Fies: governo abre prazo para renegociar dívidas; veja quem pode

Processo de renegociação de dívidas com o Fies oferece até 99% de desconto para os que aderirem ao contrato.

Desde a última quinta-feira (1), estudantes que contrataram o Financiamento Estudantil (Fies) podem iniciar o processo de renegociação de dívidas pela Caixa Econômica Federal. Por meio do aplicativo Fies Caixa, interessados podem realizar o refinanciamento de parcelas que estejam em atraso com até 99% de desconto.

Para que o desconto seja aplicado, é necessário que os estudantes façam o pagamento à vista. Este serviço estará disponível até 31 de dezembro deste ano, de forma totalmente remota, com agentes financeiros da Caixa e Banco do Brasil.

Da mesma forma, além da renegociação de dívidas, o Fies Caixa permite que dados do contrato sejam consultados, bem como que boletos sejam gerados para pagamento.

Os interessados em saber se seus contratos podem ser renegociados devem checar no aplicativo, por meio de simulação de opções, escolhendo a mais adequada.

Quem pode entrar na renegociação do Fies?

Fies: governo abre prazo para renegociar dívidas; veja quem pode
Processo de renegociação de dívidas com o Fies oferece até 99% de desconto. Foto: Pixabay.

A possibilidade é oferecida para todos os estudantes que contratam serviços de financiamento. Aqueles que estão com o pagamento das parcelas em dia têm direito a 12% de desconto.

Enquanto isso, os que estavam em fase de quitação em 30 de dezembro do ano passado, mas com atraso de pagamento de mais de 90 dias, conseguem desconto de até 99%. O valor varia de acordo com o perfil do candidato.

Da mesma forma, os estudantes com atrasos de mais de um ano, mas beneficiados pelo Auxílio Emergencial 2021 ou inscritos no CadÚnico, também podem solicitar o desconto.

Seja como for, é possível descobrir se um aluno está apto ao benefício ou não por meio da plataforma do Fies, com simulações de renegociação.

Cada categoria de estudante e o desconto total que cada um tem direito estão organizados da seguinte maneira:

  • Estudantes sem atraso: desconto de 12% no que ainda precisa ser pago, apenas à vista;
  • Estudantes com atraso de 90 dias: desconto da totalidade dos encargos e 12% do valor principal, apenas à vista. Da mesma forma, limpeza de todos os encargos, sem desconto no valor principal, podendo dividir em 150 vezes;
  • Estudantes com atraso de mais de um ano, beneficiários do CadÚnico ou Auxílio Emergencial 2021: desconto de 92%, apenas à vista;
  • Estudantes com atraso de mais de 5 anos, beneficiários do CadÚnico ou Auxílio Emergencial 2021: desconto de 99%, apenas à vista.

Renegociar dívidas: aplicativo Fies Caixa

O aplicativo do Fies foi lançado no dia 30, e já está disponível para download (Android e iOS) desde a última quinta-feira (1). De acordo com a Caixa, cerca de 1,85 milhões de clientes devem se beneficiar do serviço, com a possibilidade de renegociação para 1,2 milhão.

Para solicitar a renegociação do Fies, o estudante deve fazer o download do aplicativo e escolher a opção “Renegociação Fies”. A partir de então, é necessário:

  • Verificar se o contrato pode ser renegociado ou não;
  • Conferir todos os dados do contrato;
  • Fazer a simulação das renegociações disponíveis;
  • Confirmar os dados;
  • Aceitar o termo aditivo e selecionar a renegociação;
  • Emitir o boleto de entrada.

O processo será efetivado somente a partir do momento em que o estudante pagar a primeira parcela. Ele também pode ser feito pelo Banco do Brasil, por meio do aplicativo da instituição financeira ou em agências do BB.

Leia também


você pode gostar também

Inscritos no Enem poderão ter acesso à passagem gratuita; entenda projeto

Proposta da Câmara dos Deputados prevê que inscritos no Enem recebam passagem gratuita em transporte público no dia da prova.

Encceja: governo libera gabarito oficial das provas; saiba consultar

O gabarito oficial das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está disponível.

Senai abre 18 cursos online gratuitos; veja opções e como se inscrever

Os cursos gratuitos e online do Senai são voltados para o aperfeiçoamento profissional, assim como aprofundamento dos conhecimentos e formações iniciais em diversas áreas.

Sebrae oferta 302 cursos online gratuitos no país; veja as opções

A plataforma de cursos online do Sebrae oferece especialização aos estudantes em áreas como finanças, inovação, negócios, organização e mercado.

MEC libera mais de 100 cursos online gratuitos no país; veja como se inscrever

O Ministério da Educação, através da plataforma Aprenda Mais, oferece diversos cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento para todos os brasileiros.

Renegociação de dívidas do Fies está aberta; saiba como fazer pelo app

Processo de renegociação de dívidas com o Fies concede descontos de até 99% para quem aderir ao contrato.