Descubra para que serve a “parte branca” dos olhos

Descubra também quais são as outras partes principais dos olhos, suas funções e como a imagem é formada no referido órgão.

O olho humano é o órgão do corpo que nos permite enxergar o mundo ao nosso redor, em suas belezas e imperfeições. Para isso, ele é formado por diversas partes, cada uma com funções diferentes, que atuam de forma conjunta. Uma dessas partes é a esclera (esclerótica), conhecida popularmente como a parte branca dos olhos.

A esclera é uma das três camadas do globo ocular (ou, olho), mais precisamente, a camada mais externa do olho. Ela é feita de um tecido fibroso e é envolta por uma membrana transparente chamada conjuntiva, outra parte que forma o globo ocular. Mas, para que serve a esclera (esclerótica), a parte branca dos olhos? Veja a resposta a seguir.

Para que serve a parte branca dos olhos?

A esclera (esclerótica), ou a parte branca dos olhos, é responsável por proteger as partes mais internas do globo ocular e fixar os músculos extraoculares que permitem movimento dos olhos. Mais especificamente são seis músculos: reto inferior, reto lateral, reto superior, oblíquo inferior e oblíquo superior.

Quais são as outras partes dos olhos?

Além da esclera, os olhos são formados por outras partes que desempenham diferentes funções. Conheça as principais a seguir:

  • Pálpebras: protegem os nossos olhos e são também responsáveis por lubrificá-los;
  • Córnea: parte mais externa dos olhos, ela é responsável por focalizar a luz que chega aos olhos, por protegê-los contra traumas e contaminações e ainda por manter formato globular do órgão;
  • Cílios: localizados na borda das pálpebras, eles têm a função de proteger os olhos de pequenas partículas (poeira, por exemplo) que possam vir a atingir o órgão;
  • Íris: localizada logo atrás da córnea, a íris define a cor dos olhos e controla a abertura e o fechamento das pupilas de acordo com luminosidade do ambiente;
  • Pupila: é a abertura central da íris. Ela permite que enxerguemos mesmo com variações de luminosidade;
  • Cristalino: é uma lente biconvexa localizada atrás da pupila, o cristalino é responsável por focalizar a luz que entra na pupila e por formar as imagens na retina. Com essas funções, conseguimos enxergar com foco;
  • Conjuntiva: ela é responsável por proteger os olhos de corpos estranhos e lubrificar o globo ocular;
  • Glândula lacrimal: localizada na parte interna da pálpebra superior, ela é responsável por produzir as lágrimas, que por sua, vez, têm a função de umedecer a superfície dos olhos, nutrir a córnea e retirar substâncias estranhas;
  • Retina: camada mais interna dos olhos, a retina tem a função de formar as imagens do que vemos. Além disso, é responsável por repassar as informações ao cérebro por meio do nervo óptico;
  • Nervo óptico: é responsável por conectar os olhos com o cérebro.

Como a imagem é formada nos olhos?

O olho é um sistema complexo óptico. Ao olharmos para um objeto, a luz refletida por esse objeto, passa pela córnea, pupila, cristalino e retina. Quando chega ao cristalino, há a formação de uma imagem invertida desse objeto. Essa imagem fica localizada na retina, onde células especializadas codificam a imagem.

Após isso, a imagem do objeto é enviada ao cérebro por meio do nervo óptico. Chegando ao cérebro, esse órgão converte a imagem para a posição correta. Ficando na posição correta, conseguimos enxergar o objeto de forma nítida.

Porém, quando a imagem não chega corretamente na retina ocorre o defeito de refração, ou seja, miopia e astigmatismo, por exemplo. Para corrigir esse defeito, há a recomendação do uso de óculos, lentes de contato ou até mesmo cirurgia, a depender do caso.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.