Confira 7 truques para aproveitar ao máximo os seus estudos

Estudar de forma organizada e preparada aumenta a chance do estudante se sair bem nas provas. Veja as principais dicas.

Estudar com qualidade para um concurso, vestibular ou mesmo uma prova não costuma ser fácil. Por isso, é preciso que a pessoa esteja disposta a se organizar e a fazer uma preparação adequada. Então, veja 7 truques para aproveitar ao máximo os estudos.

Leia também

Sono em dia

Antes de estudar, é preciso lembrar que o sono deve estar em dia. Já existem estudos que apontam que a falta de sono pode prejudicar a retenção de novos conhecimentos. Afinal, quando alguém dorme mal, o corpo e o próprio cérebro não descansaram da maneira apropriada.

Como consequência, a pessoa tende a perder a concentração, ficar mais irritada, cansada e até mesmo ter dores de cabeça.

Esteja em um ambiente confortável

Um bom ambiente de estudo requer que a pessoa esteja em uma situação confortável, com mesas e cadeiras adequadas, com pouco ou nenhum barulho. Além disso, a iluminação e a temperatura devem ser observadas para não incomodar o estudante. Ao mesmo tempo, evite estudar deitado, pois a tendência é sentir sono ou ficar distraído.

Procure materiais de qualidade

Estudar com materiais de qualidade deve ser sempre levado em consideração. Por isso, procure com cautela por apostilas, textos, livros e vídeos. Nem todo material de estudo é bom, seja ele gratuito ou pago.

Se possível, confira na internet os comentários de quem já utilizou o material e verifique a procedência de origem. Atualmente, existem diversos sites que ofertam conteúdos pagos ou gratuitos de boa qualidade. Vale a pena gastar um tempinho para achar algo que vai elevar o conhecimento.

Organize o tempo

De todos os itens dessa lista, a organização do tempo é talvez o mais difícil de ser feito, afinal, muitos concurseiros e vestibulandos possuem empregos ou outras atividades. Assim, organize de forma semanal sua agenda de estudos, com intervalos para ir ao banheiro e fazer um lanche.

Ao mesmo tempo, não exagere na quantidade de tempo estudando. É necessário ter momentos de descanso e lazer para deixar a cabeça mais leve e preparada para quando for preciso focar novamente.

Faça testes e provas

A melhor maneira para saber como andam os estudos é a realização de testes e provas. Procure encontrar avaliações semelhantes ou que já foram aplicadas no passado. Além disso, sempre que terminar um conteúdo novo, verifique se existe a possibilidade de responder algumas perguntas por meio de testes.

Mapas mentais

O mapa mental é uma das melhores formas de se fazer o resumo de uma matéria. Com ele, o estudante consegue simplificar, por meio de palavras-chave, símbolos e setas, os principais temas do conteúdo.

Revisões

Por fim, não se deve esquecer os benefícios que uma revisão bem-feita pode trazer. Revisar uma matéria é essencial para que haja a retenção do conhecimento no cérebro. Por isso, o item anterior foi justamente os mapas mentais. Eles são uma das ferramentas, ao lado dos resumos, que auxiliam na etapa.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.