Enem 2022: entenda como funciona o cálculo da nota do exame

Nota final do Enem é calculada pelo método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) conforme o desempenho individual de cada participante.

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é um dos principais métodos de entrada nas universidades públicas ou privadas. Inclusive, algumas faculdades, por exemplo, usam a nota do Enem para substituir o vestibular tradicional.

Leia também

Por outro lado, as universidades públicas realizam o ingresso de novos alunos por meio do Sisu, Fies e Prouni, programas que utilizam o ENEM como critério de seleção.

Após fazerem as provas, os estudantes ficam ansiosos para receber a nota Enem. Além disso, muitos deles têm curiosidade em saber como essas notas são calculadas. Por isso, neste post vamos te mostrar como calcular as notas do Enem 2022, por peso ou de forma geral.

Como calcular a nota do Enem 2022?

A nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é calculada pelo método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) conforme o desempenho individual de cada participante.

Esse sistema de avaliação, além de conferir pesos diferentes a cada questão da prova, considera o comportamento do aluno em suas opções de resposta e a média de acertos nacional.

Sendo o TRI um sistema muito tecnológico e avançado, este é inclusive adotado em provas internacionais. Por esse sistema de correção, se o aluno acertar uma questão difícil e errar questões fáceis, o TRI entende que este “chutou” sua resposta e, com isso, sua pontuação será diminuída.

No entanto, quando o participante do exame acerta mais questões do que a média nacional, sua nota será aumentada. Logo, esse sistema de cálculo é justo, pois impede que os candidatos mais preparados para o Enem sejam prejudicados com “chutes” em questões de outras pessoas.

Desse modo, sendo um processo de cálculo estatístico, não é possível estimar qual o valor de pontuação de cada questão da prova. Além disso, cada nota possui pesos diferentes.

Como calcular nota do ENEM 2022 geral e por peso?

Para chegar na média geral, basta somar as notas das quatro provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e da redação. Ao final divida o resultado por 5.

Já para calcular a média por pesos, você precisa identificar o peso atribuído pela instituição de ensino para cada nota. Por exemplo, imagine que o peso da prova de Ciências Humanas é equivalente a 2. Nesse caso, você deve multiplicar a sua nota por 2.

Assim, a regra é a mesma para as demais provas, ou seja, basta consultar o peso e multiplicar. Para saber a nota final, some tudo e divida por cinco.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi criado em 1998 no Brasil, é uma prova realizada não só por alunos do ensino médio, mas por diversos estudantes. Este exame é uma das principais formas de admissão à educação superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O Enem é realizado ao final de todos os anos. Em 2022, o exame teve suas datas marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. No último domingo dia 13, foi realizado o primeiro dia de provas, contendo as seguintes matérias: Linguagens, Ciências Humanas e Redação, que teve como tema os “Desafios para a preservação de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

As próximas provas, sendo de Matemática e Ciências da Natureza, acontecerão neste domingo, dia 20 de novembro, contendo mais 90 questões, para totalizarem as 120 perguntas do exame. Com efeito, a nota final do Enem 2022, só será divulgada em janeiro de 2023.

Apesar da expectativa com o resultado final do exame, o gabarito oficial será publicado até o dia 23 de novembro, porém, já é possível que os estudantes confiram em diversos sites o gabarito extraoficial da prova realizada no último domingo.

Leia também


você pode gostar também

SENAC abre 33 cursos online e gratuitos; confira as opções

Os 33 cursos online e gratuitos do Senac são para diversas áreas e podem ter pré-requisitos. Confira como se inscrever.

MEC oferece mais de 100 cursos online no país; opções são gratuitas

Aulas acontecem em ambiente totalmente digital e gratuito, para ampliar a oferta a milhares de estudantes em áreas diferentes do conhecimento, como turismo, comunicação e outras.

Gabarito Enem é divulgado pelo Inep; veja como consultar

O Inep divulgou também os cadernos de prova completos com todas as questões aplicadas nesta edição do Enem, tanto impresso, quanto digital

Gabarito oficial do Enem 2022 é divulgado pelo Inep; saiba consultar

Candidatos do Enem 2022 já podem consultar o gabarito oficial pela internet. O documento mostra questão de matemática que foi anulada.

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2022 ficará aberto até sexta, 25

Os candidatos do Enem 2022 que não conseguiram realizar a prova por conta de problemas específicos poderão solicitar a reaplicação até sexta, 25 de novembro.

SENAI abre 16 cursos online gratuitos no país; veja as opções

Buscando a profissionalização dos cidadãos em diversas áreas do mercado de trabalho, o SENAI abre 16 cursos online gratuitos para todos os cidadãos.