Provas do Encceja: saiba como consultar o gabarito das questões

Gabaritos das provas do Encceja devem sair no mês de setembro, no site do Inep. Confira a data prevista e outros detalhes.

O Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020 finalmente aplicou suas provas. As avaliações ocorreram em 29 de agosto de 2021 (último domingo), devido à pandemia. Agora, a expectativa fica por conta da liberação do gabarito.

continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi o responsável pela aplicação das provas. O instituto também é responsável pelas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vale lembrar que qualquer interessado que não possua graduação no ensino fundamental ou médio pode fazer a prova do Encceja de forma gratuita. É necessário ter ao menos 15 anos para o certificado de nível fundamental ou 18 anos para nível médio.

Quando o Inep vai liberar os gabaritos do Encceja

Segundo a previsão do Inep, os gabaritos do Encceja devem sair a partir do dia 10 de setembro de 2021. Será possível visualizar as respostas previstas no site do instituto. Ainda não há um horário definido.

continua depois da publicidade

Apesar da expectativa dos candidatos e da provável ansiedade em saber o resultado final nas provas, o Inep ainda não anunciou a data de divulgação das notas, portanto, será necessário aguardar comunicados oficiais.

Como foram as provas do Encceja

As provas do Encceja foram aplicadas em dois turnos. Na manhã, das 9h às 13h, e no período vespertino, das 15h30 às 20h30. Confira o que caiu:

  • Ciências naturais (apenas ensino fundamental);
  • Química, física e biologia (apenas ensino médio);
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Inglês e Espanhol;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Os participantes ainda tiveram que redigir uma redação conforme o tema oferecido pelo Inep.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

EV.G oferece mais de 500 cursos on-line e gratuitos em plataforma do ENAP

Desde seu lançamento, mais de 4 milhões de certificados já foram emitidos pela plataforma; veja como ter acesso aos cursos on-line e gratuitos da EV.G.

MEC oferece cursos on-line e gratuitos pela plataforma Aprenda Mais

Confira alguns dos cursos on-line e gratuitos oferecidos pela plataforma Aprenda Mais do MEC para turbinar o seu currículo.

Google oferece cursos on-line e gratuitos pela plataforma Google Ateliê Digital

O Google oferece várias opções de especialização para aqueles interessados em impulsionar sua carreira por meio do Ateliê Digital.

Encceja 2023: qual conteúdo estudar para a prova?

O Encceja 2023 ocorrerá no dia 27 de agosto. Daqui até lá, os candidatos devem estudar o conteúdo das provas destinado ao nível de ensino para o qual deseja obter o certificado.

MEC: cursos on-line e gratuitos são ofertados pela plataforma Aprenda Mais

O Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma Aprenda Mais, está oferecendo cursos on-line e gratuitos em mais de 12 áreas, incluindo Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios e Segurança. Todas as formações oferecem certificado no…

SENAI oferece mais de 200 cursos on-line e gratuitos à distância

Cursos oferecidos pelo SENAI são para diversas áreas ligadas ao conhecimento. Inscrições são gratuitas e as aulas acontecem no formato EAD; veja como se inscrever e cursar alguma das oportunidades.