Durante muitos anos a humanidade busca uma forma de explicar a sua existência e para isso utiliza-se de diversas teorias na intenção de esclarecer o desenvolvimento da humanidade.
O criacionismo é uma dessas teorias que explicam a respeito da existência da vida humana.
A teoria da criação humana pelo criacionismo é totalmente sustentada pela fé em um ser divino e sobrenatural, onde prega-se que um ser superior, sem nenhuma ou pouca matéria pré-existente foi quem deu início ao universo e tudo o que há nele.
Essa teoria pode estar baseada na Bíblia Sagrada, no livro de Gêneses, onde existe Deus, um ser divino, presente no universo imenso e vazio, que começa a criar o mundo e fazer tudo com um propósito específico.
No entanto, existem culturas que possuem a sua própria versão a respeito do criacionismo, como no caso da mitologia grega, por exemplo. Contudo, todas as teorias criacionistas possuem um ser superior como o criador de todas as coisas do universo, inclusive o ser humano.
Quem é adepto a essa teoria afirma que o ser sobrenatural sempre está agindo de forma que venha a interferir na vida humana, não apenas em sua criação desde todo o início, mas sim por toda a eternidade.
Além disso, quem defende a teoria da criação, geralmente pune a teoria evolucionista, que é uma teoria baseada em estudos científicos e que se opõe à criação do universo através de um ser sobrenatural.
Fixismo
O fixismo é uma teoria filosófica não muito conhecida, porém ela foi bastante defendida até o século XVIII.
Os filósofos defendiam a teoria criacionista, no entanto, acrescentaram nesta teoria que os seres vivos não têm como ter sofrido nenhum tipo de alteração, ou seja, permanecem imutáveis desde a sua criação pelo ser superior.
Contudo, surgiu a teoria evolucionista, ela por sua vez encontra-se baseada totalmente em estudos científicos que buscam desvendar todos os mistérios sobre o ser humano e o universo.
A criação da teoria da evolução fez com que muitos começassem a contestar o fixismo e com isso ele foi derrubado.
Criacionismo x evolucionismo
Enquanto o criacionismo defende a criação da espécie humana por um ser soberano, o evolucionismo defende a evolução da espécie humana, que foi criada a partir de um acidente espontâneo.
As duas teorias nunca se conciliaram, pois possuem argumentos completamente conflituosos.
No entanto, nos últimos anos, diversas pessoas que defendem a teoria criacionista estão apoiando a ciência com a intenção de formar argumentos que vão muito além de uma religião, existindo a busca de evidências para afirmar que houve realmente um planejamento na criação do universo e dos seres vivos que o compõem.
Principais características do criacionismo
- O ser humano e tudo o que há no universo foram criados perfeitamente pelo criador já na forma atual em que se encontram, sem modificações;
- O homem foi criado para um fim específico do seu criador;
- Após a morte, o homem viverá a eternidade com o seu criador;
- Antes de tudo ser criado no universo não existia espaço, matéria e nem tempo;
- O homem foi criado de acordo com a imagem e semelhança do seu criador;
- O homem foi criado a partir do barro;
- Os fósseis de dinossauros encontrados são justificados como de animais que não conseguiram embarcar na arca de Noé e por isso não se salvaram do dilúvio;
- A atmosfera da terra foi criada pelo ser soberano e permaneceu imutável desde então;
- Antes da criação de tudo a terra era fria e coberta por água;
- O homem, ao acabar de ser criado, já possuía um amplo vocabulário e conhecimento gramatical, podendo se comunicar através da língua;
- As árvores foram criadas com características de sua fase adulta, totalmente formadas e dando frutos.