Conheça 6 atalhos úteis para usar em seu celular (Android e iOS)

Os 6 atalhos úteis para usar em seu celular atendem tanto o sistema operacional Android quanto o iOS, e podem auxiliar no cotidiano com os aparelhos móveis.

Conhecer os 6 atalhos úteis para usar em seu celular, tanto para Android e iOS, pode ser uma mão na roda dos usuários que precisam encontrar informações em seus aparelhos. Neste sentido, são ferramentas para automatizar os dispositivos através do sistema operacional e suas funcionalidades.

Acima de tudo, pode auxiliar a evitar tarefas repetitivas e simplificar os caminhos que a pessoa precisa percorrer dentro dos menus disponíveis. Assim, além de obter mais praticidade, é possível descobrir novas funções, explorar as possibilidades do dispositivo e até melhorar a performance. Saiba mais a seguir:

Atalhos úteis para usar no celular (Android e iOS)

1) Transformar texto em áudio no iOS

Os usuários que realizam anotações dentro dos aplicativos de notas vinculados ao iOS podem utilizar esse atalho útil para economizar tempo. Assim, quem utiliza do bloco de notas para escrever ideias, anotar informações pertinentes e também armazenar informações para organizar depois pode ativar essa função.

Basicamente, é necessário acessar a parte de Ajustes no dispositivo. Logo em seguida, procure pela função “Acessibilidade” e “Conteúdo Falado” dentro do menu apresentado para optar pelo melhor caminho. Além de ouvir um texto selecionado ou transformar a voz em digitação, existem outras possibilidades mais práticas também.

2) Máquina do tempo para iOS

Quem gosta de relembrar momentos do passado, mas não tem paciência para explorar as pastas e galeria do dispositivo precisa conhecer esse atalho. Em resumo, o iPhone oferece uma retrospectiva por meio das fotos armazenadas no sistema operacional do iOS, e você também tem a possibilidade de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais.

Esse atalho está disponível dentro do aplicativo de Fotos. Para acessar, basta clicar na sessão de “Para Você” dentro da aplicação e encontrar a seção “Memórias”.

3) Baixar conteúdos diretamente do Instagram para iOS

Para baixar as fotos no Instagram pode-se usar o atalho Baixa do Instagram nos aplicativos iOS. No geral, basta copiar a URL da foto na rede social e ativar a automação através da Siri, assistente digital da Apple.

A princípio, aparecerá uma notificação para confirmar a escolha, considerando os aspectos de privacidade e segurança no cruzamento dos dados. Depois de aprovado, a Siri irá disponibilizar a imagem na biblioteca do aplicativo Fotos, em uma pasta específica.

4) Adicione álbuns e playlists do Spotify na tela inicial do Android

Os usuários de Android que também estão acostumados a navegar pelo Spotify para encontrar as músicas favoritas podem adicionar álbuns e playlists na tela inicial do celular. Assim, não precisam navegar pelo dispositivo ou pela plataforma sempre que quiserem escutar as produções que mais gostam.

Para isso, basta acessar o álbum ou a playlist dentro do Spotify. Logo em seguida, toque no ícone de três pontos no topo da tela e selecione a opção “Adicionar à tela inicial”. Com isso, você pode arrastar o widget criado para a página que preferir, organizando os aplicativos ao redor.

5) Atalho para marcadores do Gmail no Android

O Android possui diversos widget e atalhos úteis que podem ajudar os usuários em sua organização, em especial no que se refere aos aplicativos. Dessa forma, é possível criar atalhos diretos para os marcadores do Gmail, de modo a adicionar um caminho mais curto às mensagens mais importantes da Caixa de Entrada.

Além de utilizar essa categoria de organização dentro do aplicativo de e-mail da Google, o usuário do Android precisa acessar o menu de widgets no dispositivo. Para isso, deve-se pressionar e segurar a tela inicial do aparelho e selecionar “Widget”. Posteriormente, basta selecionar os disponíveis e vinculados ao Gmail.

6) Google SoundSearch para Android

Em vez de utilizar aplicativos especializados em descobrir músicas ou reconhecer sons, pode-se adicionar esse atalho na tela inicial do aparelho Android. Em resumo, a barra de pesquisa usual que acompanha os aparelhos possui um ícone de microfone logo ao lado do símbolo da lupa.

Ao ativar esse botão, uma tela se abrirá para reconhecimento dos sons. Após alguns segundos, o Google oferecerá uma página de pesquisa da própria plataforma com links e possíveis fontes desse som. Além disso, existe um widget específico somente para essa função, disponível na galeria da tela inicial do Android.

Leia também

você pode gostar também

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.