A abertura oficial do edital para o concurso INSS demanda que os concurseiros estejam atentos às datas estabelecidas, mas também aprendam a aplicar dicas infalíveis durante os estudos. Desse modo, além de estar à frente da concorrência, poderão se preparar para as duas etapas, tanto a prova objetiva quanto o curso de formação.
No geral, as dicas permitem uma sistematização dos estudos, para maior aprendizagem e memorização das informações. Além disso, consideram a rotina pessoal para além da preparação do exame, incluindo o tempo de realização dos simulados, revisão dos conteúdos e descanso. Saiba mais a seguir:
5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS
1) Monte o cronograma com base no conteúdo programático
A prova objetiva do concurso INSS é organizada em 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
Desse modo, o conteúdo programático envolve disciplinas como Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.
Porém, são cobradas questões relativas à Seguridade Social, Legislação Previdenciária, Serviços Previdenciários, Leis Complementares e até mesmo Qualidade de Vida do Servidor Público.
Como são mais de 20 áreas do conhecimento, é fundamental preparar um cronograma de estudos que permita aprofundamento em cada uma delas.
É possível dividir os dias da semana entre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, organizando cada informação cobrada ao longo desse período.
No entanto, deve-se adicionar um período de revisão e realização de exercícios dentro dessa rotina, assim como períodos de descanso e atividade física.
2) Faça esquemas, mapas mensais e/ou flashcards
As estratégias e dicas infalíveis de aprendizagem do conteúdo programático variam de acordo com o perfil do concurseiro, porque tem quem aprenda mais com esquemas e quem prefira resumos longos. Neste caso, é fundamental conhecer qual a forma mais eficaz para você, assim como as técnicas que existem atualmente.
É interessante tentar diferentes métodos, como os mapas mentais, flashcards, esquemas, resumos ou fichas catalográficas. Desse modo, fica mais fácil identificar qual funciona melhor dentro da sua rotina e dos seus hábitos de estudo. Porém, leve em consideração questões mais específicas, como tempo de criação e aplicabilidade.
3) Dê prioridade para matérias que você não tem domínio
Ainda que estudar todas as disciplinas do concurso INSS seja importante, o nível de dedicação e foco deve ser proporcional às suas dificuldades. Portanto, é pouco prático passar longas horas focado nas disciplinas que você domina ou se sente confiante somente para ter um aprofundamento igual a todas as matérias.
Dessa forma, se você consegue se sair bem em Língua Portuguesa, mas tem dúvidas sobre os Serviços Previdenciários, considere diminuir o tempo da primeira para investir mais na área que você não tem domínio, por exemplo.
4) Ritmo constante é melhor do que intensidade
Em vez de utilizar um dia da semana para tentar abraçar o mundo e estudar todos os conteúdos do concurso INSS, opte por criar uma rotina que permita um ritmo constante de estudo. Além de evitar o estresse, a estafa mental e o cansaço, você acaba adotando o cronograma previsto com mais facilidade.
Sendo assim, a aprendizagem e memorização são potencializadas, porque o seu cérebro e organismo estão acostumados ao nível de dedicação. No geral, esse ritmo constante também envolve os momentos de descanso e lazer, fundamentais para os estudos.
5) Separe um tempo para fazer simulados
Como citado anteriormente, não adianta querer abraçar o mundo ou ficar preso aos conteúdos teóricos, porque o concurso INSS também envolve a etapa do curso de formação. Portanto, organize no seu cronograma um período do dia para a realização de simulados e provas anteriores da instituição.
O Concursos no Brasil possui uma seção exclusiva com simulados para o cargo de Técnico do Seguro Social, de modo que você tenha acesso a questões específicas e coloque em prática o que estudou.