Agente da passiva é um termo marcado pela preposição por ou em suas formas contraídas (pelo, pela, pelos, pelas) e muito raro pela preposição de, e está presente em uma oração de voz passiva para indicar quem pratica a ação.
- Ex.:o homem foi preso pela polícia.
O agente da passiva é considerado pela gramática tradicional um complemento verbal, isto porque, se transformar a oração passiva em ativa, o complemento de agente passa a ser o sujeito, recebendo o nome de voz passiva analítica:
- Ex.: o homem foi preso pela polícia / A polícia prendeu o homem.
Já na voz passiva sintética, temos a partícula apassivadora se no lugar do sujeito da voz ativa, e o agente da passiva torna-se inexistente:
- Ex.: O artista pintou o quadro / Pintou-se o quadro.
A preposição que acompanha o agente da passiva não é obrigatória, pois as orações não perdem o sentido:
- Ex.:
O homem foi preso pela polícia / O homem foi preso.
O artista pintou o quadro / O artista pintou.
Agente da passiva x adjunto adverbial
Nem toda preposição por será um complemento de agente. O termo pode indicar um adjunto adverbial ou circunstancial de causa e meio. Para saber se ocorre agente da passiva ou adjunto adverbial na oração, basta entender o que o trecho quer comunicar e trocar a preposição por ou suas variações por outra preposição (com) ou pelas locuções prepositivas (por causa de, por meio de).
- Exemplos:
Ela foi enganada pelas doces ilusões / Ela foi enganada com (por causa de) doces ilusões. (adjunto adverbial)
Ele comprou o presente pelo cartão de crédito / Ele comprou o presente por meio de cartão de crédito. (adjunto adverbial)
Exemplos de agente da passiva
- O texto foi redigido por mim.
- Os ebooks foram produzidos pelos novatos.
- O assunto foi encerrado pela orientadora.
- Fomos socorridos por eles.