Conta de luz mais barata: 6 dicas para economizar energia

A economia da eletricidade nas residências exige algumas mudanças de comportamento que não sacrificam o estilo de vida e conforto das famílias, mas geram mais consciência.

O orçamento familiar doméstico torna-se cada vez mais desafiador de se administrar diante da alta dos preços e da crise econômica no Brasil. Neste sentido, mudanças de comportamento de consumo e medidas paliativas são fundamentais para passar por esse período sem grandes sacrifícios.

continua depois da publicidade

No geral, economizar na conta de energia elétrica diante de tantas bandeiras e tarifas extras permite utilizar o dinheiro em outros sentidos, como na compra de bens de consumo e em outras contas familiares. Sendo assim, confira 6 dicas para economizar energia a seguir:

Como economizar energia elétrica?

Leia também

1) Aproveite a luz natural

Evite ligar as luzes dos cômodos durante o dia, e opte por deixar as janelas abertas nesse período. Assim, você evita o consumo prolongado, garantindo melhor desempenho dos equipamentos enquanto economiza com consciência.

Se precisar, aposte em cortinas translúcidas para manter a privacidade, mas aposte no uso de vidros e espelhos para aumentar a luminosidade dos cômodos. Outra ferramenta interessante é a instalação de claraboias no teto, no caso dos corredores e escadas.

continua depois da publicidade

2) Compre aparelhos com melhor desempenho

No geral, os aparelhos mais antigos tendem a consumir mais energia, oferecendo menor desempenho. Neste sentido, é interessante apostar em eletrodomésticos mais modernos, que oferecem um aproveitamento maior e são otimizados.

3) Opte por lâmpadas fluorescentes ou de LED

As lâmpadas de LED podem ser mais caras no mercado, mas oferecem maior durabilidade e desempenho, garantindo uma boa luminosidade para a sua residência. De acordo com dados da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação, as lâmpadas fluorescentes e de LED reduzem os gastos com energia elétrica em até três vezes.

Além disso, ambas tendem a durar o dobro do tempo enquanto consomem metade da energia das lâmpadas tradicionais. Portanto, são um investimento inteligente e sustentável.

continua depois da publicidade

4) Remova os eletrônicos da tomada

Evite deixar carregadores e fontes de computador ligados na tomada sem uso, pois isso gera um desperdício de energia. Mesmo aqueles monitores que ficam suspensos ou não são utilizados com frequência tendem a consumir eletricidade.

5) Faça manutenções no sistema elétrico de sua casa

Em alguns casos, pode estar havendo uma fuga de energia, onde há um escape de energia elétrica na rede da residência. Desse modo, o valor na conta de luz não reflete o consumo, pois há um desvio em alguma parte da casa. Sendo assim, é interessante contratar os serviços de um eletricista para revisar essa estrutura.

6) Evite banhos longos

Os aparelhos eletrodomésticos que utilizam energia para gerar calor, como é o caso dos chuveiros elétricos, tendem a consumir mais eletricidade do que outros dispositivos. Neste sentido, banhos longos são inimigos da economia, pois demandam mais potência a longo prazo.

continua depois da publicidade

Sendo assim, invista em banhos curtos e aproveite para economizar água da casa. Assim você garante a economia em duas contas e ainda ajuda o meio ambiente.

Leia também

Concursos em sua
cidade