“Empregos verdes” crescem no Brasil; veja áreas que mais contratam

O crescimento na contratação de empregos verdes em áreas específicas no Brasil faz parte de uma tendência mundial no campo de desenvolvimento sustentável.

De acordo com um estudo realizado pela Azuara com o LinkedIn, entre 2015 e 2020 aconteceu um crescimento nos empregos verdes no Brasil. Mais especificamente, isso significa que há uma expansão no número de profissionais que possuem habilidades associadas ao desenvolvimento sustentável, inclusão social e ambientalismo.

No geral, define-se como empregos verdes os postos de trabalho decentes que contribuem para reduzir emissões de carbono ou para melhorar/preservar a qualidade ambiental. O conceito parte da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Saiba mais a seguir:

Como funcionou a pesquisa?

Segundo a OIT, a criação desse tipo de carreira no país ajuda a transformar a sociedade gradativamente, por meio de uma economia mais sustentável. Assim, os empregos verdes são gerados com base em atividades produtivas que consideram questões fundamentais para o meio ambiente.

Como exemplo, pode-se citar o manejo florestal sustentável, produção de energia renováveis e reciclagem de resíduos. De acordo com o artigo “Emprego Verde e Inclusão Social” (2012), vinculado à Biblioteca Digital do Senado Federal, existem cerca de 3 milhões de empregos verdes no Brasil.

Em números específicos, isso corresponde a 6,6% do total de postos de trabalhos formais, com base nas informações do Departamento de Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da OIT. Ainda que seja um princípio, estima-se que os empregos verdes estão crescendo mais do que os tradicionais no território nacional.

Por outro lado, a pesquisa da Azura, publicada em setembro deste ano, utilizou diferentes conceitos e ferramentas do LinkedIn para a analisar as tendências dos empregos verdes na plataforma. A parceria para alcançar os resultados divulgados partiu do LinkedIn com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Assim, o acesso aos dados da principal plataforma profissional do mundo permitiu acompanhar os indicadores que apresentam quais áreas que mais contratam no Brasil.

Empregos verdes: quais são as áreas que mais contratam no Brasil?

1) Gerente de Sustentabilidade

O Coordenador ou Gerente de Sustentabilidade é o profissional responsável por gerir e planejar todas as atividades de uma empresa com foco no âmbito social e sustentável. Neste sentido, deverá realizar a adaptação de sistemas, fornecedores, contratos, mecanismos e equipes com base nos critérios do desenvolvimento sustentável.

Em alguns casos, pode ser responsável também pela emissão de indicadores e relatórios que comprovem o retorno desse tipo de investimento. Mais especificamente, o retorno pode considerar tanto a economia de recursos quanto o controle dos impactos ao meio ambiente, como redução da pegada de carbono, por exemplo.

2) Técnico de Turbinas Eólicas

Na posição de técnicos, são responsáveis por realizar projetos relacionados aos parques eólicos no país. Porém, devem dominar todo o sistema de projeção, manutenção, transmissão, distribuição e geração de energia eólica. Assim, compreendem diferentes aspectos da produção de energia sustentável.

3) Consultor Solar

As consultorias de energia solar empregam profissionais responsáveis por auxiliar empresas, mas também cidadãos, na adoção de energia solar em suas residências ou locais de atuação. Assim, o consultor trabalha na orientação da empresa que será responsável pela instalação, mas também nos aspectos de comissão, análise do projeto, gestão de danos e atendimento.

4) Engenheiro Florestal

O Engenheiro Florestal trabalha com diversos aspectos relacionados à ecologia e meio ambiente, mas também com aspectos relativos à recuperação de áreas degradadas. Neste sentido, pode atuar paralelamente com a Agricultura e os Engenheiros Agrônomos, em especial no que refere-se ao desenvolvimento de uma produção agropecuária mais sustentável.

5) Especialista em Saúde e Segurança Ambiental

Também conhecido como Especialista de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, esse profissional é quem domina os processos, legislações e aspectos burocráticos relativos a essas três grandes áreas. Sendo assim, garante não somente que a empresa esteja atuando dentro dos parâmetros legais, mas também na prevenção de acidentes e danos ao meio ambiente.

6) Engenheiro Ambiental

Sobretudo, esse é o profissional responsável por analisar o impacto ambiental de um projeto, e como minimizá-lo antes mesmo de sair do papel. Por isso, trabalha no desenvolvimento, planejamento, mapeamento de recursos, aplicação de orçamentos e demais questões relativas à execução de uma proposta, sempre pensando na sustentabilidade.

7) Gestor de Resíduos e Riscos Ambientais

O Gestor de Resíduos e Riscos Ambientais é quem minimiza o impacto da produção de resíduos dentro de uma empresa. Mais que isso, deve implementar políticas internas e ferramentas que trabalhem com a reutilização, reciclagem e redução dos impactos ambientais.

Portanto, trabalham tanto no tratamento quanto na disposição final dos materiais, a fim de amenizar qualquer impacto ambiental prejudicial.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.