Saiba como consultar sua nota do Enem e calcular a média

O passo a passo para consultar a nota do Enem é bastante simples, bastando acessar o site do Inep na área do candidato. Veja mais.

Apesar de o Inep ainda não ter liberado os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes já estão ansiosos para verificar seu desempenho na prova. Por isso, é interessante que esses candidatos já saibam como consultar sua nota do Enem.

continua depois da publicidade

Consultar a nota do Enem: o que fazer

Assim como as demais informações acerca do Exame, os resultados também são divulgados no site do Inep. Assim que a nota do Enem for lançada, os estudantes que realizaram a prova devem acessar a página do participante e:

  1. Clicar no botão azul “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
  2. Inserir o CPF e senha para entrar na sua conta;
  3. Clicar na opção “Boletim de Desempenho Individual”.

Depois disso, o resultado será apresentado separadamente de acordo com as quatro áreas mais a redação. Para saber mais sobre a parte discursiva, é só clicar em “Vista Pedagógica”. Você poderá ver o seu desempenho nas cinco competências utilizadas para avaliação do texto. Além disso, é possível comparar a sua nota da redação do Enem com a de outros candidatos.

Calcular nota do Enem: como fazer a conta

Diferentemente de outras provas, o Exame do Ensino não contabiliza os pontos de acordo com os acertos, já que as questões têm pesos diferentes. O sistema de correção utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), indicando que o desempenho dos participantes influencia no valor da questão.

continua depois da publicidade

Dessa forma, é feita uma análise do conhecimento, mas também identificando quantos acertaram as questões no chute. Vale ressaltar que cada instituição dá o seu próprio peso (1, 2 ou 3) para as questões. Dessa forma, existem duas maneiras de calcular a nota do Enem:

  • Média simples: somando a pontuação de todas as áreas (inclusive redação) e dividindo por cinco;
  • Média por pesos: pegar a nota de cada área e multiplicar pelo respectivo peso dado pela instituição. Somar os resultados e dividir pelo somatório das notas originalmente divulgadas pelo Inep.

Vale ressaltar que alguns programas cobram nota mínima de redação do Enem para inscrição. E os critérios também podem variar de acordo com as Universidades parceiras.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade