MEC libera mais de 100 cursos online gratuitos no país; veja como se inscrever

O Ministério da Educação, através da plataforma Aprenda Mais, oferece diversos cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento para todos os brasileiros.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 100 cursos online e gratuitos para os brasileiros, através da plataforma Aprenda Mais. Como um ambiente virtual de aprendizagem, o sistema oferece diversas oportunidades de capacitação profissional em diferentes áreas do conhecimento.

continua depois da publicidade

Após a conclusão do curso, é possível obter um certificado digital que comprove o vínculo, além das horas investidas para o estudo. No geral, cada formação possui especificidades, como a carga horária, público-alvo, requisitos e metodologia, com oferecimento de instituições de ensino nacionais. Saiba mais a seguir:

Quais são os cursos disponíveis na plataforma?

Os cursos oferecidos pelo MEC através da plataforma Aprenda Mais estão distribuídos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Segurança e outros setores. Também existem formações específicas em oratória, direito, administração pública, contabilidade e afins.

Leia também

Na categoria de Produção Cultural e Design, por exemplo, o curso “A arte de falar em público” possui uma carga horária de 20 horas, com prazo mínimo para obtenção do certificado fixado em quatro dias a partir da inscrição. O público-alvo em questão são estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento.

continua depois da publicidade

Por outro lado, o curso de Direito do Trabalho, na categoria de Segurança, possui carga-horária de 40 horas e é destinada a estudantes ou profissionais de Direito. Além disso, possui um prazo máximo de obtenção do certificado de 6 dias após a inscrição.

Sendo assim, os cursos gratuitos e online oferecidos pelo MEC podem ser uma ferramenta de preparação para os concurseiros, e também estudantes do Ensino Médio ou do Ensino Superior. Porém, é importante se planejar com os estudos.

continua depois da publicidade

Como se inscrever na plataforma do MEC?

Para realizar a inscrição nos mais de 100 cursos online gratuitos do MEC, é necessário acessar a plataforma do Aprenda Mais pela internet e realizar o cadastro. Ao acessar o portal, clique no link disponível no canto superior direito, onde se diz “Você ainda não se identificou (Acessar) e siga os passos:

  1. Clique em “Criar uma conta” na aba em que aparece a pergunta “Esta é a sua primeira vez aqui?” para iniciar o primeiro cadastro;
  2. Na seção seguinte, preencha as suas informações de idade e localização, pois o site utiliza essa informação para determinar se o usuário está dentro das regras do portal;
  3. Posteriormente, preencha o outro formulário, criando um nome de usuário e senha forte, com menos de 8 caracteres e dígitos especiais;
  4. Informe seus dados pessoais, como endereço de e-mail, nome e sobrenome, cidade e município de residência, número do CPF, etnia e afins;
  5. Conclua o cadastro preenchendo o Captcha de segurança do portal e clique em “Criar minha conta”;
  6. Confirme o seu cadastro por meio do e-mail enviado ao endereço informado no registro e pronto, você pode começar os seus estudos.

Caso seja necessário acessar mais informações, o MEC e o Aprenda Mais oferecem uma página de Perguntas Frequentes no site. Além disso, é possível solicitar atendimento e outras informações na aba de Suporte, após informar o motivo do contato.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade