Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

O ping pong, ou tênis de mesa, é uma das modalidades esportivas mais comum entre as pessoas. Sobretudo, pode ser praticada casualmente ou como um esporte, mas nem todas as pessoas entendem para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong.

Sendo assim, para entender a sua funcionalidade, é fundamental conhecer mais sobre a origem, regras e características do tênis de mesa. Portanto, deve-se voltar há alguns séculos e entender como os instrumentos utilizados evoluíram até os modelos atuais. Saiba mais a seguir:

Qual é a origem do ping pong?

Em primeiro lugar, o ping pong surgiu na Inglaterra, no século XIX, por conta de um improviso. Basicamente, um conjunto de jogadores de um clube inglês improvisaram uma versão do tênis para ambiente fechado.

A princípio, algumas versões dessa história narram que a modalidade surgiu por causa de um tempo chuvoso, mas há divergências. De qualquer modo, estima-se que a primeira partida aconteceu em uma mesa de sinuca, e que as raquetes utilizadas eram livros de capa dura.

Posteriormente, a prática também alcançou os estudantes universitários, que empilhavam livros no lugar da rede, e entre os militares, que usaram equipamentos de combate improvisados para as partidas. A primeira menção de um catálogo específico com produtos esportivos para a modalidade foi em 1884.

Antes de se tornar uma modalidade esportiva, o tênis de mesa era vendido como um jogo por empresas de brinquedos. No geral, foram elas as responsáveis pela fabricação e comercialização das primeiras raquetes.

Contudo, a maior parte dos instrumentos eram feitas de madeira, o que causava muito barulho quando em contato com a bola mais leve. Curiosamente, o nome ping pong surgiu desse barulho. O termo tênis de mesa começou a ser adotado quando a empresa inglesa registrou o nome como uma marca em 1901.

Desse ponto em diante, a popularidade do esporte cresceu e deu início aos primeiros torneios e competições organizadas. Ou seja, a formalização como esporte surgiu por conta da prática casual, como uma brincadeira.

Em 1921, surgiu a Associação de Tênis de Mesa e, em 1926, a Federação Internacional de Tênis de Mesa. Como consequência, os livros de regras e torneios oficiais tomaram forma, com regras sobre os instrumentos e sobre as partidas em si.

Para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong?

No geral, algumas raquetes podem ter dois tipos de material de cobertura diferentes em cada face, mas é obrigatório que as raquetes tenham duas cores em cada lado. De acordo com as regras do ping pong, toda raquete deve ser composta de 85% de madeira natural, ainda que tenha diferentes tamanhos ou formatos.

Por via de regra, os lados indicam a usabilidade. Ou seja, costuma-se pintar uma tonalidade diferente da área de borracha que será utilizada no jogo. Sendo assim, o lado preto da raquete de ping pong realmente serve para marcar a ferramenta, seja como o lado a ser adotado ou como o lado que não será usado.

Comumente, as raquetes são feitas de modo que o lado vermelho seja utilizado, e o lado preto demarque o que ficará de fora. Porém, depende do material usado na construção dessa ferramenta, e de como o jogador prefere manusear a raquete.

Leia também

você pode gostar também

Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

Não pôde concluir os estudos e vai começar a procurar emprego? Conheça nove profissões que não precisam de diploma e que costumam ter uma grande demanda.

Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Síndrome de Burnout: qual é a causa? Descubra como evitar

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional relacionado com o excesso de trabalho, sendo considerada uma doença ocupacional por especialistas da área de saúde.

9 profissões com bons salários que não exigem nível médio

Sempre sonhou em ganhar bem, mas não quis levar os estudos adiante? Conheça nove profissões com bons salários que não exigem nível médio.

9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

5 profissões que pagam bem e têm vagas sobrando

As profissões que pagam bem e têm vagas sobrando saem das carreiras tradicionais por acompanharem as inovações no mercado de trabalho. Porém, existem requisitos para ocupar os cargos dessa lista.