O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com os profissionais, que precisam se desdobrar para se manterem empregados. Se você está procurando uma recolocação, selecionamos seis habilidades que as empresas buscam na hora de contratar.
Analise cada uma delas com bastante atenção e procure desenvolvê-las. Afinal de contas, para a sua carreira profissional decolar de vez, a primeira coisa a se fazer é conhecer as habilidades mais valorizadas pelas organizações, não é? Aproveite ao máximo a leitura.
Confira as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
1) Capacidade de trabalhar em equipe
Essa é uma das habilidades que as empresas buscam que precisam (e devem) ser desenvolvidas. O capital humano é algo cada vez mais valorizado dentro de qualquer negócio. E isso significa que saber trabalhar em equipe é algo essencial.
Aquele profissional que tem essa dificuldade ou não gosta de lidar com pessoas, certamente vai demorar mais para conseguir um emprego, já que o trabalho colaborativo é primordial para o bom desempenho das atividades do cotidiano.
Lembre-se de que você não vai trabalhar sozinho em nenhuma empresa, por isso, precisa saber exercer um bom trabalho em equipe, para que resultados positivos sejam alcançados. Aquele velho ditado que diz “A união faz a força” se encaixa perfeitamente nesse contexto.
2) Flexibilidade
Outra das habilidades que as empresas buscam nos talentos é a flexibilidade. Um profissional que é flexível consegue se adaptar mais facilmente às mudanças inesperadas, regras ou demandas extras de uma empresa, sem comprometer em nada a qualidade do seu trabalho.
Na verdade, o colaborador que é flexível consegue lidar com todo tipo de imprevisto ou inovação que aparecer pelo caminho. Aliás, essa habilidade permite a execução das funções com comprometimento e dedicação. Por isso, saia do tradicional e seja flexível.
Profissionais “engessados” ou que têm resistência às mudanças, geralmente não costumam prosperar na carreira, já tendem a não se adaptar a novos cenários. E esse perfil não é interessante para nenhuma empresa.
3) Habilidades que as empresas buscam: criatividade
Essa é mais uma das habilidades que as empresas procuram na hora da contratação. Essa qualidade se refere à capacidade de encontrar soluções assertivas para os problemas do cotidiano com os recursos disponibilizados pela empresa e de maneira eficiente.
Um talento que é criativo costuma ser bastante disputado no mercado, já que essa característica pode agregar um valor considerável para qualquer organização. Dessa forma, desenvolver a criatividade em sua profissão pode te deixar em vantagem em um processo seletivo.
4) Inteligência emocional
Mais uma das habilidades que as empresas buscam nos profissionais. O autoconhecimento é o alicerce da inteligência emocional, além de ser uma característica que todo mundo deveria desenvolver.
O talento que possui essa soft skill consegue lidar melhor com as suas próprias emoções e sentimentos, além de ter mais empatia com os outros colegas de equipe, dentro do ambiente de trabalho.
Profissionais com uma inteligência emocional bem desenvolvida podem evitar brigas, discussões acaloradas e decisões equivocadas, no ambiente corporativo. Além disso, o clima organizacional fica muito mais sinérgico, produtivo, empático e, sobretudo, pacífico, quando essa qualidade está presente.
5) Habilidades que as empresas buscam: adaptabilidade
Quando o assunto é habilidades que as empresas procuram na hora de contratar, a adaptabilidade não poderia ficar de fora. A capacidade que o profssional tem de se “reinventar” (para se manter empregado) diante das inevitáveis mudanças no âmbito empresarial, demonstra uma grande adaptabilidade.
Essa é uma das soft skills mais valorizadas pelas organizações em geral. Talentos que são considerados “camaleões”, ou seja, extremamente capacitados às novas mudanças, conseguem manter o ritmo das atividades mesmo diante das eventuais crises, que são momentos que exigem uma certa reinvenção.
6) Aprendizado contínuo
Por fim, a última das habilidades que as empresas buscam nos profissionais. Colaboradores que são curiosos, proativos e que têm sede de conhecimento, pode agregar um imenso valor em qualquer organização.
Vale ressaltar que essa importante qualidade pode chamar a atenção no processo seletivo logo de cara. Muitos recrutadores já sabem que um talento que tem esse perfil é diferenciado e pode garantir que os resultados da empresa sejam ainda mais satisfatórios.
Além disso, um funcionário que sempre busca se aperfeiçoar em sua profissão, faz toda a diferença na hora das tomadas de decisão no dia a dia e pode até chegar a exercer cargos de confiança no futuro.
Viu como as habilidades que as empresas procuram na hora de contratar devem ser desenvolvidas por aqueles profissionais que buscam uma nova oportunidade de trabalho no mercado? Mãos à obra e boa sorte.