A Língua Portuguesa é complexa e gera muitas dúvidas no momento de escrever. Uma das regras que costuma chamar atenção é a do uso da crase na indicação de horas. Quando é necessário utilizar a crase? Quando não é preciso? Por qual motivo existe a crase?
No mundo moderno, a comunicação é tão importante quanto os horários que regem nossas vidas. Portanto, saber como escrever corretamente a indicação de horas é fundamental. Pode não parecer, mas é algo bem simples em comparação com outras regras da Língua Portuguesa.
Então, vamos começar com os momentos em que é necessário utilizar a crase na indicação de horas.
Quando usar crase na indicação de horas?
A crase é a junção da preposição “a” com o artigo “a”. Para que não haja repetição, a Língua Portuguesa estabelece o uso de apenas um “a” e adiciona o acento grave para indicar que houve a crase (à). Ou seja, a crase não é o acento e sim o nome do fenômeno do encontro.
De acordo com a gramática da Língua Portuguesa, quando vamos utilizar “horas” no sentido de indicar horário, sempre haverá o artigo “a” ou “as”. Então, ao escrever sobre o horário de algum evento, prazo ou ação é necessário usar a crase, pois ocorre a junção que falamos anteriormente (crase).
Confira quando é preciso utilizar a crase na indicação das horas:
- O ônibus chegará às onze horas da manhã.
- O horário de atendimento será das 08h às 11h.
- O jogo começará às 21h.
- Costumo acordar às 7h15 da manhã.
- A compra foi registrada às 10h17min58s.
Exceções da regra: quando NÃO usar crase na indicação de horas
Lembra que falamos que a crase é o encontro entre preposição “a” e o artigo “a”? Então, nem sempre a gente utiliza a crase na indicação de horas.
Quando temos as preposições “após”, “desde”, “entre” e “para” antes do horário, não há crase.
Observe alguns exemplos:
- O casamento está marcado para as dezenove horas.
- A repartição pública está aberta desde as 15h.
- O doutor voltará ao consultório após as 14h.
- O voo está previsto para as 8h.
- As avaliações do concurso ocorrerão entre as 13h e as 17h.
Crase facultativa depois de “até”
Apesar de ser uma preposição, a palavra “até” é um caso especial. Muitos gramáticos apontam que a palavra pode ou não exigir a crase após sua utilização. Portanto, fica ao critério de quem for escrever. Veja exemplos:
- As inscrições foram abertas às 9h e ficarão disponíveis até as 16h30.
- Ficaremos no clube até às 17h10.
Dica: evite utilizar a crase após “até”. Como é facultativo e algumas pessoas não sabem, podem interpretar que a forma com crase está errada.
Horas como contagem de tempo:
A crase também não é usada quando estamos falando de contagem de tempo. Isso ocorre porque não há o encontro entre o artigo “a” e a preposição ”a”. Sem o fenômeno da junção, sem crase.
Veja alguns exemplos logo a seguir:
- O show teve duração de três horas.
- Não consegui cumprir as 24 horas que o regime pedia.
Outra coisa importante de se notar é que escrevemos a palavra “horas” e não abreviamos. As abreviações só podem ser usadas em caso de horário. Mais abaixo nós detalhamos isso.
Dicas para o uso da crase na indicação de horas
Agora que apresentamos o básico sobre como utilizar a crase na indicação de horas, podemos passar para a fase das dicas. Confira as que achamos mais importantes para que qualquer pessoa consiga dominar o assunto:
Estudar sobre o que é preposição
A primeira dica de todas é estudar um pouco sobre o que é uma preposição e como elas afetam as construções de sentenças. Em resumo, as preposições agem como ligação entre duas palavras com objetivo de dar sentido a uma frase. Dentro desse grupo existem duas classificações:
Essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
Acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto.
Ao saber sobre preposições, você amplia seu conhecimento no uso da crase e em outras áreas de sua escrita. Temos uma matéria completa sobre o mundo das preposições e as maneiras de utilizá-las.
Estudar sobre como utilizar a crase
Ao estudar sobre o uso da crase, o entendimento sobre como funciona esta regra gramatical se torna mais claro e natural. Quando aprendemos os motivos de ser ou não utilizada, a interpretação de texto fica melhor. Consequentemente, na hora de escrever haverá uma grande facilidade.
Leia livros, jornais e páginas de notícias
A leitura de fontes confiáveis, que costumam ter revisões ortográficas (jornais, revistas e páginas de notícias), é bastante recomendada. Além de aprender sobre a crase, é possível notar outras regras ortográficas. O desenvolvimento irá aumentar gradativamente.
Escreva sempre que possível
Por fim, a melhor dica para aprender sobre o uso da crase é a escrita. Ao escrever, você pratica o uso e vai reforçando aos poucos o seu conhecimento sobre o tema. Por isso, sempre que possível escreva os horários e se pergunte se está correto. Com o passar do tempo, a utilização da crase se torna automática.
Vídeos sobre crase na indicação de horas
Aproveitamos o espaço e separamos alguns vídeos com explicações simples sobre o uso da crase na indicação das horas. Veja os exemplos abaixo e termine de sanar qualquer dúvida que possa ter:
CRASE COM HORAS: APRENDA A USAR CORRETAMENTE – Profa. Pamba
O vídeo do canal “Redação e Gramática Zica” apresenta um resumo sobre o tema de forma bem didática e simples. O vídeo é bem curto e é recomendado para quem não tem muita paciência de ver vídeos grandes.
CRASE com horas!
O vídeo do canal “Português no dia a dia” também fala um pouco sobre a crase para indicar horas. Além disso, há uma explicação um pouco mais detalhada sobre a situação da preposição até e o motivo dela aceitar as duas formas de escrita (com ou sem crase).
CRASE para indicar HORAS
Neste vídeo, é demonstrado situações nas quais frases que parecem iguais possuem significados diferentes e, com isso, o uso ou não da crase. As dicas são do canal “Português é legal”.
Bônus: formas de abreviar horas corretamente
Como estamos falando sobre o uso da crase na indicação de horas, também consideramos importante demonstrar como utilizar as abreviações de horas e minutos. Afinal, acertar a crase e deixar passar um pequeno erro logo em seguida não é o ideal.
A abreviação da palavra hora é feita com um “h” minúsculo logo após o número. Além disso, o “h” NÃO deve ser acompanhado da letra s, tornando-se “hs”. Ou seja, mesmo que a intenção seja escrever “horas” de forma abreviada, o “h” minúsculo continua sendo o correto.
A abreviação deve ser utilizada quando falamos sobre horário. Confira os exemplos:
Formas CORRETAS:
- 10h;
- 15h20;
Formas INCORRETAS:
- 15:20hs;
- 09hs;
- 10H.
Ainda é possível adicionar os minutos, cuja abreviação é “min” e os segundos “s”. Não confunda minutos (min) com metros (m) no momento de escrever.
Formas CORRETAS:
- 13h10min;
- 20h33min09s.
Formas INCORRETAS:
- 10h30m;
- 10:30min.
Evite utilizar 20h00. Como a hora é exata, a adição dos zeros ao final é desnecessária.
NÃO abrevie horas durante contagem de um período
Horas não devem ser abreviadas quando o sentido da frase é a contagem de um período. As abreviações só podem ser utilizadas quando falamos de horário. Com isso, confira como fazer:
- A prova terá duração de quatro horas.
- Não consegui cumprir as 20 horas sem beber água para fazer o exame.
- Fiquei preso no elevador durante duas horas.
Texto: Carlos Humberto Rocha