O Fundo de Financiamento Estudantil do segundo semestre divulgou os nomes dos candidatos aprovados na lista de espera do FIES 2022 nesta segunda-feira, 22 de agosto de 2022, conforme o edital do programa. Sempre que um aluno classificado nesta etapa não efetivar a sua matrícula, a vaga será disponibilizada novamente no sistema e será liberada para um novo estudante.
Dessa forma, é preciso que os interessados acompanhem as atualizações no site do Fundo diariamente, até 22 de setembro, data em que o processo será finalizado. A lista de espera para o Fies é formada logo após a divulgação dos resultados. Depois da primeira etapa de seleção, o processo é automático. Assim, o candidato não precisa fazer nenhum tipo de cadastro ou petição para estar entre os selecionados.
Quem pode concorrer ao Fies 2022?
O programa possui um formato diferente para 2022, com duas modalidades de financiamento. A primeira corresponde ao Fies, e consiste em crédito direto do governo federal, com custo reduzido. A segunda modalidade é a P-Fies, ofertada diretamente pelas instituições financeiras parceiras a partir de recursos do poder público.
Apesar de o valor ser superior à primeira, a P-Fies é uma modalidade mais barata do que financiamentos convencionais oferecidos no mercado financeiro. O crédito pode ser solicitado por quem possui renda familiar total de até cinco salários mínimos por mês. Para garantir o empréstimo estudantil, os interessados precisam:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante alguma edição a partir de 2010;
- Nota geral deve ser de, no mínimo, 450 pontos nas questões objetivas;
- Não poderá zerado a redação.
Além da nota obtida no Enem, o sistema do Fies também considera a seguinte ordem de prioridade:
- Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca tiveram cadastro no Fies;
- Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior, mas que já foram beneficiados pelo financiamento estudantil e quitaram as dívidas;
- Candidatos que concluíram o ensino superior, sem Fies;
- Candidatos que já concluíram o ensino superior com o financiamento do Fies, tendo as dívidas devidamente quitadas.
Dessa forma, as pessoas que ainda tiverem débitos no programa não poderão se inscrever.
Fies: projeto prevê bônus de 20% sobre parcela paga
Beneficiários com a mensalidade em dia do Fundo de Financiamento Estudantil podem ter direito a bônus de 20% sobre o valor da parcela paga. Esse desconto faz parte do projeto de lei (PL) 2.115/2022, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).
O objetivo é aplicar o benefício em todas as parcelas de contratos pagas entre 20 de março de 2020 a 31 de março de 2021. Na época, havia o estado de emergência do país em razão da pandemia da COVID-19. Contudo, a regra é válida apenas aos estudantes com as prestações em dia.
O senador Rogério Carvalho justifica o texto em razão dos efeitos da pandemia na vida de muitos dos beneficiários do Fies, já que muitos deles ficaram desempregados e perderam suporte familiar.
Dessa maneira, ele defende que é essencial recuperar o crédito daqueles que ainda não quitaram suas dívidas e oferecer um bônus aos que mantiveram as contas em dia. O autor da proposta pontuou ainda que o projeto será uma boa forma de estimular o pagamento dos estudantes que buscam permanecer adimplentes.