Fies: renegociação de dívidas começa em setembro; descontos de até 99%

Estudantes do ensino superior que contrataram o Fies até 2017 poderão renegociar as dívidas, parcelar os valores e obter descontos.

Um novo prazo para quitação de débito com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será aberto neste semestre. Estudantes com valores pendentes terão de 1° de setembro a 31 de dezembro de 2022 para fazer a renegociação de dívidas do Fies. A oportunidade é para amortização de parcelas vencidas há mais de 90 dias.

continua depois da publicidade

Cada pessoa poderá efetivar os pagamentos com condições especiais, incluindo descontos de até 99%. Dependendo do caso, será possível dividir o valor em até 150 meses. As regras para realizar os acordos foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e publicadas por meio da Resolução n° 51, em julho de 2022.

O procedimento é uma espécie de refinanciamento que estende o prazo para o pagamento do primeiro empréstimo contratado. Os interessados poderão renegociar as dívidas que têm com o Fies diretamente com a Caixa Econômica ou Banco do Brasil. O programa ficará disponível para quem contratou os valores até 2017.

Regras do Fies para renegociação de dívidas

Leia também
dívidas do fies, desconto em dívidas do fies, renegociação de dívidas do fies

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

De acordo com o documento publicado pelo MEC, poderá negociar as quantias em aberto quem foi beneficiado pelo programa e “cujo contrato de financiamento se encontrava em fase de amortização na data de 30 de dezembro de 2021“. O texto determina que a renegociação de dívidas com o Fies seja feita nas seguintes condições:

continua depois da publicidade
  1. Estudantes com débitos vencidos não pagos há mais de 90 dias: desconto dos encargos mais redução de 12% no valor principal ou parcelamento em até 150 vezes, sem juros e multas;
  2. Estudantes inscritos no CadÚnico ou que tenham recebido Auxílio Emergencial em 2021 e estejam com débitos vencidos não pagos há mais de 360 dias: desconto de 92% no valor consolidado da dívida, com pagamento total do saldo devedor. Se a data da última prestação, prevista em contrato, estiver em atraso há mais de cinco anos, a redução será de 99%;
  3. Estudantes com débitos vencidos não pagos há mais de 360 dias (público em geral): desconto de 77% no valor consolidado da dívida, por meio de quitação total do saldo devedor;
  4. Estudantes com os valores em dia: 12% de desconto para pagamento à vista do valor restante em parcela única.

Ao renegociar as dívidas, o Fies permite que os grupos 2 e 3 dividam a quantia pendente em até 15 prestações mensais. Esses terão aplicação de juros seguindo o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (TMS). Para dividir o pagamento, será necessário dar entrada e as parcelas não podem ser menores do que R$ 200.

O que acontece se atrasar o pagamento

Aqueles que optarem pelo parcelamento da dívida com o Fies precisam prestar muita atenção no valor das parcelas da renegociação. Isso porque a Resolução do MEC prevê punições para quem não quitar os débitos em dia. Segundo o texto:

continua depois da publicidade
  • Quem deixar de pagar três parcelas consecutivas perde o desconto inicial e direito ao refinanciamento;
  • Quem deixar de pagar cinco parcelas em qualquer período terá toda a renegociação cancelada;
  • Quem atrasar as parcelas após o refinanciamento receberá juros moratórios de 1% ao mês sobre a cota em aberto e multa de 2% sobre o valor restante.

Vale ressaltar ainda que, pelas regras, os estudantes que ficarem inadimplentes de qualquer obrigação com a renegociação de dívidas do Fies terá seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade