Afinal, o novo Enem já começará a valer neste ano de 2022? Entenda

Com a mudança no ensino médio, o governo federal anunciou alterações também no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação (MEC) apresentou neste mês algumas possíveis alterações no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que devem começar a vigorar no ano de 2024.

continua depois da publicidade

Uma das principais alterações corresponde à bonificação para quem cursou ensino técnico. O novo Enem deve atribuir nota maior para quem tem nível técnico em área similar à escolhida para o curso superior.

Contudo, essa não é uma regra fixa e cada instituição de ensino poderá definir se esse critério irá ou não gerar a pontuação extra. Segundo o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o MEC irá montar uma tabela sugerindo o formato para cada área.

Leia também

Ainda segundo o ministro, essa maior nota no novo Enem é uma forma de promover aquele estudante que escolheu a formação técnica.

continua depois da publicidade

Novo Enem: o que muda?

A atualização do exame de entrada na graduação segue as transformações realizadas conforme novo ensino médio. De acordo com a grade curricular, os estudantes contarão com parte da carga horária voltada para itinerários formativos.

Dentro deles o estudante poderá optar por curso técnico, que pode garantir uma bonificação extra no novo Exame. Outras mudanças importantes no formato da avaliação serão realizadas, confira:

  • Primeira prova será interdisciplinar com questões interpretativas e com ênfase em português e matemática, igual para todos. Também haverá uma redação;
  • Segunda prova terá questões voltadas para a área do conhecimento escolhida pelo estudante na área do curso superior desejado, contemplando os itinerários formativos;
  • As provas poderão ser compostas tanto questões objetivas de múltipla escolha como discursivas, onde os candidatos deverão discorrer sobre o assunto;

Dessa forma, o novo Enem será montado para aproximar os candidatos à área do curso de nível superior desejado. Assim, os alunos continuarão usando a nota para entrar na graduação superior, mas cada universidade poderá estabelecer seus próprios parâmetros para selecionar os alunos.

continua depois da publicidade

O MEC informou também que, com o novo Enem, a ideia é migrar para formatos digitais que utilizarão de inteligência artificial para correção dos textos.

Leia também

Concursos em sua
cidade