5 formas de exercitar o cérebro para aumentar sua capacidade mental

Conheça cinco maneiras de exercitar o cérebro e mantenha a sua saúde mental sempre em dia.

Assim como o nosso corpo precisa de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos constantes, o nosso cérebro também precisa de muita malhação, para ficarmos bem longe dos distúrbios psicológicos em qualquer fase da vida. Por isso, vamos te mostrar cinco maneiras de exercitar o cérebro para aumentar a sua capacidade mental. Confere aí.

Leia também

Veja como exercitar o cérebro e aumentar a capacidade mental

1) Faça uma poupança cognitiva

Calma que já vamos explicar o que é isso. Essa é uma forma inteligente de exercitar o cérebro e deixar a mente mais preparada para enfrentar eventuais dificuldades do cotidiano.

Uma reserva cognitiva nada mais é do que ter uma vasta experiência (desde a juventude) em estímulos que tenham foco na ginástica cerebral. Ou seja, em tudo aquilo que faz a mente trabalhar duro.

Isso é fundamental para quando houver uma redução da capacidade cognitiva lá na frente, possamos usar as habilidades que foram previamente desenvolvidas e armazenadas.

Por isso, para deixar o seu cérebro ativo, procure aprender coisas novas. Uma mente parada está longe de ser saudável, por isso, quanto mais você investir no aprendizado constante, maior será a sua poupança cognitiva.

2) Saia do “modo automático”

Outra forma de exercitar o cérebro para aumentar sua capacidade mental é investir na experimentação. Especialistas recomendam a realização de atividades que você goste e sinta prazer em fazê-las.

É dessa forma que se pode sair do “modo automático”, pois aí é que mora o perigo, já que a tendência é que o cérebro fique mais preguiçoso (por causa da rotina), pois não existe nenhum tipo de estímulo.

Uma boa dica aqui é a leitura. Mas não se trata de somente ler por ler. O desafio é ler um ou dois capítulos de um livro, por exemplo, e fazer uma reflexão do que foi lido.

Se for possível, tente explicar (com suas próprias palavras) para outra pessoa o que entendeu do assunto ou reconte o que leu para si mesmo. O seu cérebro precisa sair da zona de conforto, que é altamente prejudicial.

3) Adquira conhecimento oriental

Não estamos falando para aprender a falar fluentemente chinês ou japonês. Existem alguns exercícios para exercitar o cérebro que são amplamente usados em países orientais.

O sodoku, por exemplo, que é um jogo (tipo quebra-cabeça) baseado na lógica numérica, é uma excelente forma de exercitar e, sobretudo, desafiar a sua mente.

Quer algo mais estimulante? Os jogos hitori e kakuro também podem aumentar a elasticidade do seu cérebro de uma maneira divertida. O tangram, que é um quebra-cabeça chinês, também pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e da habilidade visual espacial.

Todas essas sugestões deixam as funções cerebrais bem conectadas, através de uma ginástica mental efetiva.

4) Pratique atividades estimulantes

Agora, se você quiser exercitar o cérebro para aumentar sua capacidade mental e arrasar nas provas do concurso público, praticar atividades estimulantes são uma boa pedida. Além de turbinar o seu aprendizado, o desenvolvimento das funções cognitivas também pode ser imenso, o que deixa a sua capacidade intelectual nas alturas.

Jogos de memória, como xadrez, dama ou batalha naval, quebra-cabeças e palavras-cruzadas, são excelentes formas de malhar o seu cérebro, já que te estimulam a lembrar das imagens, posições e regras, para vencer o desafio proposto.

Outra dica bacana é deixar os jogos online fazerem parte da sua rotina diária. Alguns são desafiadores e emocionantes. Alguns minutos por dia é suficiente para malhar o cérebro.

5) Desafiar-se todos os dias

Por fim, para exercitar o cérebro de verdade, é preciso desafiar-se constantemente. Fazer tarefas diferentes (nem que seja de vez em quando) é excelente para a sua saúde mental.

Por exemplo, que tal estabelecer uma meta semanal de resolver de 10 problemas de matemática sem usar calculadora? Além de ser desafiador, é um estímulo e tanto.

Outras atividades desafiadoras são: mudar o trajeto para ir à padaria, ao mercado ou a outro lugar próximo de casa; imaginar algum objeto sobre um determinado móvel e deixá-lo bem peculiar com alguns detalhes diferenciados; escolher alguma ferramenta, anotar as suas funções e tentar se lembrar delas posteriormente; ou escrever as letras do alfabeto, os meses do ano, planetas do sistema solar ou dias da semana, de trás para frente.

Esperamos que você coloque em prática as nossas dicas sobre como exercitar o cérebro para aumentar a sua capacidade mental e amplie as suas chances de ser aprovado nas provas do concurso. Mantenha o foco em todas elas e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.

Estes 5 aplicativos acabam com a vida útil do seu celular; descubra quais

Com a diminuição da vida útil do celular, é comum que sua bateria dure cada vez menos. Conheça os aplicativos que podem prejudicar a vida útil do seu aparelho.

Viver mais: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

Os hábitos simples que aumentam a sua longevidade não só permitem que você viva mais, como também auxiliam no bem-estar, vida social, saúde e qualidade do envelhecimento.

Estes 9 carros não gastam muito combustível; veja os modelos

Se você preza mais pela economia que pelo desempenho e conforto, conheça nove carros que não gastam muito combustível.

7 coisas que são proibidas no Brasil e muita gente nem sabia disso

Costumes, comportamentos e aspectos culturais acabam determinando o conceito de certo ou errado. Confira, a seguir, 7 coisas proibidas no Brasil.

9 profissões de sucesso no Brasil e que já estão em alta neste ano

Sonha em decolar na carreira profissional? Conheça nove profissões de sucesso no Brasil que podem transformar isso em realidade.