O planeta Terra está constantemente em evolução. Desse modo, o crescimento populacional também se modifica, seja com o aumento ou diminuição da população, em razão de alterações climáticas, alimentação e doenças que influenciam nos índices populacionais.
À medida que novos descobrimentos arqueológicos surgem, através de métodos inovadores é possível estimar a quantidade de pessoas que já viveram na Terra. Logo, a base para se chegar nesses números se inicia por meio do entendimento de que existimos na Terra há cerca de 200.000 anos.
Quantas pessoas já viveram na Terra?
Para chegar à quantidade aproximada de pessoas que já viveram no planeta Terra, as pesquisas giram em torno da análise do Homo sapiens, que trata das primeiras civilizações que existiram na Terra por volta de 200.000 anos a.C.
Diante disso, segundo estudos, pesquisadores estimam-se que aproximadamente 117 bilhões de pessoas já nasceram no planeta Terra. No entanto, ainda não há dados demográficos exatos que demonstrem a correta extensão da existência dos humanos no planeta.
Os cálculos são considerados como um Guesstimating, isto é, uma estimativa que se baseia em resultados incompletos. As suposições acerca do tamanho da população em diferentes períodos da história, para saber os dados aproximados de quanto tempo cada pessoa permaneceria viva no planeta, apontam que era necessário muitos nascimentos para que a população crescesse na antiguidade.
Método PRB
Dessa forma, para se chegar a um cálculo aproximado, o método de análise utilizado pelos pesquisadores é o Population Reference Bureau (PRB). O PRB toma por base a primeira contagem populacional a partir do ano de 1995 e desde então vem se atualizando sobre o total de habitantes na Terra.
Além disso, considerando que nos dias atuais existem mais de 8 bilhões de pessoas em nosso planeta, e que cada indivíduo possui seus ascendentes e descendentes, foi possível concluir pelo PRB que em 50.000 a.C. existiam no mundo uma enorme quantidade de Homo Sapiens que nasciam todos os dias.
Por essa metodologia, tem-se que os hominídeos mais antigos surgiram na Terra por volta de 7 milhões de anos a.C., e desde então as pessoas passaram a viver mais, porém a taxa de natalidade caiu.
Isso porque, a taxa de natalidade atualmente, a depender do país, chega a cerca de 45 a 50 por 1000 habitantes, e antigamente essas taxas chegavam a 80 por 1000 habitantes.
Assim, como resultado da pesquisa e por meio de uma análise sobre a existência do primeiro Homo Sapiens até os dias de hoje, estima-se que houve um aumento de 109 bilhões de pessoas para 117 bilhões.
Por fim, levando todos esses fatores em consideração, vemos que esse número de pessoas que já habitaram a Terra poderia ser ainda maior, sem o avanço da medicina e o uso de métodos anticoncepcionais que atualmente freiam o crescimento populacional.