Como era a sua cidade há 600 milhões de anos? Site revela

Quem é entusiasta de história, geografia e arqueologia, pode descobrir como era a sua cidade há 600 milhões de anos por meio de um site interativo e gratuito.

Atualmente, estamos vivendo o período Quaternário da chamada Era Cenozoica. Na geologia, estima-se que essa etapa começou há 65 milhões de anos, quando o planeta passou a ter a configuração da crosta e a organização dos continentes a forma que conhecemos. Porém, você já se perguntou como era a sua cidade há 600 milhões de anos?

Leia também

Felizmente, os entusiastas de história, geografia, arqueologia e geologia podem descobrir a resposta para essa questão em um site que revela diversas informações de maneira interativa. Além de estar disponível gratuitamente na internet, é organizado com base em imagens reais de satélites do mundo inteiro. Confira mais a seguir:

Como funciona o site?

O site que revela como era a sua cidade há 600 milhões de anos chama-se Ancient Earth. Traduzido do inglês, essa palavra significa Globo da Terra Antiga. Neste sentido, refere-se a um globo terrestre virtual que apresenta imagens do passado distante do planeta azul.

Criado pelo engenheiro Ian Webster, o mapa utiliza dados obtidos por meio do Paleomap. Em resumo, é um projeto que criou 91 mapas paleogeográficos que abrangem desde o período Fanerozoico até o Neoproterozoico tardio. Portanto, mapeou diferentes eras geológicas que antecederam a configuração atual do planeta.

No caso do Ancient Earth, o mapa também mostra a configuração antiga das bacias oceânicas e dos continentes. Em relação ao nível de detalhes, pode-se observar as características topográficas e batimétricas do planeta entre  750 e 20 milhões de anos atrás.

Apesar disso, alguns elementos disponíveis para a visualização não estão dispostos com ajuste temporal. Este é o caso da posição de nuvens e estrelas. Em relação à distância, o mapa está aproximado em cerca de 100 km. Por outro lado, a coloração dos mapas segue o esquema de elevação e batimetria.

Como era a sua cidade há 600 milhões de anos?

É possível se aproximar até certo nível do mapa até observar as formações montanhosas, planícies, mar raso, plataformas continentais e oceanos profundos. Para descobrir como era a sua cidade há 600 milhões de anos deve-se configurar o período específico no menu suspenso centralizado no topo da página.

Logo em seguida, pesquise pela sua cidade na barra de pesquisa disponível no canto superior esquerdo. Automaticamente, o site irá apresentar as opções com o mesmo nome, e você deve confirmar com base no estado e país de localização da sua cidade.

Feito isso, o mapa irá localizar automaticamente onde está a localização equivalente de onde hoje fica a sua cidade. Assim, você pode aproximar ou afastar rolando o mapa para identificar com mais proximidade como era a sua cidade. Porém, não há uma visualização 3D ou de realidade aumentada, como acontece no Google Maps, por exemplo.

Entre as outras funções disponíveis no site, pode-se realizar uma viagem no tempo por meio das setas de esquerda e direita. Por meio dessa funcionalidade, o usuário consegue localizar a cidade e ver como ela se formou ao longo dos últimos milhões de anos. Ao lado do globo terrestre, há um resumo explicativo sobre o período geológico de cada milênio.

Por fim, o Ancient Earth também oferece a possibilidade de visualizar as nuvens, o equador e uma iluminação brilhante embutida ao globo terrestre. Os usuários podem navegar através de eventos históricos específicos, como extinção dos dinossauros, surgimento dos primeiros primatas e outros.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.