Empreendedorismo: 6 dicas para montar seu negócio do zero

Fique por dentro de dicas empreendedoras sobre como montar o seu negócio do zero e prosperar no mercado.

Se você está pensando em pedir demissão do seu emprego para entrar no mundo do empreendedorismo, tenha em mente que isso pode ser um baita desafio. Continue a leitura desse artigo que vai te dar seis dicas fantásticas sobre como montar seu negócio do zero, mesmo que você tenha pouca grana em caixa. Bora lá conferir essa parada, futuro empreendedor?

Dicas de empreendedorismo para montar seu negócio do zero

1) Identifique as suas principais habilidades

Para começar a montar seu negócio do zero, esse é o primeiro passo lógico. Você precisa identificar quais são suas principais habilidades técnicas para que a escolha da área de atuação seja mais assertiva. Para facilitar, pegue uma folha de papel em branco e escreva todas elas. Dessa forma, é possível ter uma visão panorâmica de todo o contexto.

Feito isso, é hora de selecionar os possíveis nichos de atuação que tenham mais a ver com o seu perfil profissional. Lembre-se sempre de que, no mundo do empreendedorismo, trabalhar com aquilo que não gosta pode ser extremamente enfadonho. Escolha aquela área que mais se identificar e que esteja relacionada com suas habilidades.

2) Adquira o máximo de conhecimento sobre o mercado

Outra dica bacana para começar a montar seu negócio do zero é adquirir conhecimento sobre o seu futuro mercado de atuação. Como é a concorrência? Existem períodos de sazonalidade? As crises são frequentes? Qual o preço médio dos produtos ou serviços? Qual é o perfil do seu público-alvo? Tudo isso você precisa saber, quando o assunto é empreendedorismo.

Começar um novo negócio sem ter o mínimo de conhecimento do mercado, não é uma atitude sensata. Além disso, busque possíveis parceiros comerciais que sejam idôneos e trabalhem com a máxima transparência no dia a dia. Quanto mais você souber onde está pisando, melhor.

3) A estrutura da sua empresa deve ser enxuta

Todo mundo que vai começar montar seu negócio do zero precisa contar uma estrutura inicial enxuta. Evitar gastos desnecessários é crucial para acumular um bom capital de giro e ter um montante razoável em caixa. Por isso, um passo de cada vez, combinado? A pressa é inimiga da perfeição.

Por exemplo, você pode iniciar as atividades da sua empresa sozinho, usar a sua própria casa como local de trabalho, além de utilizar as redes sociais e o WhatsApp para conquistar os primeiros clientes. Tudo isso é redução de custo, no mundo do empreendedorismo.

4) Planejamento financeiro é crucial

Tem muita gente por aí que resolve montar seu negócio do zero e se esquece de fazer um bom planejamento financeiro. Se arriscar no universo do empreendedorismo sem dinheiro suficiente para ao menos cobrir as despesas iniciais, está longe de ser saudável.

Sem mencionar que a falta de planejamento financeiro pode trazer uma baita dor de cabeça para o empreendedor. Quem vai iniciar uma empresa precisa ter capital de giro aliado a um plano de negócios que seja viável.

Se planejar financeiramente permite mensurar os possíveis riscos, evitar a tomada de decisões equivocadas e avaliar as melhores alternativas.

5) Vender antes, comprar depois

É isso mesmo que você leu. Quem vai montar seu negócio do zero deve investir pesado nessa estratégia. Funciona da seguinte maneira: o empreendedor iniciante deve conquistar os primeiros clientes em potencial antes de comprar os insumos para produzir os produtos que serão vendidos por ele.

Ou seja, você deve conseguir os primeiros compradores para somente depois fazer o pedido dos produtos para os fornecedores ou dar início ao processo de manufatura.

Pode acreditar, o contrário não vai dar certo. Comprar antes para tentar vender depois, pelo menos no início das atividades, costuma não funcionar.

6) A internet pode ser sua aliada no início

No mundo do empreendedorismo, os meios digitais são os grandes aliados dos proprietários de pequenas, médias e grandes empresas. Para quem está começando então, a internet é uma mão na roda, já que é possível encontrar possíveis compradores, o que pode ser extremamente vantajoso, pois o custo para isso é baixo.

Por exemplo, suponha que você vai começar a fabricar lanches rápidos. Pode preparar tudo em casa mesmo e vender nas redes sociais ou em plataformas de e-commerce. Não precisa alugar uma loja e ter despesas com aluguel, água, luz e telefone, entende? Quanto menos gastos, melhor.

Montar seu negócio do zero pode até parecer complicado em um primeiro momento. Mas se você se basear em nossas dicas, pode ser dar muito bem no desafiador universo do empreendedorismo. Só depende de você. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.