Os exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória são fundamentais para manter o cérebro do concurseiro sempre estimulado e mais elástico. Determinadas atividades podem deixar a sua mente menos preguiçosa e evitar um déficit de cognição. Por isso, incorporá-los em sua rotina de estudos é uma atitude inteligente.
Essa matéria selecionou quatro exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória. O concurseiro que está estudando arduamente para passar nas provas de um certame, não deve deixar de ler até o fim. Quem sabe se esse não é o estopim para o começo de uma carreira pública de sucesso. Confira.
Exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória
1) Pratique jogos mentais
O concurseiro que procura formas de turbinar a sua memória e o seu raciocínio, deve dedicar um tempo para praticar jogos mentais. Essa estratégia pode aumentar a sua capacidade de memorização e de aprendizado. Sudoku, caça-palavras, dominó, quebra-cabeças, xadrez, dama, batalha naval, banco imobiliário ou palavras-cruzadas, são ótimas opções.
Os jogos mentais também vão aguçar o seu raciocínio lógico, o pensamento estratégico e reduzir as chances de demência a longo prazo. É conveniente salientar que essa prática precisa ser frequente. Essas brincadeiras lúdicas podem aumentar a elasticidade do seu cérebro, o que amplia a sua capacidade de reter as informações recém-aprendidas por mais tempo, já que o número de conexões neurais fica maior.
2) Leia muito
Mais um dos exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória. A leitura diária turbina o pensamento crítico, reduz os níveis de estresse, aguça o vocabulário e a inteligência, aumenta a criatividade, melhora a argumentação, aperfeiçoa a capacidade de interpretação, exercita a mente, além de ajudar o concurseiro a ter mais empatia.
Diante de todos esses benefícios, você precisa incluir essa saudável prática em sua rotina de estudos para as provas do concurso. Por isso, leia pelo menos 40 minutos todos os dias. Pouco tempo depois, é possível notar uma sensível melhora na sua concentração e raciocínio. Mas não vale ler por obrigação, fechado? O concurseiro sentir prazer em pegar um bom livro e se envolver com a história pra valer.
3) Exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória: Procure aprender algo novo
O concurseiro que deseja ativar a sua memória precisa ser alguém ávido pelo aprendizado constante. Se você procurar aprender algo novo com uma certa frequência, poderá se tornar uma pessoa mais inteligente, já que o seu nível de conhecimento estará bem maior.
Então, que tal aprender um novo idioma; fazer um curso de culinária; tentar consertar um aparelho eletrônico; se arriscar a tocar piano; praticar uma modalidade esportiva diferente ou atividades que exigem concentração e memorização, como teatro ou dança? Tudo isso vai aumentar a capacidade do seu cérebro e expandir a sua memória.
4) Desafie o seu cérebro
Esse também é outro dos exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória. A mente do concurseiro precisa ser estimulada o tempo todo, para que ela se mantenha sempre elástica e com uma capacidade de retenção de novas informações satisfatória. E uma boa dica para que isso aconteça, é realizar coisas nas quais o seu cérebro não está acostumado, para que o número de conexões neurais fique cada vez maior.
Quer bons exemplos? Você pode tentar tomar banho no escuro ou de olhos fechados; alterar o trajeto de casa para o trabalho; usar a mão não dominante para comer, beber água, escovar os dentes ou se ensaboar; e memorizar a lista de compras do supermercado. Tudo o que possa estimular o seu cérebro está valendo. Por mais que pareça estranho, essas pequenas alterações em sua rotina diária podem aumentar as chances de aprovação em qualquer concurso público.
E aí, o que você achou das nossas dicas de exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória? Lembre-se de que elas precisam ser seguidas à risca, para que a sua capacidade de aprendizado e raciocínio esteja bem maior do que antes. Mãos à obra e boa sorte.