Na atmosfera do nosso planeta existem vários elementos químicos, inclusive o carbono. O carbono presente em nossa atmosfera é reaproveitado de diversas maneiras pela natureza, se caracterizando assim como um processo biogeoquímico (processo em que os seres vivos e a natureza participam juntos).
Esse ciclo é fundamental para a existência de vida no planeta terra, isso pode ser comprovado pelo fato do elemento químico estar presente em todos os organismos vivos. Ele é iniciado por meio de seres autótrofos, que são capazes de produzir seu próprio alimento por meio da absorção do carbono.
Quando os seres autótrofos começam a retirar o carbono da atmosfera, o elemento é devolvido novamente na atmosfera com a mesma velocidade ao qual é produzido.
Etapas do ciclo do carbono
Quando falamos do ciclo do carbono é importante destacar que ele não possui início e muito menos fim, pois ele é um processo contínuo em que as etapas acontecem de forma simultânea.
Funcionamento do ciclo do carbono
– Atmosfera
Na atmosfera podemos encontrar o elemento químico do carbono como o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). O dióxido de carbono penetra na biosfera terrestre e nos oceanos por meio da chuva e da fotossíntese realizada pelas plantas. Quando esse elemento químico entra em contato com grandes quantidades de água ele se dissolve e sai da atmosfera.
– Biosfera terrestre
O carbono orgânico é encontrado na biosfera terrestre por meio de todos os seres vivos e pelo carbono presente também no solo. Como sabemos, as plantas realizam a fotossíntese por meio da absorção do gás carbônico presente na atmosfera em conjunto com a água e a luz do sol como uma fonte de energia para que o processo ocorra.
Esse carbono absorvido pelas plantas no processo da fotossíntese é passado para todos os outros seres vivos que se alimentam delas ou é passado para o solo depois que ocorre a decomposição das plantas.
Já no processo onde o carbono é devolvido para a atmosfera, temos por meio da respiração dos seres vivos e também através da queima de combustíveis fósseis. Já quando volta à atmosfera por meio do solo é em um processo denominado de respiração do solo, onde organismos que vivem no solo devolvem o elemento carbono por meio de sua respiração.
– Oceanos
O carbono é encontrado nesse ambiente em altas quantidades. O carbono encontrado na superfície dos oceanos são carbonos inorgânicos, podendo ser transformado em orgânico por meio da fotossíntese e assim sendo repassado para outros seres vivos.
Como não é possível todo o carbono do oceano ser consumido e transformado de uma só vez, com o tempo ele se transforma no carbonato de cálcio (encontrado em conchas e organismos que vivem nos mares), sendo ainda transformado posteriormente no calcário por meio da sedimentação das conchas que possuem o carbonato de cálcio.
Ainda é possível transferir carbono para os oceanos por meio da erosão do solo, mas esse processo de transferência é muito mais lento.
– Terra
O calcário presente na terra, em forma de rochas, pode se transformar no CO2 por meio de atividades vulcânicas ou dos pontos quentes encontrados na terra. Também podemos encontrar o carbono no interior da terra em forma de combustível fóssil que é muito utilizado e extraído pelos homens.
Por Tatiele Silva Moreira