesa a viajar pelo mundo em um navio chamado HMS Beagle.

Nesta sua viagem ele observou muitas espécies ao redor do mundo e fez uma observação interessante. Darwin percebeu que era a natureza que selecionava os seres vivos mais aptos a viver em um determinado ambiente.

Em outras palavras, haviam seres vivos de uma mesma espécie, mas que tinham variações entre si. Alguns animais eram mais altos, outros eram mais baixos, uns tinham o bico mais alongado, outros tinham o bico mais curto, entre outras diversas características.

continua depois da publicidade

Ele também percebeu que a natureza tinha recursos limitados, ou seja, não havia recurso para que todo o tipo de espécie pudesse sobreviver. Então, dentro destes conceitos, quais seriam os animais que sobreviveriam dentro de uma determinada condição?

A teoria do darwinismo diz que os seres vivos mais aptos é que sobrevivem. Em outras palavras, sobreviverão aqueles seres que melhor se adaptarem ao ambiente, que tiverem as características mais próprias para se alimentarem e se reproduzirem dentro do local em que vivem.

Exemplos

Vamos pensar em uma determinada espécie de pássaros. Dentro dessa espécie, existe uma variação com relação ao tamanho do bico.

Imagine a situação onde todos eles se alimentam de sementes, mas o estoque natural destas sementes vai se acabando, pois como vimos anteriormente, os recursos da natureza são limitados.

continua depois da publicidade

Então, apenas os pássaros que tinham o bico mais alongado conseguem se alimentar. E estes pássaros vão passando essa característica (o bico alongado) para os seus descendentes.

Ao longo de várias gerações, os pássaros de bico curto vão morrendo e ficando apenas os daquela espécie que se adaptaram ao ambiente.

Outro exemplo que podemos pensar seria o das girafas. Imagine existir, em determinada época, girafas com pescoço mais curto e girafas com pescoço mais longo.

Com o passar do tempo, os recursos naturais de árvores mais baixas vão terminando e só sobrevivem os animais que conseguem se alimentar nas árvores mais altas.

Com isso, as características dos animais sobreviventes vão passando de geração para geração, enquanto que os animais mais baixos que não conseguiam mais se alimentar vão sendo eliminados.

continua depois da publicidade

A carta de Wallace

Todo este conhecimento adquirido por Darwin não foi divulgado ao mundo. Ele escreveu alguns ensaios, mas as ideias mais revolucionárias ficaram guardadas apenas para ele.

Até que em 1858, ele recebe de Alfred Wallace, outro naturalista que também havia feito uma viagem de observação ao redor do mundo, uma carta que faz Darwin mudar de ideia.

Darwin viu que, mesmo sem se conhecerem, suas ideias eram exatamente as mesmas. Então naquele mesmo ano suas teorias foram apresentadas na Sociedade Lineana de Londres.

Em 1859, Charles Darwin publica o livro “A Origem das Espécies”, que lhe rendeu toda a fama que conhecemos atualmente.

Neodarwinismo

A teoria do darwinismo diz que os seres vivos não se modificam por causa do ambiente. As espécies já estão ali. Existem diferentes espécies de um mesmo ser vivo, mas a natureza vai selecionar quais são os animais que sobrevivem.

continua depois da publicidade

Contudo, como essas espécies variavam? Por que existiam animais de uma mesma espécie, porém com características diferentes? Como essas espécies passavam determinadas características para seus descendentes?

Essas eram questões que Charles Darwin não sabia responder. Naquela época, não existia o conhecimento sobre DNA e genética. Os estudos de Mendel só foram recuperados por volta de 1900, quando o livro de Darwin já havia sido publicado.

Então em 1930, um grupo de cientista renova as teorias de Charles Darwin, mantendo sua ideia original, mas utilizando os conhecimentos atuais da genética para explicar como surgiam as variações das espécies.

Lamarck vs Darwin

Jean-Baptiste de Lamarck, assim como Darwin, tentou explicar a evolução das espécies.

Em 1809, Lamarck disse que os seres vivos se transformam, de acordo com as suas necessidades.

continua depois da publicidade

No exemplo das girafas, para alcançar as árvores mais altas, elas foram alongando seu pescoço, pois precisavam se alimentar e essa característica ia passando para seus descendentes.

Já Darwin acreditava que existiam animais de uma mesma espécie com características diferentes, mas o ambiente ia selecionando quais as que sobreviveriam.

Leia também

Concursos em sua
cidade