Para que a letra C tenha som de SS, ou seja, de dois S, um sinal diacrítico (representação gráfica colocada em algumas letras, para que sua pronúncia seja alterada) foi adicionado embaixo dela, ficando com o seguinte aspecto: Ç — esse sinal diacrítico recebe o nome de cedilha, e o Ç é sempre empregado antes das vogais A, O e U. A letra C, por outro lado, deve ser utilizada sempre antes das vogais E e I.
Origem do C cedilha
O C cedilha teve origem na Espanha, mas hoje não é mais utilizado na língua espanhola — a palavra tem relação com “cedilla”, diminutivo de “ceda”, que é como a letra Z é conhecida em espanhol.
Quando o conceito surgiu, o sinal diacrítico parecia com um pequeno Z que ficava abaixo do C, com o intuito de indicar que o som da letra seria de S.
O uso da cedilha não existe mais na língua espanhola desde o século 18, quando o acordo ortográfico passou a usar Z ou C, sem adição de sinais, antes de E e I. Atualmente, o C cedilha é usado em português, catalão e francês para indicar o som de S antes das vogais A, O e I.
A cedilha é um acento?
O cedilha não pode ser considerado um acento gráfico, mas sim um sinal diacrítico, como mencionamos anteriormente — os acentos circunflexo e agudo também são classificados como sinais diacríticos, justamente porque mudam a pronúncia das letras sobre as quais são posicionados.
A diferença é que, mesmo que o agudo (usado para sonoridade aberta) e o circunflexo (para sonoridade fechada) sejam sinais diacríticos, eles também se classificam como acentos devido à função que têm de indicar qual é a sílaba tônica de uma palavra.
Por que a cedilha não está no alfabeto?
O C cedilha não faz parte do alfabeto justamente devido ao seu sinal diacrítico que fica posicionado abaixo da letra C — é pela mesma razão que Ú, Õ ou  também não estão no alfabeto.
Diferença entre C e Ç
Essa é uma dúvida bastante comum, especialmente na hora da escrita, que coloca as normas a respeito dos usos de C e Ç na prática.
Conforme as regras ortográficas, a letra C deve ser posicionada sempre antes das vogais E e I, como no caso de “civil”, “cidade” e “cedo”.
Quando usar C cedilha
O uso do C cedilha, por outro lado, deve aparecer sempre antes das vogais A, O e U, adotando o som de “ça”, “ço” e “çu”, que é bem diferente de “ca”, “co” e “cu”, que é quando a letra C adota o som de K.
O Ç tem exceções de uso além das regras, por isso é fundamental sempre pesquisar a palavra no dicionário em caso de dúvida. A seguir, veja exemplos da utilização do Ç e a origem de algumas palavras
Palavras de origem árabe, indígena ou africana
Origem Indígena | Origem Africana | Origem Árabe |
---|---|---|
Paçoca | Miçanga | Açúcar |
Açaí | Caçula | Açougue |
Muçum | Cachaça | Muçulmano |
Palavras formadas a partir dos sufixos -aça, -aço, -iça, -uça
- Carduça
- Cansaço
- Cobiça
- Copaço
- Dentuça
- Dentuço
- Esperança
- Espicaçar
- Fumaça
- Justiça
- Preguiça
- Quebradiço
- Rebuliço
- Sumiço
- Vidraça
Substantivos derivados de verbos de ação terminados em -ar
- Alienação (alienar)
- Canção (cantar)
- Consolidação (consolidar)
- Degradação (degradar)
- Discriminação (discriminar)
- Especulação (especular)
- Exceção (excetuar)
- Explanação (explanar)
- Indagação (indagar)
- Intenção (intentar)
- Reeducação (reeducar)
- Relação (relacionar)
- Retaliação (retaliar)
- Retificação (retificar)
Substantivos derivados de verbos que trocam o R por -ção
- Apreciação (apreciar)
- Atribuição (atribuir)
- Consideração (considerar)
- Continuação (continuar)
- Deliberação (deliberar)
- Designação (designar)
- Emulação (emular)
- Estagnação (estagnar)
- Exortação (exortar)
- Expedição (expedir)
- Inspiração (inspirar)
- Interação (inteirar)
- Observação (observar)
- Resignação (resignar)
Substantivos derivados de substantivos terminados em -ter, -tivo e -tor
- Exposição (expositivo)
- Redação (redator)
- Edição (editor)
- Obtenção (obter)
- Corrupção (corruptivo)
- Manutenção (manter)
- Educação (educativo)
- Afirmação (afirmativo)
- Asserção (assertivo)
- Intuição (intuitivo)
- Proibição (proibitivo)
- Relação (relativo)
Palavras com som de S após ditongo
- Louça
- Refeição
- Calabouço
- Rejeição
- Feição
- Beiço
- Eleição
- Ouço
- Traição
- Insurreição
Outros exemplos de palavras com cedilha
- Açafrão
- Cobiça
- Fumaça
- Justiça
- Especulação
- Ambição
- Berçário
- Caroço
- Coração
- Doença
- Cabeçalho
- Lição
- Mormaço
- Caçador
- Bajulação
- Propagação
- Transformação
- Correção
- Propagação
- Narração
- Traiçoeiro
Quando não se deve usar a cedilha
O C cedilha nunca deve ser posicionado antes das vogais E e I, uma vez que, nessas situações, a letra C desempenha naturalmente o som de S — ou seja: nesses casos, a cedilha não precisa indicar esse efeito sonoro.
Com base na explicação acima, é possível entender por que a norma-padrão da língua portuguesa não apresenta as sílabas “çe” ou “çi”. É importante se lembrar também de que nenhuma palavra no idioma português é iniciada com Ç — veja, a seguir, algumas palavras que não levam o Ç:
- Cidade
- Céu
- Acidente
- Acento
- Você
- Saci
- Cecília
- Cedo
- Cetim
- Celular
- Célula
- Acontecer
- Parecido
- Precisar
- Censura
- Ácido
- Torcer
- Macio
- Cebola
- Cérebro
- Cigarra
- Bacia
- Capacete
- Receita
- Cereja
- Morcego
Vídeos sobre cedilha
Abaixo, você vai conferir vídeos sobre cedilha. Essa pode ser a oportunidade que você precisa para fixar ainda mais os conteúdos aprendidos em nosso texto, confira:
Uso do SS e do Ç
Neste vídeo, produzido pelo professor Mateus Gustavo, temos uma rápida explicação a respeito das diferenças em relação ao uso de SS e de Ç. Na descrição do vídeo constam também as palavras que foram utilizadas como exemplo durante a aula.
Sinais gráficos: acento agudo, circunflexo, cedilha, til, apóstrofo e hífen
A professora Alda mostra quais são os acentos gráficos usados na língua portuguesa e, entre eles, aborda também o uso do C cedilha e suas regras.
Quando usar Ç, SS, S, C?
Se você quiser um conteúdo um pouco mais profundo a respeito do tema, recomendamos o vídeo da professora Marcia Macedo, que explica quais são as regras por trás do uso do C cedilha e também do C, S e SS, que podem ter o mesmo som, mas têm usos diferentes.
Aprender as regras por trás da utilização do sinal diacrítico que é o C cedilha é fundamental para escrever corretamente, independentemente do que precise ser escrito, e também para ter vantagens na hora de responder perguntas sobre o tema em provas, concursos e vestibulares.