Quem está em busca de uma oportunidade para iniciar sua carreira profissional pode contar com o Programa Senac de Gratuidade (PSG). A iniciativa do Senac, em parceria com o Governo Federal, visa oferecer vagas gratuitas em cursos de diferentes áreas.
Além disso, as vagas são disponibilizadas tanto na modalidade presencial quanto à distância. Portanto, caso o interessado cumpra os critérios estabelecidos, poderá iniciar um curso técnico profissionalizante sem sair de casa.
O que é o Programa Senac de Gratuidade e a quem se destina?
O Programa Senac de Gratuidade foi criado em 2008 com objetivo de tornar a educação de qualidade acessível para pessoas mais vulneráveis economicamente.
Desse modo, o acordo estabelecido pelo Senac e o Governo Federal estipula que dois terços da Receita de Contribuição Social Líquida do Senac deve ser aplicada em vagas de cursos gratuitos, tanto para a Formação Inicial e Continuada quanto no âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
As oportunidades são disponibilizadas conforme a demanda de cada Estado. Já o ensino presencial é ministrado em cada um dos mais de 370 polos regionais do Senac espalhados pelo Brasil. Assim, além de democratizar o acesso ao ensino profissionalizante, o PSG objetiva fortalecer o modelo de educação à distância no país.
Quem pode se inscrever para os cursos do Programa Senac de Gratuidade?
Para participar do programa, o candidato deve se inscrever no portal Senac de seu estado, ou de modo presencial, indo até a unidade mais próxima. Os requisitos para concorrer as vagas são:
- Ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos;
- Ter CPF;
- Possuir documentos que comprovem o atendimento aos critérios acima, bem como as informações prestadas no ato do cadastramento.
Outros pré-requisitos, dependendo do curso escolhido e do Estado, podem incluir: ter cursado o ensino médio completo, ser maior de 18 anos, ter experiência profissional em alguma área específica, entre outros.
Cursos ofertados
A lista de cursos disponibilizados é bastante extensa, pois cada unidade tem suas especialidades. Além disso, as áreas do conhecimento de cada curso devem ser compatíveis com a necessidade do mercado da região onde é ofertado. Confira abaixo algumas das formações disponíveis:
- Assistente Administrativo;
- Cuidador de Idosos;
- Atendente de Lanchonete;
- Auxiliar de Cozinha;
- Bartender;
- Cabeleireiro;
- Maquiador;
- Proteção de Dados em Segurança de Redes de Computadores;
- Barbeiro;
- Salgadeiro;
- Assistente de Recursos Humanos;
- Excelência no Atendimento ao Cliente;
- E-Commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico;
- Programador Web;
- Agente de Alimentação Escolar;
- Auxiliar de Confeitaria;
- Técnico em Segurança do Trabalho;
- Técnico em Marketing;
- Técnico em Meio Ambiente;
- Bolos e Tortas;
- Fotógrafo;
- Básico em Cervejas: degustação, harmonização e serviço;
- Lógica de Programação;
- Games 2D – criando seu primeiro jogo;
- Power BI: funções DAX;
- Básico em Organização de Eventos;
- Noções de Contabilidade para Não Contadores;
- Empreendedorismo de Economia Solidária;
- Educador Social;
- Introdução à Administração de Pessoal;
- Ferramentas para Liderança;
- Radialista.
Como se inscrever no PSG?
Em primeiro lugar, acesse o site do Senac do seu Estado e escolha o curso desejado. Antes de realizar a inscrição, é necessário observar se a matrícula é presencial ou online. Se for presencial, você precisará se deslocar até o polo do Senac que oferta a formação.
Depois disso, basta preencher a Ficha de Inscrição, com informações como CPF, endereço e nível de escolaridade e autodeclaração de renda, e em seguida, assinar o Termo de Compromisso e o Termo de Matrícula.