Atualmente no Brasil existem 627 animais em extinção catalogados, mas estimasse que esse número pode chegar a 1000, em todo o território nacional. Vamos conhecer mais sobre eles?
Principais motivos dos números de animais em extinção no Brasil
A variedade da fauna brasileira é exuberante e chama a atenção de pesquisadores e preservacionistas do mundo inteiro, porém infelizmente a lista de animais em extinção no Brasil é grande.
O Brasil abriga 20% das espécies já homologadas cientificamente e 40% das florestas tropicas do mundo.
Os agravantes para esse cenário, estão relacionados a falta de consciência da população na preservação de nossas florestas que são indispensáveis para que nossos animais possam sobreviver e dar continuidade as espécies.
Dentre os principais motivos para o quadro de extinção de animais no Brasil, podemos citar:
- Caça predatória ilegal: Por lazer, ou para preservar terras e rebanhos, uma vez, que com a diminuição das florestas, os animais estão cada vez mais próximos das cidades e fazendas.
- A venda de animais exóticos: Ainda existem muitos colecionadores de animais que pagam somas altíssimas pela espécies em extinção.
- A degradação ambiental: Causada pela ação do homem, tais como: incêndios florestais, extrativismo, poluição.
- Tráfico de animais: Que atualmente é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, atrás somente das drogas e armas.
Classificação dos animais em extinção no Brasil
Os animais ameaçados no Brasil, são divididos em três categorias, o que facilita na definição do grau de perigo que cada espécie representa, são elas:
- Situação vulnerável;
- Em perigo de extinção;
- Criticamente em perigo de extinção;
Todos os animais que se enquadram em uma das três categorias, precisam ser preservados e resguardados em nosso território.
Animais em extinção no Brasil: Conheça a lista de alguns deles!
- Ararajuba;
- Arara-azul;
- Ariranha;
- Baleia-Franca-do-sul;
- Cervo-do-pantanal;
- Gato-maracajá;
- Macaco-aranha;
- Lobo-guará;
- Mico-leão-dourado;
- Muriqui-do-norte;
- Udu-de-coroa-azul;
- Onça-pintada;
- Saíra-militar;
- Sapo-folha;
- Soldadinho-do-Araripe;
- Tamanduá-bandeira;
- Tartaruga-de-couro;
- Tartaruga-oliva;
- Uacari-branco.
Como ajudar os animais em extinção no Brasil?
É dever de todo cidadão zelar pela nossa biodiversidade, para isso podemos seguir algumas atitudes simples, que podem fazer a diferença para a preservação das nossas espécies:
- Não se cale: Denuncie casos de animais em cativeiro, caça predatório, ou qualquer outra atividade que possa prejudicar a nossa fauna.
- Cobre os responsáveis: É essencial cobrar ações do governo e órgãos responsáveis, assim como, fiscalizar projetos em andamento.
- Evite as queimadas: Não ateie fogo a matas ou terrenos baldios, o fogo pode alastrar e gerar um incêndio florestal.
- Prefira materiais recicláveis: Substitua o plástico por materiais ecológicos, e nunca jogue o lixo em local inadequado. Muitos animais morrem por ingerir materiais como sacolas, latas entre outros.
- Use a água Conscientemente: O impacto nos ecossistemas aquáticos é extremamente prejudicado pelo aumento da demanda por água.
- Evite materiais de origem animal: A venda de peles, marfim entre outros materiais derivados de animais, contribuem para a extinção dos animais no Brasil.
Preservar a biodiversidade e a fauna brasileira é essencial para o futuro do planeta, e cabe a nós zelarmos pela preservação dos animais em extinção no Brasil.
Por Franciele Ghizzoni