Vestibulandos de todo o Brasil irão realizar a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, dia 13 de novembro. O edital da prova possui todos os detalhes de como será realizada a aplicação, inclusive o que pode e não pode ser feito. O documento também informa o que você precisa levar para fazer o Enem 2022.
Nessa primeira etapa, os estudantes terão um prazo de 5h30 para responder 90 questões objetivas acerca de linguagens e ciências humanas. Além disso, terão que escrever uma redação dentro do tema proposto. A segunda parte do exame será aplicada no domingo seguinte, dia 20 de novembro.
No segundo dia, os candidatos deverão responder mais 90 questões, dessa vez, de matemática e ciências da natureza. O prazo para realização da prova será de 5h. Os locais de aplicação já estão disponíveis no Cartão de Confirmação, que pode ser acessado pelo site do Inep.
O que levar no dia do Enem 2022?
Um item de suma importância que você deve carregar consigo nos dois dias de prova é o documento de identificação oficial com foto. Sem ele, você fica impedido de entrar na sala e realizar o exame. De acordo com o edital, são aceitas as seguintes cédulas:
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Carteira de Trabalho emitida após janeiro de 1997.
Especialmente nessa edição, os estudantes poderão apresentar documentos digitais nos aplicativos oficiais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital. Para o Enem 2022, também é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Os candidatos também deve ter consigo:
- Cartão de Confirmação, porque ele possui todas as informações do local da prova;
- Lanche e água;
- Máscara facial, caso o aluno prefira ou resida em local que ainda não está autorizado ficar sem o item em ambientes fechados;
- Declaração de Comparecimento.
O que não levar para o Enem 2022?
Assim como existe uma lista de objetos permitidos dentro do local de prova, o edital também lista quais itens não devem entrar na sala junto com o aluno. De acordo com o documento, durante o período de avaliação, os estudantes não podem ter dispositivos eletrônicos em mãos, como:
- Celular e smartphone;
- Tablets e iPads;
- Wearable tech;
- Calculadoras;
- Relógios;
- Gravadores.
Os participantes podem levar o celular para o Enem 2022, mas o aparelho deve ser desligado e colocado dentro do porta-objetos. Esse pacote será lacrado e colocado embaixo da cadeira. Emissão de sons, alarmes ou toques implica na eliminação automática do exame.
Também ficam proibidos chapéus, bonés, viseiras, gorros e óculos escuros. Outros objetos que não devem entrar na sala de aula junto com o aluno são:
- Lápis e lapiseira;
- Grafite;
- Régua;
- Borracha e corretivo;
- Livros, manuais e agendas;
- Anotações;
- Protetores de ouvido.
Caso o estudante chegue para a prova com esses itens, deverá colocá-los dentro do porta-objeto para não ser eliminado.