Apesar de o Inep ainda não ter liberado os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes já estão ansiosos para verificar seu desempenho na prova. Por isso, é interessante que esses candidatos já saibam como consultar sua nota do Enem.
- Nube libera cursos online gratuitos para qualificação profissional
- Saiba fazer a consulta de seu PIS pelo CPF
Consultar a nota do Enem: o que fazer
Assim como as demais informações acerca do Exame, os resultados também são divulgados no site do Inep. Assim que a nota do Enem for lançada, os estudantes que realizaram a prova devem acessar a página do participante e:
- Clicar no botão azul “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
- Inserir o CPF e senha para entrar na sua conta;
- Clicar na opção “Boletim de Desempenho Individual”.
Depois disso, o resultado será apresentado separadamente de acordo com as quatro áreas mais a redação. Para saber mais sobre a parte discursiva, é só clicar em “Vista Pedagógica”. Você poderá ver o seu desempenho nas cinco competências utilizadas para avaliação do texto. Além disso, é possível comparar a sua nota da redação do Enem com a de outros candidatos.
Calcular nota do Enem: como fazer a conta
Diferentemente de outras provas, o Exame do Ensino não contabiliza os pontos de acordo com os acertos, já que as questões têm pesos diferentes. O sistema de correção utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), indicando que o desempenho dos participantes influencia no valor da questão.
Dessa forma, é feita uma análise do conhecimento, mas também identificando quantos acertaram as questões no chute. Vale ressaltar que cada instituição dá o seu próprio peso (1, 2 ou 3) para as questões. Dessa forma, existem duas maneiras de calcular a nota do Enem:
- Média simples: somando a pontuação de todas as áreas (inclusive redação) e dividindo por cinco;
- Média por pesos: pegar a nota de cada área e multiplicar pelo respectivo peso dado pela instituição. Somar os resultados e dividir pelo somatório das notas originalmente divulgadas pelo Inep.
Vale ressaltar que alguns programas cobram nota mínima de redação do Enem para inscrição. E os critérios também podem variar de acordo com as Universidades parceiras.