Conheça 3 exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória

Fique por dentro de três exercícios incríveis para ativar e desenvolver a memória e aumente as suas chances de ser aprovado no concurso.

Não restam dúvidas de que os exercícios para ativar a memória e a concentração são fundamentais para manter o nosso cérebro mais ativo e menos preguiçoso, além de evitar o déficit cognitivo. Se você procura uma maneira de turbinar o seu aprendizado para arrasar nas provas do certame, vamos te mostrar três exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a sua memória. Preparado concurseiro? Então, bora lá.

Exercícios para ativar e aumentar a memória

1) Pratique jogos

Para ativar a memória e desenvolver ainda mais o seu raciocínio, você pode investir em jogos mentais como sudoku, caça-palavras, dominó, quebra-cabeças, xadrez, dama, batalha naval, banco imobiliário ou palavras-cruzadas.

Esse tipo de atividade vai exercitar a sua memorização e a capacidade de aprendizado. Além disso, praticar jogos como os citados acima vai exercitar o seu raciocínio lógico, a sua capacidade de pensar de forma estratégica e, de brinde, prevenir a diminuição da memória de longo prazo.

Vale ressaltar que essa prática precisa ser constante. Por isso, que tal chamar um ou dois amigos para esse desafio e, de quebra, ativar a sua memória ainda mais?

Esse tipo de exercício vai deixar o seu cérebro mais elástico e ampliar a sua capacidade de reter as informações que precisam ser aprendidas, já que cria mais conexões neurais.

E não existe nada melhor para ativar a memória do que fazer a mente “malhar” bastante. Com essa dica você vai unir o útil ao agradável, ou seja, vai exercitar o seu cérebro se divertindo.

2) Aprenda algo novo

Outro exercício infalível para ativar a memória é ser uma pessoa ávida pelo aprendizado constante. Se você sempre procurar aprender algo novo em seu dia a dia, vai desenvolver ainda mais a sua inteligência, o seu raciocínio e a sua capacidade de memorização, o que é algo extremamente útil para as provas do concurso. Você pode aprender:

  • Falar um novo idioma;
  • Preparar um prato exótico;
  • Consertar um aparelho eletrônico;
  • Tocar um instrumento musical;
  • Praticar uma nova modalidade esportiva;
  • Atividades que exigem memorização, como teatro ou dança;
  • Desenvolver uma nova habilidade técnica;
  • Assuntos nos quais não tenha tanta familiaridade.

Chega ou quer mais? O mais interessante é que tudo isso vai aumentar bastante a sua capacidade cerebral, desenvolver ainda mais a sua memória e, sobretudo, a concentração. Mas você só terá direito a esse “pacotão” de vantagens, se colocar a mão na massa com bastante frequência.

Lembre-se sempre de que o seu cérebro precisa ser estimulado o tempo todo, já que ele definitivamente não gosta de ficar parado. Sendo assim, quanto maior for a sua elasticidade, melhor para você.

3) Faça coisas às quais não está acostumado

Mais um dos exercícios infalíveis para ativar a memória e que pode turbinar o seu aprendizado, é fazer coisas nas quais o seu cérebro não está acostumado.

Quando você faz isso, uma maior quantidade de neurônios se conectam mais facilmente, ampliando o seu raciocínio e a sua capacidade de memorizar informações novas.

E, cá pra nós, é tudo aquilo que você mais deseja para passar nas provas do concurso, certo? Olha só o que você pode fazer:

  • Tentar tomar banho de olhos fechados ou no escuro;
  • Mudar o trajeto de casa para o trabalho, já que a mudança na rotina estimula o seu cérebro a pensar;
  • Alterar a posição do mouse do seu computador, pois isso auxilia na mudança dos padrões de pensamento;
  • Começar a usar a mão não dominante para comer, beber água, se ensaboar ou escovar os dentes;
  • Memorizar a lista de compras do supermercado;
  • Comer uma comida diferente, já que isso estimula o cérebro a identificar os ingredientes.

Pode até parecer tarefas simples, certo? A grande questão é que, quando não estamos acostumados com a mudança inesperada da rotina, a outra parte do nosso cérebro (que é menos estimulada) passa a trabalhar de uma maneira mais eficiente.

Por mais que seja estranho as nossas sugestões, elas vão deixar a sua mente mais elástica, ativar a sua memória e triplicar a sua capacidade de raciocínio. E isso pode servir como um bálsamo para aumentar as chances de aprovação no concurso público.

Agora é só colocar em prática as nossas dicas de exercícios para ativar e desenvolver a memória para ter a certeza de que a sua capacidade de aprendizado e raciocínio estará bem maior do que antes. Mantenha o foco e boa sorte nas provas.

Leia também

você pode gostar também

5 truques para acelerar os estudos faltando 3 meses para a prova

Se você é um concurseiro que procura uma forma de acelerar os estudos para as provas do certame, conheça cinco truques infalíveis.

5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Estes 5 sinais indicam que você não está feliz com o relacionamento

Se você é um concurseiro que está envolvido em uma relação amorosa, conheça cinco sinais que indicam que não está feliz com ela.

Quantas horas devo estudar por dia para garantir bons resultados?

Conheça as variáveis que podem indicar o número de horas de estudo por dia, para garantir a aprovação do concurseiro.

7 hábitos para manter uma boa saúde mental durante os estudos

Conheça dicas incríveis sobre como o concurseiro pode manter uma boa saúde mental durante os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Estas 5 atitudes te ajudam a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022

Conheça cinco dicas valiosas que podem te ajudar a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022.