Em maio, o Google e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) anunciaram uma nova parceria que pretende distribuir 60 mil bolsas para cursos de tecnologia. A iniciativa é formada por Certificados Profissionais do Google, por meio de cursos em tecnologia oferecidas pela empresa em conjunto com a plataforma online Coursera.
Nessa proposta, o foco são os estudantes, aprendizes, estagiários e profissionais que estão buscando recolocação no mercado de trabalho, especialização nas áreas de atuação e o primeiro emprego. Em todos os casos, os cursos são 100% online a fim de permitir que os candidatos estudem no próprio ritmo e de onde quiserem. Saiba mais informações a seguir:
Como funciona a parceria entre o Google e o CIEE?
Os candidatos podem se inscrever em formações na área de Suporte de Tecnologia da Informação (TI), Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design, com foco na experiência dos usuários. No geral, são 800 horas de aula, contabilizando o tempo individual de cada uma das titulações. Acima de tudo, espera-se beneficiar a população socialmente vulnerável.
A parceria entre o Google e o CIEE pretende fomentar o desenvolvimento tecnológico, formação profissional e especialização dos brasileiros. Com f oco em grupos politicamente menorizados, as inscrições vão favorecer a população preta e parta, mulheres, membros de comunidades indígenas, quilombolas e membros da comunidade LGBTQIA+.
Desse modo, poderão se inscrever todos os jovens que estão no Ensino Médio, que estão realizando a primeira Graduação e também aqueles que se formaram. Desde junho de 2022, a parceria entre as instituições já entregou mais de 30 mil bolsas para cursos de tecnologia, atendendo um público dividido entre 55% de pretos e pardos e 26,8% de membros da comunidade LGBTQIA+.
Ademais, cerca de 78% das concessões contemplaram brasileiros que recebiam até três salários mínimos como remuneração familiar bruta mensal. A expectativa do CIEE é distribuir até 500 mil bolsas de estudo para formação em áreas de atuação que estão com demandas atualmente pelo mercado de trabalho, e espera-se atingir essa meta até 2026.
De acordo com representantes do CIEE, espera-se que a formação ofereça mais do que o conhecimento teórico e auxilie os jovens a se desenvolverem em outros campos da vida pessoal, tanto no sentido das habilidades profissionais quanto nos aspectos individuais. Ao longo dos cursos, os candidatos poderão aprender aspectos de apresentação pessoal, oratória, organização do currículo e afins.
Como se inscrever e concorrer às bolsas de estudo Google e CIEE?
Para realizar a inscrição é necessário acessar esse site, por onde estão sendo realizados os cadastros no processo de seleção das bolsas de estudo. As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio, com regulamento disponível em um documento específico para que os candidatos se informem antes de enviar os dados.
Em específico, as regras de elegibilidade do Certificado Profissional Google são:
- Ter 16 anos ou mais;
- Ser estudante formado no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Curso Técnico;
- Ser um estudante matriculado e cursando o Ensino Superior;
- Ter interesse em aprender e trabalhar com tecnologia;
- Ter acesso a um dispositivo com conexão à internet, preferencialmente um computador;
- Ter uma conta de e-mail para receber as comunicações do curso.
Após realizar a leitura das informações sobre cada curso, basta clicar em “Inscrever-se” para iniciar o cadastro na plataforma ONE CIEE. O processo é realizado integralmente pela internet, de maneira gratuita.