Provas do Encceja: saiba como consultar o gabarito das questões

Gabaritos das provas do Encceja devem sair no mês de setembro, no site do Inep. Confira a data prevista e outros detalhes.

O Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020 finalmente aplicou suas provas. As avaliações ocorreram em 29 de agosto de 2021 (último domingo), devido à pandemia. Agora, a expectativa fica por conta da liberação do gabarito.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi o responsável pela aplicação das provas. O instituto também é responsável pelas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vale lembrar que qualquer interessado que não possua graduação no ensino fundamental ou médio pode fazer a prova do Encceja de forma gratuita. É necessário ter ao menos 15 anos para o certificado de nível fundamental ou 18 anos para nível médio.

Quando o Inep vai liberar os gabaritos do Encceja

Segundo a previsão do Inep, os gabaritos do Encceja devem sair a partir do dia 10 de setembro de 2021. Será possível visualizar as respostas previstas no site do instituto. Ainda não há um horário definido.

Apesar da expectativa dos candidatos e da provável ansiedade em saber o resultado final nas provas, o Inep ainda não anunciou a data de divulgação das notas, portanto, será necessário aguardar comunicados oficiais.

Como foram as provas do Encceja

As provas do Encceja foram aplicadas em dois turnos. Na manhã, das 9h às 13h, e no período vespertino, das 15h30 às 20h30. Confira o que caiu:

  • Ciências naturais (apenas ensino fundamental);
  • Química, física e biologia (apenas ensino médio);
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Inglês e Espanhol;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Os participantes ainda tiveram que redigir uma redação conforme o tema oferecido pelo Inep.

Leia também

você pode gostar também

Encceja será aplicado em breve; consulte horário das provas e o que estudar

Destinado aos estudantes que não concluíram as etapas de ensino na idade correspondente, o Encceja 2022 será aplicada em breve.

MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

As aulas da plataforma são de áreas como Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Idiomas e ciências variadas.

Inscrições para o Prouni 2022 terminam nesta sexta; veja como se cadastrar

Candidatos ao Prouni 2022 devem cumprir todos os requisitos para realizar as inscrições pelo site do Acesso Único criado pelo MEC.

Estes 5 sites oferecem cursos online gratuitos e você não conhecia

A Fundação Bradesco, FGV, Sebrae, Omie.Academy e o Gov.Br são opções populares na hora de buscar especializações práticas.

Prouni 2022 tem inscrições prorrogadas; veja novo prazo limite

As inscrições para o Prouni 2022 foram prorrogadas. Prazo aumentou após alunos apontarem falha no sistema online.

Prouni 2022: começa inscrição para o 2º semestre; saiba como participar

Inscrições do Prouni poderão ser feitas até o dia 04 de agosto. Programa oferece bolsas para instituições de nível superior particulares.