A denotação e a conotação fazem parte do estudo de semântica dentro da gramática de nossa língua portuguesa. A semântica é a parte da gramática que estuda o significado das palavras e suas devidas modificações. Estudar conotação e denotação é justamente isso. São formas de utilizar uma expressão, seja ela no sentido literal ou no sentido figurado.
Você certamente sabe o significado destes termos, mas qual a diferença entre conotação e denotação. É possível que não se recorde sobre o que seja cada um destes termos, mas em qualquer prova de concurso, vestibular, de ENEM ou nos exercícios escolareseste é um conteúdo bastante cobrado.
Denotação
A denotação nada mais é do que o sentido literal da frase. É exatamente aquele sentido mais literal, presente no dicionário (pelo menos nas suas conceituações iniciais).
Quando estamos escrevendo textos mais formais, como artigos científicos, uma reportagem para a TV ou um manual de instruções, devemos utilizar a linguagem denotativa. Estes textos precisam ser claros e objetivos, não dando lugar a figuras de linguagens.
Exemplo de uso: Este colar é de ouro. O termo ouro aqui empregado tem seu significado real, ou seja, é o termo que está descrito no dicionário, que indica o tipo de material com o qual foi fabricado o colar.
Conotação
A conotação é o que conhecemos por sentido figurado. Para entender o que a frase quer dizer, é preciso entender também o contexto em que ela aparece.
Ao contrário do que acontece na denotação, aqui temos o uso de uma linguagem mais informal ou mais figurativa. Ao escrever uma redação contendo diálogos, textos literários e até mesmo textos publicitários, podemos recorrer ao uso da linguagem conotativa.
Exemplo: Ana é uma menina de ouro. É fácil perceber que aqui estamos utilizando o sentido figurado da frase, afinal, Ana não é feita de ouro, mas uma menina sensível ou bondosa, ou possuidora de outros atributos positivos, valorizados.
A importância de entender o contexto
Na denotação geralmenteé possível entender o que uma frase está querendo dizer mesmo que ela esteja “solta”, fora de um contexto. Mas isso não ocorre quando falamos na linguagem conotativa. Neste caso, é preciso entender todo o contexto em que a frase está sendo colocada.
Pense no seguinte exemplo: “Moisés quebrou a cara”.
Ao afirmarmos que essa frase está no sentido denotativo, perceberemos que Moisés sofreu algum tipo de fratura no rosto e que, literalmente, quebrou a cara. Por outro lado, considerando a circunstância em que ela foi proferida, pode se entender que Moisés não se deu bem ao tentar fazer algo. Para comprender claramente isso, precisamos saber qual o contexto em que ela foi enunciada.
Mais exemplos de uso
Você certamente já ouviu falar na expressão “soltaram os cachorros”. É possível utilizar tal frase de duas formas: no seu sentido literal (denotativo) e no seu sentido figurado (conotativo).
- Sentido denotativo: João e Maria foram ao parque e soltaram os cachorros. Este nada mais é do que o sentido literal e real da frase. Eles simplesmente foram ao parque e deixar seus cães livres.
- Sentido conotativo: Os diretores soltaram os cachorros nos seus funcionários. A expressão “soltaram os cachorros” é uma figura de linguagem utilizada para dizer que houve um xingamento ou que perderam a paciência com seus funcionários.
Resumindo:
Certamente você já entendeu esta matéria e até mesmo já a conhecia, somente precisando se recordar. Então, para não esquecer mais lembre-se: conotação é o sentido figurado ou abstrato de uma expressão. Denotação é o sentido real e literal.
Exercício com gabarito
Prova do Instituto Federal de São Paulo de 2012 para o cargo de Auxiliar de Biblioteca.
Leia as expressões:
- A estrela brilha no céu.
- A ministra foi a estrela da equipe governamental.
- Vi estrelas quando bati com o pé na porta.
- No acidente, ele fraturou a cabeça.
- Ele foi o cabeça do movimento.
- O movimento das diretas fez a cabeça da geração de 80.
Responda na mesma ordem em que aparecem:
a) conotação, conotação, conotação; denotação, denotação, denotação.
b) denotação, conotação, conotação; denotação, conotação, conotação.
c) denotação, conotação, conotação; denotação, denotação, conotação.
d) denotação, denotação, conotação; conotação, conotação, conotação.
e) conotação, conotação, conotação; denotação, conotação, denotação.
Gabarito: De acordo com nosso estudo, é fácil perceber que a alternativa correta é a letra B.