Novo Enem terá opção de escolher área de conhecimento no 2º dia de provas
O formato de prova do Exame Nacional do Ensino Médio passará por alterações a partir de 2024. Confira como será o Novo Enem.
O Novo Enem foi apresentado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) em março deste ano. Com efeito, o MEC pretende que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passe por diversas modificações e se adeque ao novo Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado de forma gradual em 2022, tem como fundamento fazer com que os estudantes organizem seu caminho de vida profissional ainda no período escolar.
Desse modo, o Novo Enem vem para contemplar os objetivos propostos na reforma do ensino médio. Com efeito, o Enem passará por alterações no formato da prova e das questões, nas pontuações e, quando for possível, o acesso a todos os estudantes será apenas na versão digital com correção automatizada.
Quando o Novo Enem será implementado?
O modelo deverá entrar em vigor a partir do ano de 2024. As informações sobre as mudanças propostas integram um documento feito por um Grupo de Trabalho (GT), composto por servidores do MEC e de entidades da Educação, como o Consed, Undime, CNE, entre outros.
Baseando-se em referências nacionais e internacionais, o Novo Enem vem sendo criado para trazer uma nova prova educacional contextualizada e tecnológica que busca auxiliar os estudantes a traçarem seus objetivos profissionais antes mesmo de ingressarem na universidade.
Veja a seguir como vai funcionar as mudanças no segundo dia de provas.
Como vai funcionar o 2º dia de provas com o Novo Enem?
Apesar do Novo Enem continuar sendo aplicado em dois dias de prova, algumas alterações serão feitas. Dessa forma, além das questões objetivas de conhecimentos gerais que são aplicadas no primeiro dia de prova, no segundo dia serão aplicadas questões específicas escolhidas pelos estudantes.
Ainda, além da redação, também haverá questões discursivas. Com base no documento elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT), as quatro divisões atuais compostas por Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias serão reformuladas.
Isso será feito para a entrada do novo formato de aplicação do Enem.
Primeiro dia de provas do Novo Enem
No primeiro dia de exame, os candidatos realizarão a prova referente às áreas de Língua Portuguesa e Matemática com questões interdisciplinares que exigem conhecimentos em diversas áreas.
Desse modo, os estudantes necessitam ter uma boa noção de interpretação, leitura, ter um bom raciocínio lógico e saber contextualizar as informações da prova. Além disso, no primeiro dia será mantida a redação.
Segundo dia de provas do Novo Enem
O segundo dia do Enem ficou conhecido como o de Itinerários Formativos. Nesse caso, os estudantes realizarão as questões opcionais referentes às matérias selecionadas no ensino médio ou que sejam ligadas à carreira profissional pretendida. Também, no segundo dia de provas, haverá questões em inglês integradas com outras disciplinas.
Por fim, o estudante irá escolher para responder uma das quatro opções a seguir:
- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Leia também
- Dívidas do Fies vão ser perdoadas? Veja o que o governo tem a dizer
- SiSU 2023: MEC libera consulta de vagas; saiba o que fazer
- ProUni 2023 terá lista de espera única; entenda a novidade
- MEC divulga editais do SiSU, ProUni e Fies 2023; confira os cronogramas
- Nota do Enem pode ser usada para entrar em universidades fora do país