Emprego: 5 habilidades mais difíceis de serem encontradas em profissionais

Habilidade mais raras e difíceis de serem encontradas em profissionais podem render melhores salários e maiores chances de empregos.

De acordo com o Indeed, site especializado em vagas de emprego, existem pelo menos 5 habilidades que estão em falta no mercado de trabalho, sendo difíceis de serem encontradas em profissionais. Assim, quem possui uma delas tende a ter mais oportunidades e melhores salários.

Vale ressaltar que, na matéria, iremos comentar sobre especializações e conhecimentos em ferramentas de trabalho, também conhecidos como hard skills.

1. Cibersegurança e Metaverso

Com a popularidade dos smartphones e das informações pessoais na internet, a procura pela Cibersegurança tornou-se essencial. Especialistas na área passaram a ser vistos como prioridade para grandes empresas, bancos e até para governos.

O Metaverso é uma grande aposta para as próximas décadas. A tentativa de criar um universo no qual diversos serviços são ofertados dentro de uma realidade digital vem gerando uma grande demanda de trabalhadores. Contudo, muitas vagas estão abertas pela falta de pessoas capacitadas para dar andamento aos projetos.

2. Digital e TI

Seguindo na lógica do mundo digital, pessoas com conhecimentos em TI (Tecnologia da Informação) estão sendo disputadas por muitas empresas. Além de prestar serviços para grandes empresas, cada vez mais há demandas para pequenos e médios negócios.

Assim, desenvolvimento de sites, manutenção de servidores e de sistemas de informações diversos possuem uma alta demanda. Quem se especializa na área tende a ter mais oportunidades.

3. Área da robótica

Se por um lado existem apostas no mundo da internet, há também setores voltados para a robótica, principalmente em áreas consideradas como insalubres para seres humanos. Robôs atuando em minas, usinas, fábricas e outros locais passaram a ser mais frequentes.

Além disso, a indústria também passou a focar nas necessidades humanas mais básicas e em serviços domésticos. Em países como o Japão já existem robôs que monitoram a saúde de idosos, limpam o chão das casas e fazem outras tarefas domésticas.

Por conta das demandas diversas, a área da robótica é uma boa aposta para quem procura desenvolver uma nova habilidade, pois possui boas remunerações e uma grande oferta de vagas devido à escassez de pessoas qualificadas.

4. Falar outros idiomas

Com o mundo cada vez mais conectado, as empresas passam a ter parceiras, clientes ou fornecedores de diferentes países. O inglês vem se tornando quase que uma obrigação para muitos setores. Mesmo assim, ainda há uma considerável falta de mão de obra qualificada para atender a demanda atual.

Além do inglês, existem profissões que também valorizam outras línguas como o espanhol, francês e alemão. Recentemente, com o crescimento da China, existem empresas buscando pessoas que possuem conhecimento em mandarim.

Por isso, funcionários que sabem outros idiomas se tornaram mais valorizados, assumindo até mesmo posições mais altas.

5. Desenvolvimento de Software, Criptografia e Finanças

Fechando a lista, está outra atividade relacionada ao mundo digital. O desenvolvimento de Software e Codificação e conhecimentos em Criptografia e Finanças tornaram-se outra demanda do mercado de trabalho.

Os golpes contra pessoas físicas e contra grandes empresas e bancos tornaram-se mais comuns. E para combater os criminosos digitais, os sistemas de proteção devem estar sempre um passo à frente, desenvolvendo novas maneiras de garantir a segurança digital e financeira das pessoas.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.