Estes 3 superpoderes existem na vida real e você pode tê-los; veja quais

Conheça quais são os três superpoderes da vida real que provavelmente você jamais imaginou que tivesse.

Atire a primeira pedra quem nunca sonhou, pelo menos alguma vez na vida, em ter algum tipo de superpoder para tirar vantagem das outras pessoas. O corpo humano é uma máquina perfeita e surpreendente, em diversos aspectos. Mas a ciência evidenciou alguns fatos no mínimo curiosos sobre a capacidade do homem. Por isso, conheça três superpoderes da vida real que você pode ter e nem sabia disso.

Leia também

Conheça os superpoderes da vida real

1) Enxergar as mãos na total escuridão

Não restam dúvidas de que, para que uma pessoa consiga enxergar, é necessário a presença de luz, seja natural ou artificial. Mas você sabia que é possível enxergar as suas mãos, mesmo diante daquele breu total? É verdade. Esse é um dos superpoderes da vida real que talvez você nem sabia que tinha.

Vamos fazer um teste simples para provar que isso é verdade. Esteja em um ambiente pouco iluminado e tape seus olhos com uma venda que não permita enxergar nada (nem mesmo vultos).

Mantenha-se relaxado (já que a falta de visão momentânea pode nos deixar tensos) e agite ambas as mãos em frente ao seu rosto. Se você se concentrar bem, vai conseguir “enxergá-las” perfeitamente.

Legal, né? Isso acontece porque quando fazemos esses movimentos, eles conseguem transmitir sinais sensoriais que acabam criando percepções visuais e reais em nosso cérebro, mesmo diante de nenhum tipo de entrada visual (visão).

Esse superpoder é algo inato a quase todo ser humano, ou seja, ele faz o nosso cérebro funcionar na base da percepção, fazendo-o enxergar onde não existe nada para ver, de fato.

2) Saber a temperatura da água através do som

Esse é outro dos superpoderes da vida real que cerca de 96% das pessoas têm e que muitas delas desconhecem essa capacidade interessante. É possível saber se a água está fervendo ou congelante sem tocar nela, sabia? Por incrível que pareça, não é nada complicado de se identificar. Basta ter uma audição aguçada e uma boa concentração.

Você pode pedir uma pessoa para preparar dois copos de vidro cheios de água. O primeiro deve estar com a água extremamente fria (quase virando gelo). Já o segundo copo, a água precisa estar fervente, como aquela usada para passar o café. Mas não vale assistir o preparo, já que você não pode saber qual copo tem água fria e qual tem a água gélida, fechado?

Agora, feche os olhos (ou coloque uma venda), se posicione em frente a ambos os copos, que devem estar lado a lado, pegue um objeto de metal e introduza em um dos copos, mexendo para lá e para cá no líquido. Repita o procedimento novamente no outro copo. Os sons da água serão diferentes, certo?

Quando a água está quente, o som produzido por suas moléculas é bem mais suave. Já quando ela está fria, as moléculas emitem um som mais cristalino (como se fosse duas taças de cristal se tocando levemente). Faça o teste e comprove essa experiência fenomenal.

3) Escutar melhor debaixo d’água

Quando o assunto é superpoderes da vida real, muitas pessoas não sabem que conseguimos escutar muito melhor debaixo d’água. Uma pessoa saudável consegue detectar sons com até 20 mil hertz de frequência. Achou muito? Para se ter uma ideia, um cão consegue escutar cerca de cinco vezes melhor do que o homem, ou seja, cerca de 110 mil hertz.

Mas essa situação muda completamente quando mergulhamos, já que a nossa audição pode melhorar até 10 vezes (sem nenhum exagero). Mas como isso é possível?

As ondas sonoras se propagam com uma rapidez muito maior no meio líquido do que na atmosfera, já que a distribuição das moléculas na água é bem mais eficiente.

Um outro fator que faz a nossa audição ser mais aguçada dentro da água é que os sons emitidos não conseguem ser detectados pelo ouvido externo, mas sim pelo ouvido médio. E isso promove a vibração intensa e contínua do osso mastoide, que fica no crânio (localizado atrás das orelhas), o que deixa a audição em ambiente aquoso infinitamente mais apurada.

Aquele mergulho com os amigos durante as férias nunca mais será o mesmo de agora em diante, não é?

Viu como os superpoderes da vida real são interessantes e inerentes à maioria das pessoas? Essa é a prova de que o corpo humano ainda falta muito para ser estudado e explorado, já que vive nos surpreendendo com suas capacidades fora do comum e, muitas vezes, inexplicáveis.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.