Eclipses em 2023: veja calendário com todas as datas previstas

Os Eclipses em 2023 possuem datas previstas por estudos específicos da Astronomia e Astrofísica, permitindo a visualização e acompanhamento do fenômeno.

Os Eclipses em 2023 poderão ser observados por entusiastas do espaço em datas previstas no calendário oficial. No geral, esse cronograma é criado com base em análises de pesquisadores do ramo de Astrofísica e Astronomia.

Sobretudo, ferramentas avançadas como os satélites, observatórios especiais e super telescópios permitem um acompanhamento e previsão acerca dos fenômenos. Porém, a expectativa é que todos possam acompanhar os Eclipses em 2023 por meio das transmissões ao vivo de institutos especializados, mas também a olho nu em diferentes cidades.

Qual é o calendário de eclipses em 2023?

O portal Space oferece aos aficionados em Astronomia um guia completo para acompanhar os eclipses em 2023. Além de especificar as datas, há informações sobre onde e como visualizar esses fenômenos. De acordo com as informações, o calendário com as datas previstas está organizado assim:

  • Eclipse Solar: 19 de abril;
  • Eclipse Lunar: 05 de maio;
  • Eclipse Solar: 14 de outubro;
  • Eclipse Lunar: 28 de outubro.

A visualização do fenômeno poderá acontecer a olho nu, a depender das condições meteorológicas no momento do eclipse, e também da localização dos observadores. Entretanto, institutos de pesquisa e de Astronomia oferecem observações por meio de transmissões na internet, com a ajuda de super telescópios e outras ferramentas.

Como funcionam os eclipses?

A Terra terá dois eclipses lunares em 2023. Em específico, o eclipse lunar do dia 05 de maio será penumbral, com visibilidade em partes específicas da África, Ásia e Austrália.

Por outro lado, o eclipse lunar de 28 de outubro será parcial. Porém, haverá visibilidade em parte dos Estados Unidos, mas também da América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália.

Os Eclipses são caracterizados pela posição dos astros envolvidos no fenômeno, e as consequências na luminosidade que é gerada. Portanto, define-se o eclipse lunar como uma ocorrência em que a sombra da Terra cobre a superfície da Lua. Em outras palavras, o planeta fica localizado entre o satélite natural e o Sol.

Como consequência, é possível que haja uma cobertura total por conta do alinhamento entre os astros. Nos casos em que a superfície da Lua fica parcialmente escura ao atravessar o cone da penumbra que é criada pela Terra, acontece um eclipse lunar penumbral.

Quando somente um pedaço da sombra terrestre é projetada na Lua, o fenômeno recebe o nome de eclipse lunar parcial. Em todos os casos, esse evento nunca é visualizado igualmente em todas as partes do planeta.

No caso dos eclipses solares, o que acontece é que a Lua fica posicionada na frente do Sol. Por isso, a sombra é projetada na superfície da Terra, causando uma pequena região escura no planeta como consequência. Em específico, essa área é considerada umbra, mas é observada somente no eclipse solar total.

O local nos arredores da umbra é chamado penumbra. Nessa área, o eclipse solar parcial é observado, pois há mais luminosidade em relação ao cone da sombra lunar projetada na Terra.

Há ainda uma classificação específica para a antumbra, onde ocorre um eclipse solar anular. Em outras palavras, a antumbra é a parte em que o corpo aparece inteiramente dentro de um disco da fonte luminosa.

Sendo assim, o eclipse anular mostra somente um anel brilhante ao redor do eclipse. Entretanto, se houver uma aproximação com a fonte de luz, o corpo celeste oculto aumenta de tamanho até que seja visualizado novamente uma umbra completa.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.