As inscrições do Sisu 2022 (Sistema de Seleção Unificada) estão se aproximando, previstas para acontecer no período de 15 a 18 de fevereiro. Dentro desse prazo, estudantes que realizaram o Enem 2021 devem ingressar no sistema utilizando sua nota da prova.
- Enem 2022: INEP confirma datas das provas; confira os dias escolhidos
- Sisu 2022: governo divulga calendário para 1º semestre do ano
De acordo com as regras do programa, não existe uma nota mínima para a participação. O portal do Sisu informa que pode se inscrever quem “obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro”. Isso porque cada universidade terá o seu próprio ponto de corte para cada curso.
Nota mínima no Sisu: como é calculado o ponto de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia o próprio Sistema de Seleção calcula qual é a menor pontuação para ser um potencial selecionado à vaga. A conta é feita por curso, considerando a quantidade de ofertas e o número de candidatos inscritos. O ponto de corte é uma média e pode ser alterado conforme mais pessoas se registram.
Ou seja, não há garantias que você conseguirá aquela vaga. Por isso, é preciso ficar atento e verificar todos os dias se o seu resultado do Enem está dentro da nota mínima do curso que você escolheu no Sisu. Vale ressaltar também que cada estudante pode escolher até duas opções de graduação.
Enquanto as inscrições estiverem abertas, é possível alterar a universidade, o curso e a modalidade que você está pleiteando. Isso serve tanto para a primeira, como para a segunda opção. O resultado final será divulgado no dia 22 de fevereiro no portal do Sisu e deve sair nos sites das Instituições de Ensino também.