MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

As aulas da plataforma são de áreas como Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Idiomas e ciências variadas.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou recentemente novas oportunidades para que interessados possam estudar para receber qualificação profissional. O processo é parte da plataforma Aprenda Mais, que é um ambiente virtual de aprendizagem que busca ampliar a oferta de capacitação para diversas áreas de conhecimento. Todos os cursos são online e gratuitos, e garantem certificado de conclusão no final dos estudos.

Leia também

No geral, as opções oferecidas pela plataforma são para áreas de ensino como Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Informação e Comunicação, Segurança e Turismo. Vale lembrar que a Aprenda Mais estará em manutenção até o dia 4 de agosto, mas após este período, os interessados já poderão conferir os cursos disponíveis.

Cursos online gratuitos do MEC

Todos os cursos ofertados pelo MEC estão no formato Massive Open Online Course (MOOC), que é uma modalidade que permite que o aprendizado seja feito de uma forma mais acessível e flexível. Isso ocorre pelo fato das aulas serem gratuitas, e em plataformas que podem ser acessadas por qualquer um.

De acordo com o Ministério, a expectativa é que mais de 820 mil estudantes possam ser capacitados até 2025.

Cada curso do MEC possui determinada quantidade de módulos, bem como tempo de duração específicos. Assim, o estudante pode escolher a melhor opção para realizar seus estudos. Alguns dos cursos online gratuitos disponíveis para capacitação são:

  • História do Brasil;
  • Comunicação Empresarial;
  • Saúde Coletiva;
  • Estatística: conceitos e representações;
  • Lazer na Hotelaria;
  • Conservação Ambiental;
  • Segurança do Trabalho;
  • Bebidas: conceitos e tipos;
  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Captação de Recursos;
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;
  • A arte de falar em público.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC

Para fazer a inscrição nos cursos do MEC, o interessado deve acessar a plataforma do Aprenda Mais, que está em manutenção, e fazer seu cadastro.

Feito isso, só é necessário ir até a página inicial e clicar na área de atuação mais compatível com o perfil do estudante, e verificar os cursos disponíveis. Logo depois, é preciso selecionar o curso desejado e conferir as informações, e por fim, finaliza-se a matrícula. A partir de então, já é possível começar a estudar.

Sobre o Aprenda Mais do MEC

O Aprenda Mais é uma plataforma do MEC desenvolvida para que o público possa fazer cursos online abertos e massivos. Todos possuem coordenação de servidores de instituições de ensino da Rede Federal, e oferecem capacitação na medida que é possível receber um certificado, caso o aluno atinja a nota mínima.

Leia também


você pode gostar também

Fies: veja regras para renegociação de dívidas e saiba aderir em 2022

Bancos oferecem descontos de até 99%, em alguns casos, para renegociação de dívidas do Fies (Financiamento Estudantil).

SENAC abre 48 cursos online gratuitos; veja requisitos e como se inscrever

Os cursos oferecidos pela plataforma fazem parte do Programa Senac de Gratuidade, destinados às pessoas com renda menor que dois salários mínimos.

Inscritos no Enem poderão ter acesso à passagem gratuita; entenda projeto

Proposta da Câmara dos Deputados prevê que inscritos no Enem recebam passagem gratuita em transporte público no dia da prova.

Encceja: governo libera gabarito oficial das provas; saiba consultar

O gabarito oficial das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está disponível.

Senai abre 18 cursos online gratuitos; veja opções e como se inscrever

Os cursos gratuitos e online do Senai são voltados para o aperfeiçoamento profissional, assim como aprofundamento dos conhecimentos e formações iniciais em diversas áreas.

Sebrae oferta 302 cursos online gratuitos no país; veja as opções

A plataforma de cursos online do Sebrae oferece especialização aos estudantes em áreas como finanças, inovação, negócios, organização e mercado.