MEC libera mais de 100 cursos online gratuitos no país; veja como se inscrever

O Ministério da Educação, através da plataforma Aprenda Mais, oferece diversos cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento para todos os brasileiros.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 100 cursos online e gratuitos para os brasileiros, através da plataforma Aprenda Mais. Como um ambiente virtual de aprendizagem, o sistema oferece diversas oportunidades de capacitação profissional em diferentes áreas do conhecimento.

Após a conclusão do curso, é possível obter um certificado digital que comprove o vínculo, além das horas investidas para o estudo. No geral, cada formação possui especificidades, como a carga horária, público-alvo, requisitos e metodologia, com oferecimento de instituições de ensino nacionais. Saiba mais a seguir:

Quais são os cursos disponíveis na plataforma?

Os cursos oferecidos pelo MEC através da plataforma Aprenda Mais estão distribuídos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Segurança e outros setores. Também existem formações específicas em oratória, direito, administração pública, contabilidade e afins.

Na categoria de Produção Cultural e Design, por exemplo, o curso “A arte de falar em público” possui uma carga horária de 20 horas, com prazo mínimo para obtenção do certificado fixado em quatro dias a partir da inscrição. O público-alvo em questão são estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento.

Por outro lado, o curso de Direito do Trabalho, na categoria de Segurança, possui carga-horária de 40 horas e é destinada a estudantes ou profissionais de Direito. Além disso, possui um prazo máximo de obtenção do certificado de 6 dias após a inscrição.

Sendo assim, os cursos gratuitos e online oferecidos pelo MEC podem ser uma ferramenta de preparação para os concurseiros, e também estudantes do Ensino Médio ou do Ensino Superior. Porém, é importante se planejar com os estudos.

Como se inscrever na plataforma do MEC?

Para realizar a inscrição nos mais de 100 cursos online gratuitos do MEC, é necessário acessar a plataforma do Aprenda Mais pela internet e realizar o cadastro. Ao acessar o portal, clique no link disponível no canto superior direito, onde se diz “Você ainda não se identificou (Acessar) e siga os passos:

  1. Clique em “Criar uma conta” na aba em que aparece a pergunta “Esta é a sua primeira vez aqui?” para iniciar o primeiro cadastro;
  2. Na seção seguinte, preencha as suas informações de idade e localização, pois o site utiliza essa informação para determinar se o usuário está dentro das regras do portal;
  3. Posteriormente, preencha o outro formulário, criando um nome de usuário e senha forte, com menos de 8 caracteres e dígitos especiais;
  4. Informe seus dados pessoais, como endereço de e-mail, nome e sobrenome, cidade e município de residência, número do CPF, etnia e afins;
  5. Conclua o cadastro preenchendo o Captcha de segurança do portal e clique em “Criar minha conta”;
  6. Confirme o seu cadastro por meio do e-mail enviado ao endereço informado no registro e pronto, você pode começar os seus estudos.

Caso seja necessário acessar mais informações, o MEC e o Aprenda Mais oferecem uma página de Perguntas Frequentes no site. Além disso, é possível solicitar atendimento e outras informações na aba de Suporte, após informar o motivo do contato.

Leia também


você pode gostar também

SENAC abre 48 cursos online gratuitos; veja requisitos e como se inscrever

Os cursos oferecidos pela plataforma fazem parte do Programa Senac de Gratuidade, destinados às pessoas com renda menor que dois salários mínimos.

Inscritos no Enem poderão ter acesso à passagem gratuita; entenda projeto

Proposta da Câmara dos Deputados prevê que inscritos no Enem recebam passagem gratuita em transporte público no dia da prova.

Encceja: governo libera gabarito oficial das provas; saiba consultar

O gabarito oficial das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está disponível.

Senai abre 18 cursos online gratuitos; veja opções e como se inscrever

Os cursos gratuitos e online do Senai são voltados para o aperfeiçoamento profissional, assim como aprofundamento dos conhecimentos e formações iniciais em diversas áreas.

Sebrae oferta 302 cursos online gratuitos no país; veja as opções

A plataforma de cursos online do Sebrae oferece especialização aos estudantes em áreas como finanças, inovação, negócios, organização e mercado.

Renegociação de dívidas do Fies está aberta; saiba como fazer pelo app

Processo de renegociação de dívidas com o Fies concede descontos de até 99% para quem aderir ao contrato.