Calendário SiSU: veja data para inscrições e quando o resultado será divulgado

Os interessados em concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) precisam ter atenção às datas para inscrições e divulgação do resultado.

O Ministério da Educação, MEC, divulgou algumas datas referentes ao SiSU 2023. Com isso, os estudantes que participaram do Enem 2022 já podem se planejar para concorrer às vagas para o próximo ano. A previsão é que o edital seja publicado no mês de janeiro.

Vale lembrar que o Sistema de Seleção Unificada (SiSu) é um processo seletivo informatizado, gerenciado sob responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), que oferece vagas em cursos presenciais de instituições públicas do ensino superior. O critério de classificação é o desempenho no Enem mais recente.

Calendário do SiSU 2023

SiSU 2023, calendário SiSU 2023, datas SiSU 2023.
Foto: montagem / Pixabay / Canva PRO

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) está sob responsabilidade do Ministério da Educação, e instituições de ensino públicas do Brasil disponibilizam vagas para candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio. Essa foi uma maneira de unificar o acesso às vagas, sem precisar se deslocar para longe para concorrer às oportunidades de ensino.

Dessa maneira, os candidatos com as melhores notas são selecionados para as vagas disponibilizadas. O cronograma divulgado para o 2023 apresenta as seguintes datas:

  • Inscrições: serão recebidas entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março de 2023;
  • Resultado: devem ser divulgadas no dia 7 de março de 2023.

Cada instituição, no entanto, vai publicar seus resultados em editais próprios, informando os estudantes sobre calendário, horários e locais de atendimento para a matrícula durante o primeiro semestre de 2023. Isso será possível apenas após a inscrição dos candidatos às vagas, que devem ser realizadas no período informado.

Para o segundo semestre de 2022, por exemplo, foram ofertadas 65.932 vagas para que vestibulandos ingressassem em mais de dois mil cursos de graduação. As vagas foram de 73 instituições públicas de ensino superior municipais, estaduais e federais distribuídas por todo o Brasil.

Calendário Prouni e Fies 2023

ProUni

O Prouni é um dos programas do Governo Federal que objetiva promover a educação de nível superior dos jovens brasileiros, facilitando o acesso às instituições particulares em todo o Brasil.

Com essa finalidade, o Prouni disponibiliza bolsas de estudo de até 100% para os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O MEC também divulgou o cronograma referente a esse programa para o ano de 2023, confira:

  • Inscrições: devem ser realizadas entre os dias 7 e 10 de março de 2023;
  • Resultado da primeira chamada: previsto par o dia 14 de março de 2023;
  • Resultado da segunda chamada: previsto para o dia 28 de março de 2023.

Fies

O Financiamento Estudantil possui a Caixa Econômica Federal como agente financiador e Operador e Gestor de Fundos Garantidores, gerando uma centralização dos processos relativos ao Fies.

O Fies garante o acesso dos estudantes ao ensino de qualidade junto às Instituições de Ensino Superior. Atualmente, elas têm notas altas no sistema do Ministério da Educação.

Aqueles que quiserem tentar o Fies no próximo ano, precisam ter atenção às seguintes datas:

  • Inscrições: entre os dias 14 a 17 de março de 2023;
  • Resultado da chamada única: 21 de março de 2023.

Enem 2022

A regra básica para ter acesso a esses programas é ter feito o Enem. A edição deste ano teve as provas aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O seu resultado está previsto para ser divulgado apenas no mês de fevereiro do próximo ano.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998 no Brasil, sendo uma prova realizada apenas por alunos do ensino médio, por diversos estudantes. Com o Enem, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é possível ter acesso à educação superior.

Leia também

você pode gostar também

ONG Recode oferece curso gratuito para programadores

A formação para Programador conta com diversas horas de atividade. Fique por dentro dos detalhes sobre o curso gratuito da ONG Recode, e confira onde e como se inscrever.

Governo Federal oferece curso sobre Previdência Privada

Curso sobre previdência privada ofertado pelo governo federal é gratuito. Participante poderá obter um certificado de conclusão.

MEC oferece cursos online gratuitos de qualificação; saiba se inscrever

Oportunidades são direcionadas para diferentes áreas do conhecimento e pretendem capacitar pessoas interessadas.

Fies: projeto amplia prazo para o pagamento de dívidas pendentes

O PL 3016/22 que visa estender o prazo para a renegociação das dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), tramita em caráter conclusivo e passa por análise na CE, CFT e CCJ.

Provas do Encceja já têm data para 2023; confira o calendário completo

As provas do Encceja, exame que oferece certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, já têm data para 2023. Confira o cronograma e mais informações sobre o programa.

Inscrições do SiSU 2023 acontecerão em fevereiro; veja o cronograma

As inscrições do processo seletivo do SiSU 2023 devem acontecer em fevereiro, após antecipação do cronograma pelo MEC. Confira as datas oficiais deste e dos demais programas do governo.