Fies: veja regras para renegociação de dívidas e saiba aderir em 2022

Bancos oferecem descontos de até 99%, em alguns casos, para renegociação de dívidas do Fies (Financiamento Estudantil).

Estudantes que contrataram o Financiamento Estudantil (Fies), e estão com parcelas em atraso, podem iniciar o processo de renegociação de dívidas do Fies pela Caixa Econômica Federal. Por meio do aplicativo Fies Caixa, interessados podem realizar o refinanciamento de parcelas que estejam em atraso com até 99% de desconto.

continua depois da publicidade

A possibilidade foi liberada no dia 1 de setembro e estará disponível até 31 de dezembro deste ano, de forma totalmente remota, com agentes financeiros da Caixa e Banco do Brasil. Para que o desconto seja disponibilizado, no entanto, é necessário que os estudantes façam o pagamento à vista.

Por meio do Fies Caixa, é possível também acessar dados do contrato, bem como que boletos sejam gerados para pagamento. O interessado precisa checar junto ao aplicativo, por meio de simulação de opções, escolhendo a mais adequada ao seu perfil.

Quem pode solicitar a renegociação do Fies?

Leia também

A renegociação do Fies vale somente no caso de contratos firmados até o final de 2017 e que, no caso, estavam no período de amortização no dia 30 de dezembro de 2021. Aqueles que estão com o pagamento das parcelas em dia têm direito a 12% de desconto.

continua depois da publicidade

Enquanto isso, os que estavam em fase de quitação em 30 de dezembro do ano passado, mas com atraso de pagamento por mais de 90 dias, conseguem desconto de até 99%.

Assim, os estudantes com atraso superior a um ano, mas beneficiados pelo Auxílio Emergencial 2021 ou inscritos no CadÚnico, também podem pedir o desconto.

De qualquer maneira, é possível descobrir se o aluno está apto ao benefício ou não com a plataforma do Fies, com simulações de renegociação.

Cada categoria de estudante e desconto total que cada um tem direito estão organizados da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • Estudantes que não possuem pagamento em atraso: tem direito a desconto de 12% no que ainda precisa ser pago. Apenas à vista;
  • Estudantes com parcelas em atraso pelo superior a 90 dias: desconto da totalidade dos encargos e 12% do valor principal, apenas à vista. Da mesma maneira, limpeza de todos os encargos, sem desconto no valor principal, podendo ser parcelado em até 150 vezes;
  • Estudantes com atraso superior mais de um ano, beneficiários do Cadastro Único ou Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 92%, apenas à vista;
  • Estudantes com dívidas atrasadas a mais de 5 anos, beneficiários do CadÚnico ou Auxílio Emergencial 2021: desconto de 99%, apenas à vista.

Renegociação das dívidas: aplicativo Fies Caixa

dívidas do fies, desconto em dívidas do fies, renegociação de dívidas do fies

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

aplicativo do Fies está disponível para download em celulares Android e iOS. Conforme a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,85 milhões de clientes devem ser beneficiados com o serviço, para renegociação de até 1,2 milhão.

continua depois da publicidade

Para renegociação do Fies, o estudante deve escolher a opção “Renegociação Fies”. A partir de então, será preciso:

  • Verificar se o seu financiamento poderá ser renegociado ou não;
  • Caso tenha sinal positivo, confira todos os dados do contrato;
  • Depois, realize a simulação das renegociações disponíveis;
  • Confirme os seus dados;
  • Aceite o termo aditivo e selecione a opção para realizar a renegociação;
  • Por fim, faça emissão do boleto de entrada.

O processo será efetivado apenas a partir do momento em que o estudante quitar a primeira parcela. Ele também pode ser feito pelo Banco do Brasil, por meio do aplicativo da instituição financeira ou em agências da instituição financeira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade